
Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2009
PENSÕES: FUNÇÃO PÚBLICA VAI TER BÓNUS EM JANEIRO
Em Janeiro, mais de 18 mil pensionistas da função pública, que se reformaram entre Janeiro de 2008 e Setembro de 2009, vão receber um bónus, que, em média, rondará os 180 euros, apurou o Diário Económico. A par disto, a pensão mensal também vai ser revista em alta, num valor que se aproximará, em média, dos 18,5 euros. Segundo o DE, trata-se de um acerto no valor das pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações, em consequência da entrada em vigor, em Setembro, de uma alteração ao estatuto de aposentação. A alteração em causa estabelece que o valor da pensão deve ser baseado na data da aprovação da mesma e não na data de apresentação do requerimento por parte do funcionário, de forma a que o tempo de serviço decorrido entre a data do pedido e a aprovação da pensão (em média, três meses) passe a contar para o valor da reforma.
SETÚBAL: PRAZO DE PAGAMENTO DA ÁGUA ALARGADO PARA IDOSOS
A empresa Águas do Sado, concessionária dos serviços Municipalizados de Setúbal, anunciou que vai alargar o prazo de pagamento das facturas do consumo de água, até 50 dias, para pessoas carenciadas com mais de 65 anos. “Esta acção irá permitir que, caso o cliente não tenha a possibilidade de liquidar uma factura até à data limite de pagamento, esta não seguirá para corte antes do vencimento da factura seguinte, permitindo a regularização de cada factura num prazo que vai até cerca de 50 dias”, explica a empresa em comunicado. Trata-se de uma medida que “responde a diversos pedidos dos clientes no sentido de enquadrar os pagamentos das facturas emitidas, com os recebimentos das suas pensões”. Para beneficiar destas condições, os clientes da empresa Águas do Sado terão apenas de fazer prova de que têm mais de 65 anos e rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional.
ESTUDANTES SENIORES APRENDEM A PREVENIR ANEURISMAS DA AORTA
A Universidade Sénior de Gondomar recebe a primeira sessão de esclarecimento sobre aneurismas da aorta, no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 14h30, no âmbito da campanha “Aorta é Vida”. A iniciativa gratuita destina-se aos alunos da Universidade e às pessoas com mais de 50 anos que queiram participar. Em comunicado, o coordenador nacional da campanha, João Albuquerque e Castro, explica que “esta iniciativa tem como objectivo divulgar os principais factores de risco desta doença grave, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas”. Um estudo recente revela que 82% da população portuguesa masculina com mais de 65 anos não sabe o que é um aneurisma da aorta.
CUIDADOS INTRA-HOSPITALARES: EM 2013 HAVERÁ O TRIPLO DAS EQUIPAS
Até 2013, deverão ser criadas pelo menos mais 28 equipas de cuidados intra-hospitalares no Serviço Nacional de Saúde. Inês Guerreiro, coordenadora da Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados, refere que “o objectivo é criar o triplo das equipas que já existem, respeitantes a unidades que têm mais de 250 camas”. Serão estas que irão dar apoio a doentes internados, ao domicílio e que, até, estarão contactáveis por telefone sempre que necessário. Inês Guerreiro refere que foram recebidos cerca de 1050 doentes nas unidades neste primeiro semestre, esperando-se 1500 no total em 2009. “O ideal era atingirmos o triplo”, referiu ao DN.
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril | PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário