quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Newsletter Canto da Psicologia



popularFM
** **
popularFM
Toda a Semana no Facebook
2ª- O CANTO recomenda um filme!
Segunda-feira dia 09/01
Divã
3ª- O CANTO comenta uma noticia Terça-feira dia 10/01
Ministério da Saúde define oito programas prioritários
4ª- O CANTO recomenda um livro!
Quarta- feira dia 11/01
Os Anos Incríveis
5ª- O CANTO daqui para si -
...todas as quintas feiras das 23h00 as 00h00, em directo, com o maior respeito, sigilo e ética profissional, por si e, por nós , respondemos a todas as questões, dúvidas e angústias, que queiram colocar...fale connosco.
6ª- O CANTO partilha uma sugestão a pensar em si
Sexta-feira dia 13/01
Madredeus- O Pastor

“Solidão, não te mereço,
pois que te consumo em vão.
Sabendo-te embora o preço,
calco teu ouro no chão.”
Carlos Drummond de Andrade

A depressão será, provavelmente, um dos conceitos psicológicos mais abordados. No próprio senso comum, é frequente ouvirmos este cunho aplicado às mais distintas condições. É a depressão do vizinho, é a depressão do País. É a depressão daquele que sofre um desgosto de amor, é a depressão do miúdo que quer estar sozinho a ouvir música de subir o volume. É a depressão do colega de trabalho que não se sente reconhecido pelo que faz, é a depressão da amiga que está a viver um processo de luto.
A depressão está, pois, “nas bocas do mundo”, aparecendo enquanto rótulo quase em simultâneo com os sintomas que os outros (ou próprio) identificam sobre si, quando há uma mudança percebida de comportamento.

O Canto na Popular FM...


Muitos de nós, iniciámos este novo ano num clima de desânimo, de pensamento pessimista e até catastrófico. As expectativas e/ou realidades negativas provavelmente terão-nos tirado o sono. É neste contexto que pretendemos relembrar a importância do sono e do seu (e nosso) melhor parceiro - o sonho. Se é verdade que há momentos de crise, que não nos seja vedado, pelo menos o direito (e dever!) de sonhar. Falemos então, da importância do sonho e da capacidade de sonhar. Da importância do sonho para o raciocínio, para a memória, para estarmos preparados para situações difíceis, para equacionar soluções, para a capacidade de criar. António Gedeão dizia: "o sonho comanda a vida, (...) sempre que um homem sonha o mundo pula e avança", nós concordamos!
Até sexta-feira!

O Canto a pensar em si, responde-lhe...
Escreve-nos uma mãe, atenta às problemáticas relacionadas com gravidez, parto e maternidade recente, relativamente apreensiva por comentários ditos por um psicólogo num programa de televisão em que, colocava em questão, ou, chamava a atenção, de que, a qualidade de vinculação entre mãe/bebé, podia estar directamente relacionada com as dores de parto. Como se, segundo esta mãe, o facto de não se ter dores no parto poderia por em causa a relação precoce mãe/bebé e como tal, interferir no esperado bom desenvolvimento do bebé nesta fase da vida.
“ Tive o meu filho recentemente de cesariana e praticamente sem dores. Tenho-me sentido bem e estou verdadeiramente apaixonada pelo meu bebé. No entanto, ouvi dizer que um parto sem dores pode influenciar negativamente a capacidade da mãe se ligar ao bebé. Isto é verdade?
Ver mais…


Sem comentários:

Enviar um comentário