quarta-feira, 27 de julho de 2011

26 de Julho: Dia dos Avôs e das Avós

Hoje celebra-se o dia dos avôs e das avós. Mas o papel que eles representam está em profunda mutação.
Refira-se a titulo de exemplo que a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, provocou fortes alterações nas suas funções de mães e mesmo de avós.

Ingrid Herlyn e Bianca Lehmann definiam, em 1998, os seguintes tipos de “avós”:

AVÓS COM RESPONSABILIDADES ORIENTADAS: são maioritariamente jovens, com empregos bem renumerados, que cuidam dos seus netos e querem fazer participar na vida destes.

AVÓS AUTO-DETERMINADAS E OCUPADAS: Normalmente são mulheres casadas, empregadas, com um alto nível de educação. Gostam de cuidar dos seus netos, mas este desejo sobrepõem-se aos seus interesses profissionais.

AVÓS INTEGRADAS: São sobretudo mulheres idosas, viúvas, oriundas de classes sociais mais baixas, com uma postura passiva perante os netos: gostam da sua companhia mas não assumem responsabilidades em relação a estes.

AVÓS AMBIVALENTES: Normalmente são casadas com elevado nível de qualificação, têm um contacto esporádico com os netos e não cuidam destes. Sentem-se responsáveis pelos netos mas em simultâneo sentem que ser avó é uma função extenuante.

AVÓS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES: Mulheres que não se sentem responsáveis pelos seus netos, nem esperam nada deles. Só têm com eles contactos muito raros, em ocasiões “rituais”.

Seja qual for o seu "tipo de avó", seja uma avó presente, atenta e participante na vida do(s) seu(s) neto(s)

Sem comentários:

Enviar um comentário