O projecto vencedor do 18º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, com um prémio de €2.000, foi apresentado no dia 7 de Junho, no auditório da Escola Secundária de Lagoa, em S. Miguel, nos Açores. O projecto “Biomonitorização da Doença Vibroacústica” é um dos dois trabalhos de investigação portugueses que estarão presentes na Final Europeia para Jovens Cientistas que a Fundação vai realizar-se em Setembro, em Lisboa. Os alunos vencedores Carla Sofia Medeiros Raposo, Filipe André Rodrigues Amaral e Tiago João Paiva Costa foram coordenados pela professora Alexandra Medeiros.

«Rochas do Sudoeste - os mistérios escritos na pedra» é o outro dos projectos que irão representar Portugal na Final Europeia. Dois alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, investigaram a génese de algumas esferas de arenito muito perfeitas que ocorrem na falésia entre a Zambujeira do Mar e o Carvalhal. Coordenados pela professora Paula Canha, os alunos Inês Marques e Kristoffer de Sá Hog partiram à descoberta: fizeram desenhos e esquemas dos estratos, fotografaram as esferas, fizeram colheita de algumas esferas e da areia que as envolve, estudaram no laboratório a composição e características dos materiais e leram muito sobre a história geológica da região. A qualidade do projecto, bem como o raciocínio, a criatividade, a experimentação do estudo e a originalidade, foram critérios apreciados pelo júri do Concurso que atribuiu a estes alunos o segundo lugar, no valor de € 1.500, entre 101 projectos presentes na Mostra Nacional de Maio.
A Final Europeia do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores - EUCYS 2010 que, este ano, se realiza em Portugal de 24 a 29 de Setembro é uma iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, sob a égide da Comissão Europeia, Direcção Geral de Investigação, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Sem comentários:
Enviar um comentário