CONFERÊNCIAS
PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS 18H30 Entrada livre, limitada à lotação da sala
30 DE JUNHO RURAL VERSUS URBANO Conferencista: Tiago Pereira
A dicotomia entre contemporâneo e rural muitas vezes revelada nas obras de Tiago Pereira, reúne dinâmicas que permitem analisar e reflectir sobre processos de construção de identidade nas comunidades que nos rodeiam. As recolhas etnográficas são objectos fundamentais porque revelam o grau de impermanência da sua cultura. Em termos de memorização, o seu trabalho mostra como é necessário documentar porque a população está a modificar-se, pelo contacto de culturas ou porque a tradição se vai perdendo. No entanto, é preciso ver a tradição como um fenómeno dinâmico e sofisticado, e a transformação de hábitos e valores como um aspecto saudável da sociedade contemporânea. Esta conferência irá reflectir sobre novas correntes de pensamento criativo, os impactos que as linguagens visuais têm vindo a produzir na aquisição de conhecimento, e nos processos de representação envolvidos na construção de identidade colectiva, num país com um interior cada vez mais desertificado e um litoral acentuadamente sobrepopulado.
01 DE JULHO O projecto Rota da Lã – TRANSLANA – um novo desafio para o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (Covilhã) Conferencista: Elisa Calado Pinheiro
O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior tem liderado o projecto transfronteiriço Rota da Lã – TRANSLANA, desenvolvido no âmbito do INTERREG III A. Este projecto, envolvendo diversos parceiros, abarcou, por Portugal, o território da Beira Interior e, por Espanha, a Comarca Tajo-Salor-Almonte (Cáceres) e teve por finalidade contribuir para a salvaguarda do património agro-pastoril e industrial bem como para o desenvolvimento sustentado das regiões nele envolvidas. Através dele foi definida uma rede de itinerários culturais, tendo por base a realização de uma intervenção de reconhecimento e valorização turística das evidências de campo inventariadas na área de estudo, no âmbito das vias da transumância e do património industrial associado aos lanifícios. Através de uma abordagem pluridisciplinar e do recurso ao sistema de georreferenciação GIS, este projecto permitiu a identificação e caracterização do traçado da Rota da Lã , bem como a inventariação de 133 vias pecuárias transumantes e transterminantes (35 da Extremadura espanhola e 98 da Beira Interior) e de 331 unidades fabris de interesse histórico-patrimonial, tendo sido definidas e caracterizadas 25 rotas turísticas (1 transfronteiriça, 8 com 3 itinerários distintos em território nacional e 16 na Extremadura espanhola).
Elisa Calado Pinheiro, Docente do Departamento de Letras e Directora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
DIA 02 DE JULHO TRANSUMÂNCIA – da Tradição à Modernidade” Conferencista – Fernando Faria Paulinho
O pastoreio e a consequente prática da transumância, constituiu durante vários séculos uma das principais bases da economia de inúmeras sociedades, tendo-se desenvolvido particularmente em toda a bacia mediterrânea, em África, e em algumas regiões do continente asiático. Na Península Ibérica, esta forma de pastoreio, em que pastores e rebanhos seguiam esse modo de vida cíclico, desempenhou igualmente um papel vital na economia das populações, tendo mantido a sua importância na Península até aos finais do século passado.Compreender a transumância na actualidade, implica compreender a viagem – numa acepção antropológica – bem como as dinâmicas culturais a ela associadas, tendo igualmente presente a viagem – no sentido metafórico – da tradição à modernidade.
Fernando Faria Paulino, Antropólogo e Docente do Instituto Superior da Maia
Padrão dos Descobrimentos
Av. Brasília, 1400-038 Lisboa
Tel.: 21 303 19 50 Fax: 21 303 19 57
padraodosdescobrimentos@egeac.ptwww.padraodescobrimentos.egeac.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário