terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mundo Sénior

DECO: 40 MIL IDOSOS SEM DINHEIRO PARA COMER
A Deco estima que, pelo menos, 40 mil idosos não têm dinheiro para comer, noticia a RR. Este número resulta de inquérito alimentar realizado junto de cerca de 3500 portugueses com idades entre os 65 e os 79 anos. As conclusões revelam que grande parte dos idosos tem maus hábitos alimentares: na sua dieta faltam legumes, fruta e peixe. O inquérito revela que 70% dos inquiridos exagera no consumo de doces e que o chá, o café e o álcool são consumidos em excesso em detrimento da água. Analisando todos os parâmetros, a Deco conclui que 76% dos inquiridos tem maus hábitos alimentares e que uma das principais causas, diz Isabel Vasconcelos, é a falta e dinheiro. "Fizemos uma pergunta específica: “Se já tinham passado fome por não terem dinheiro para comer?” E 3% disseram que sim". De acordo com o inquérito alimentar, é no Norte e no Alentejo que os idosos se alimentam pior.

GNR RECEBEU 114 QUEIXAS DE IDOSOS VÍTIMAS DE BURLA

A GNR recebeu este ano 114 queixas de idosos vítimas de burla, menos oito por cento do que em igual período do ano passado, segundo dados daquela força de segurança. O responsável pelos programas especiais da GNR, major Manuel Afonso, disse que entre Janeiro e Setembro a Guarda Nacional Republicana registou 114 casos de burla contra idosos, enquanto no mesmo período do ano passado recebeu 124 queixas. Coimbra, Santarém, Aveiro, Leiria e Viseu foram os distritos onde mais ocorreram os crimes, adiantou o mesmo responsável, sublinhando que em todo o ano de 2008 a GNR registou 188 crimes de burla contra idosos.

VOLUNTÁRIOS SENIORES PASSAM A TER DIREITO A SEGURO
Têm mais de 60 anos e representam a maioria dos voluntários que trabalha diariamente nas organizações que prestam apoio a pessoas carenciadas. Mas a maior parte destes "voluntários seniores" não tem um seguro de acidentes pessoais, diz Isabel Jonet, presidente da Entrajuda - uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que tem como objectivo apoiar outras IPSS ao nível da organização e gestão de recursos. De acordo com o Público, até agora, normalmente, os seguros de acidentes pessoais só abrangiam as pessoas com até 60 anos, continua Isabel Jonet. Mas esta é apenas uma das "imprevidências" detectadas num estudo levado a cabo junto de algumas dezenas de IPSS. A maior parte das instituições não tem os seguros mais adequados e "não considera prioritária a gestão do risco", diz Isabel Jonet. Por isso, a Entrajuda lançou um desafio à Associação Portuguesa de Seguradoras (APS). "Explicámos que havia esta lacuna no terceiro sector e que tínhamos um estudo sobre os riscos em que mais incorriam estas instituições." O resultado é hoje apresentado em Lisboa: um novo pacote integrado de seguros especificamente pensado para as IPSS.



CERCA DE 15% DA POPULAÇÃO SOFRE DE DEPRESSÃO APÓS OS 65 ANOS


A delegação de Barcelos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) abriu um Banco de Ajudas Técnicas destinado a ajudar os idosos e doentes mais carenciados, que tenham necessidades especiais no domínio da saúde. Entre o material disponível para empréstimo, estão camas articuladas, canadianas, colchões ortopédicos e cadeiras de rodas. O projecto (Com)sigo foi contemplado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que financiou em 18 mil euros a aquisição de equipamento e material ortopédico. O objectivo é emprestar aos idosos dependentes e aos doentes com menores recursos e em situação de cuidados continuados diversos equipamentos e material ortopédico que necessitam e que não têm forma de alugar ou comprar.


ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE CUIDADORES INFORMAIS DO IDOSO
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de cuidadores informais da pessoa idosa que o Mundo Sénior vai iniciar e que se destina a familiares, amigos, vizinhos ou voluntários não organizados. O curso pretende servir de ferramenta para ajudar os cuidadores a zelar pela qualidade de vida da pessoa idosa a seu cargo, capacitando-os de técnicas que permitam a redução de complicações decorrentes da imobilidade e da recorrência aos serviços de urgência e/ou internamentos e uma melhoria da relação entre cuidador e pessoa idosa. O curso gratuito, constituído por 12 horas distribuídas por quatro sessões, abordará aspectos gerais do envelhecimento, cuidados básicos na pessoa idosa, promoção da qualidade de vida na pessoa idosa e recursos sociais de apoio. O curso decorre em Carnaxide de segunda a quinta-feira, entre as 17h30 e as 20h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição para marketing@mundosenior.pt

NOME-

IDADE-

MORADA -

TELEFONE- E-Mail:


É Cuidador Informal Activo? SIM NÃO

Click Here to confirm that you wish to unsubscribe

Sem comentários:

Enviar um comentário