sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Candidaturas ao Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010

.
Aos Parceiros,
.
Faz-se a seguinte DIVULGAÇÃO no âmbito do Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010
.
Os melhores cumprimentos,
.
Técnica do Apoio Administrativo
Rua Ferreira Castro
Espaço Municipal da Flamenga
1900-697 LISBOA
Telefone: 21 817 08 20
Fax: 21 831 12 37
----------------
.
Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010
.
Abertura de CandidaturasInforma-se que decorre de 2 de Novembro a 2 de Dezembro de 2009, o período de recepção de candidaturas ao Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010 (PNAECPES).
.
Entidades Promotoras
Podem candidatar-se Organizações Não Governamentais, IPSS e Entidades Equiparadas, Autarquias e Entidades Privadas.
.
Local de Entrega das Candidaturas
As candidaturas devem ser enviadas, exclusivamente, por via postal para a seguinte morada: I
.
Instituto da Segurança Social, I.P.
Gabinete de Apoio a Programas
Av. Miguel Bombarda, n.º 1 - 6º andar
1000-207 Lisboa
.
Informações adicionais podem ser obtidas junto do ISS, IP – Gabinete de Apoio a Programas:
.
Contacto telefónico:
21 313 11 00
.
O formulário de candidatura, o regulamento de acesso, o edital e a grelha de critérios de análise das candidaturas ao PNAECPES estão disponíveis na página do Programa e no portal da Rede Social (www.seg-social.pt/redesocial).
.
30/10/2009 - ISS, I.P.
.
.
Acção Social - Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010
.
.
O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia aprovaram a 22 de Outubro de 2008 a Decisão relativa à instituição de 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES).
.
O objectivo do Ano Europeu é reiterar o empenho da União e de cada Estado-Membro na solidariedade, na justiça social e no aumento da coesão, exercendo um impacto decisivo na erradicação da pobreza.
.
Para Portugal, a realização do Ano Europeu cria uma oportunidade para sensibilizar a opinião pública para as questões da pobreza e da exclusão social e fazer passar a mensagem de que a pobreza e a exclusão são consequência de um modelo de desenvolvimento injusto.
.
Assim, procura-se combater a noção de que o combate à pobreza é um custo para a sociedade e reafirmar a importância da responsabilidade colectiva.
.
Contribuir para um Portugal mais justo e mais solidário corresponde a um compromisso e a um objectivo estruturante, que implica a participação de todos.
.
O Programa Nacional do AECPES visa o cumprimento destes objectivos e princípios, estruturando-se em torno de 4 eixos estratégicos:
.
Eixo 1 – Contribuir para a redução da pobreza (e prevenir riscos de exclusão);
Eixo 2 – Contribuir para a compreensão e visibilidade do fenómeno da pobreza e seu carácter multidimensional;
Eixo 3 – Responsabilizar e mobilizar o conjunto da sociedade no esforço da erradicação das situações de pobreza e exclusão;
Eixo 4 – Assumir a pobreza como um problema de todos os países “eliminando fronteiras”.
.
Candidaturas
.
Encontra-se aberto concurso de 2 de Novembro a 2 de Dezembro de 2009 para o financiamento de actividades que se enquadrem no Eixo 3 – Responsabilizar e mobilizar o conjunto da sociedade no esforço da erradicação das situações de pobreza e exclusão do Programa Nacional do AECPES.
.
Legislação
.
Aprova o Regulamento específico que estabelece as regras específicas de co-financiamento público de candidaturas no âmbito do Regulamento Específico do Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010.
.
Formulário
.
.
Grelha
.

Sem comentários:

Enviar um comentário