
Sexta-feira, 06 de Novembro de 2009
.
..
SÓCRATES ANUNCIA AUMENTO DAS PENSÕES MAIS BAIXAS
As pensões até 630 euros vão ser aumentadas 1,25 por cento e as pensões até 1500 euros sofrerão um aumento de 1 por cento. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, durante o debate do Programa de Governo, e destina-se a contrariar a redução do valor das pensões que iria acontecer devido à inflação negativa. “Isto significa aumentar as pensões mais baixas e manter o valor das pensões mais altas. Tendo em conta a inflação verificada isto representa um aumento real do poder de compra superior a dois por cento para os pensionistas com pensões mais baixas”, sublinhou José Sócrates.
ESPERANÇA DE VIDA TIRA 7% ÀS PENSÕES DE 2020
As novas regras de cálculo das pensões, que passaram a estar relacionadas com a esperança de média de vida, vão implicar, em 2020, um corte de 7,1% nas novas pensões dos portugueses que se reformarem aos 65 anos, noticia o DN. Os mais jovens serão mais penalizados pela introdução do factor de sustentabilidade, já que as reduções vão progressivamente aumentando até chegar aos 22,6% em 2060. Este efeito pode ser anulado, desde que os portugueses optem por trabalhar cada vez mais. Os cálculos sobre o efeito directo do factor de sustentabilidade foram validados pela Comissão Europeia a partir de dados enviados pelo Governo português. As projecções constam do estudo Pension schemes and pension projections in the EU-27 member states, publicado em Outubro. A estimativa baseia-se nas mais recentes projecções demográficas do Eurostat e estará, naturalmente, sujeita a actualizações.
SITE MUNDO SÉNIOR JÁ ABRIU
Informação diária actualizada sobre o universo dos seniores em Portugal pode, a partir de hoje, ser consultada em http://www.mundosenior.pt/. O novo site permite também aceder às Newsletters diárias e dará, em breve, acesso gratuito ao jornal “Mundo Sénior”. Brevemente, o site permitirá ainda aos interessados a solicitação do Cartão Mundo Sénior, que reúne várias empresas que trabalham nesta área.
DESTAQUES DA SEMANA INSTITUIÇÕES SOCIAIS VÃO ESTAR COTADAS EM “BOLSA”
Instituições que trabalham em prol da sociedade têm a partir de hoje uma bolsa de valores para a qual podem candidatar um projecto, noticia o DN. Os investidores podem comprar “acções” dos projectos que pretendem financiar. A ideia é importada do Brasil, onde surgiu em 2003, mas o projecto é inédito na Europa. A Bolsa de Valores Sociais, apresentada esta semana no Museu da Electricidade, em Lisboa, irá funcionar à semelhança de uma bolsa de valores financeira, mas dirigida para investidores sociais. Em mercado vão estar projectos de âmbito social e os investidores doam dinheiro para o projecto que pretendem apoiar, em vez de comprar acções. Ao todo, segundo Celso Grecco, coordenador deste projecto que conta com os apoios da Fundação EDP, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Euronext Lisbon, "vão estar cotados 25 a trinta projectos de Instituições de Solidariedade Social, Organizações Não Governamentais ou outras instituições que trabalham ao nível social". O principal objecto desta Bolsa de Valores Sociais é "ser uma forma de aproximar os investidores a estas instituições". O valor mínimo a investir serão 10 euros e, à semelhança dos donativos, estes investimentos, livres de especulação financeira, também serão dedutíveis nos impostos.
UNIVERSIDADES SENIORES LANÇAM PC PARA MAIORES DE 50 ANOS
A Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis) prepara-se para lançar um computador pensado para os mais velhos. Inicialmente, o modelo vai estar apenas disponível para os alunos das universidades seniores e, a partir de Março, para qualquer pessoa com mais de 50 anos. O projecto, anunciado em Junho, foi desenvolvido pelas Universidades Seniores, em parceria com a Microsoft, JP Sá Couto (responsável pelos Magalhães) e pela empresa de informática Inforlândia. O ecrã deste computador terá 15 polegadas (um tamanho frequente em muitos portáteis, mas substancialmente maior que o do Magalhães) e teclas mais espaçadas do que é habitual. Além disso, existe a possibilidade de ter um rato especial: "É um rato maior, com o molde de uma mão, mais fácil de agarrar, porque alguns idosos têm problemas que tornam difícil manusear os ratos normais". O computador terá ainda conteúdos para seniores: um curso de informática, um software para quem tem dificuldades de visão e links directos para sites de interesse para os mais velhos.
ASMÁTICOS COM MAIS AJUDA NA COMPRA DE MEDICAMENTOS
Os doentes de asma e de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) beneficiam, a partir de agora, de uma comparticipação nos medicamentos de 69%. Com a entrada em vigor da portaria 1263/2009, publicada em Diário da República, as associações de antiasmáticos e/ou de broncodilatadores constantes do escalão C passam a integrar o escalão B, alterando-se a comparticipação de 37% para 69%, avança o CM. Esta era uma exigência das várias associações de doentes com problemas respiratórios. Em Portugal, estima-se que exista um milhão de asmáticos e mais de 500 mil com DPOC.
• ALERGIA AFECTA 30 POR CENTO DOS IDOSOS
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280
[fax] +(351) 214 667 289
Sem comentários:
Enviar um comentário