
Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009
GRIPE A FAZ DISPARAR VENDA DE VACINA PARA A PNEUMONIA
Nos últimos dois meses e meio foram vendidas 94 790 vacinas pneumocócicas nas farmácias portuguesas - quatro vezes mais do que no mesmo período do ano passado, quanto tinham sido cerca de 20 mil, de acordo com o DN. Isto porque a ameaça de pandemia de gripe A levou os médicos a prescreverem mais esta vacina, que previne alguns tipos de pneumonia, a adultos e idosos. O objectivo é evitar complicações graves nos doentes com gripe A. "Este ano a vacina antipneumocócica para os adultos foi fortemente recomendada" aos grupos de risco (pessoas com mais de 65 anos e doentes crónicos) por causa da pandemia, diz a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas. Apesar das suas limitações e do preço (custa cerca de 70 euros), a vacina é recomendada por muitos médicos e sociedades científicas, como a Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Para António Segorbe Luís, que lidera a associação, este aumento é "uma boa notícia" já que a vacina pneumocócica é eficaz na prevenção de formas graves de pneumonia.
ALUNOS DE GERONTOLOGIA PROMOVEM PROGRAMAS DE SAÚDE PARA IDOSOS
Os alunos finalistas do 3º ano de Gerontologia da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro recebem, hoje, os utentes do Centro de Dia para Idosos da Ribeira de Fráguas (CEDIARA) para participarem em diferentes programas de educação para a saúde. Rastreios, aconselhamento, operacionalização da Agenda do Idoso e algumas actividades recreativas fazem parte do programa da iniciativa que decorrerá entre as 9h00 e as 16h10. Segundo o site Terranova, o Projecto de Intervenção Psico-educativa em Gerontologia resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e o CEDIARA de Albergaria-a-Velha.
MANOEL DE OLIVEIRA CELEBRA HOJE 101 ANOS
O mais velho cineasta do mundo em actividade faz hoje 101 anos, noticia a RR. O seu primeiro filme, a curta-metragem “Douro, faina fluvial”, foi rodado há 80 anos. Manoel de Oliveira ultrapassa a barreira dos cem anos a pensar num novo filme, um projecto antigo intitulado “O estranho caso de Angélica”, que será rodado no começo de 2010. O filme terá produção da Filmes do Tejo, apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual e do Museu do Douro, e apesar do elenco não ter sido ainda revelado, o realizador manifestou o desejo de contar com a actriz Fernanda Montenegro para o papel principal. O Cineasta rodou recentemente uma curta-metragem sobre os Painéis de São Vicente de Fora, a partir de um convite da Fundação de Serralves. A curta-metragem deverá ter exibição pública no próximo ano.
DESTAQUES DA SEMANA
PROVEDOR RECEBEU OITO QUEIXAS DE IDOSOS POR DIA
A Linha do Cidadão Idoso da Provedoria da Justiça reabriu a 9 de Novembro, depois de ter estado três meses suspensa (assim como a linha Recados da Criança) por ordem do novo provedor de Justiça, Alfredo de Sousa. Por existirem "ilegalidades" na contratação de funcionários, alguns a trabalhar na provedoria há mais de dez anos, o provedor suspendeu o serviço a 23 de Julho. A situação foi entretanto regularizada e a linha activada. Linha esta que nos primeiros sete meses do ano recebeu oito queixas por dia, o que equivale a 1.726 chamadas. "Muitos casos (73%) foram resolvidos apenas através da prestação de informação ou encaminhamento para a entidade competente", explica ao DN Conceição Lopes, chefe de gabinete do provedor de Justiça. Mas, se a maioria das situações é simples de resolver, há outras bem mais complicadas que, segundo a responsável, obrigaram à abertura "de um processo formal". Os idosos recorrem à Linha para se queixarem de maus-tratos e falta de condições ou para partilhar sonhos por realizar.
PENSÕES: FUNÇÃO PÚBLICA VAI TER BÓNUS EM JANEIRO
Em Janeiro, mais de 18 mil pensionistas da função pública, que se reformaram entre Janeiro de 2008 e Setembro de 2009, vão receber um bónus, que, em média, rondará os 180 euros, apurou o Diário Económico. A par disto, a pensão mensal também vai ser revista em alta, num valor que se aproximará, em média, dos 18,5 euros. Segundo o DE, trata-se de um acerto no valor das pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações, em consequência da entrada em vigor, em Setembro, de uma alteração ao estatuto de aposentação. A alteração em causa estabelece que o valor da pensão deve ser baseado na data da aprovação da mesma e não na data de apresentação do requerimento por parte do funcionário, de forma a que o tempo de serviço decorrido entre a data do pedido e a aprovação da pensão (em média, três meses) passe a contar para o valor da reforma.
35% DOS IDOSOS PRESOS FORAM CONDENADOS POR HOMICÍDIO
A maior parte dos reclusos idosos nas cadeias portuguesas não tem antecedentes criminais e cometeu o primeiro crime já na velhice. Cerca de 35% foram condenados a penas superiores a 12 anos pelos crimes mais graves, como homicídio consumado e tentado, revela o DN. Segundo a Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), em Junho, as cadeias portuguesas contavam com 181 reclusos com mais de 65 anos, doze dos quais mulheres. Apenas 19 aguardavam julgamento em prisão preventiva. “Quando não há antecedentes criminais, o que se pode explorar em primeira mão é se há uma doença mental grave do tipo degenerativo que faça com que o idoso perca a noção da realidade”, diz o psicólogo criminal Rui Abrunhosa. Do total de reclusos condenados, 57 cumprem penas superiores a 12 anos, o que significa que mataram ou feriram gravemente alguém. Apenas duas mulheres cumprem penas tão pesadas, porque a maioria das idosas foi condenada por tráfico de droga. Fonte da PJ explicou ao DN que, na maior parte dos casos, estão em causa questões familiares. “Seja num quadro de violência doméstica, seja por questões de partilhas de terrenos. E muitas vezes motivados pelo vício do álcool”, explica.
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril | PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário