segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Newsletter Mundo Sénior 04 Janeiro 10


Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2010

COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS SOBE PARA 418,5 EUROS
A prestação de apoio aos idosos vai aumentar 1,25% este mês, segundo um diploma publicado em Diário da República. Com a actualização de 1,25%, o valor mensal do complemento solidário para idosos (CSI) sobe para 418,5 euros. Esta actualização corresponde ao valor de aumento definido pelo Governo para 2010 para as pensões da segurança social de valor igual ou inferior a 628,83 euros, refere o Diário Económico. O CSI foi criado em 2005 com o objectivo de garantir à população mais idosa um nível de rendimento que lhe permita sair de uma situação de pobreza extrema. Podem recorrer a este apoio pessoas com mais de 65 anos e com rendimentos inferiores a 4.960 euros por ano (413 euros mensais). De acordo com os dados do Ministério do Trabalho (actualizados até 13 de Novembro), desde a sua criação, já beneficiaram do CSI mais de 236 mil idosos.

IDOSOS VIGILANTES: PROJECTO PIONEIRO NASCEU NA AMADORA
A Câmara da Amadora “foi a primeira do País” a tomar a iniciativa de envolver os idosos em actividades de vigilância e patrulha de parques e jardins e no acompanhamento de crianças à escola, revelou ao DN o vereador Gabriel Oliveira, daquela autarquia. Segundo explicou, “em 1998, a câmara estabeleceu acordos para recrutar idosos que passaram a ajudar as crianças a atravessar as passadeiras junto às escolas”. Salienta que o resultado “é bastante positivo. Nunca mais houve atropelamentos nem acidentes com crianças junto dessas passadeiras”. Actualmente, esse serviço envolve 36 idosos. Em 2001, o mesmo método foi aplicado nos espaços verdes, onde 14 seniores, recrutados junto da Associação de Idosos da Mina, fazem o serviço de patrulheiros no Parque Aventura, na Ilha Mágica do Lido, no parque Luís de Camões, no Parque Central e no Parque da Fantasia. Os idosos “ensinam as pessoas a ter mais civismo e a sua presença cria respeito e tem dado bons resultados: o vandalismo é quase nulo”, garantiu o autarca. A câmara “transfere cerca de cem mil euros por ano para a associação pagar aos 50 idosos”, referiu.

ENTRE DOURO E VOUGA CUIDAM DE QUEM ACOMPANHA DOENTES
Cinco municípios da região de Entre Douro e Vouga (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra) integram o projecto “Cuidar de Quem Cuida”, criado para apoiar pessoas que cuidam de doentes de Alzheimer ou com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O objectivo central deste projecto é ajudar o cuidador a cuidar o doente sem esquecer de si próprio. Para tal, o “Cuidar de Quem Cuida” vai promover três respostas complementares: realização de grupos de apoio, onde o cuidador obterá informação sobre a doença e sobre a melhor forma de cuidar do seu familiar e de si próprio; especialização de profissionais (agentes de geriatria e assistentes familiares e de apoio comunitário) na prestação de cuidados a doentes de Alzheimer ou com sequelas de AVC, que poderão ser contratados pelo cuidador; e activação das redes de voluntariado local, de modo a que os voluntários dos cinco municípios estejam sensibilizados para esta problemática e possam dedicar o seu tempo a estas pessoas, ajudando nas tarefas quotidianas ou simplesmente para companhia.

FARO: MÉDICOS ENSINAM IDOSOS A PREVENIR ANEURISMAS DA AORTA
Vários médicos deslocam-se ao Algarve no próximo dia 19, às 15h30, para dar aulas sobre aneurismas da aorta na Universidade do Algarve para a Terceira Idade, em Faro. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal, uma doença que consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo. Para aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas, vários médicos participam na campanha "Aorta é Vida" e realizam sessões em universidades seniores do país, noticia o Observatório do Algarve. A participação nas aulas é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site da campanha em www.aortaevida.com ou através do email geral@aortaevida.com.




Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior

Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril | PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário