
Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010
MORTES ASSOCIADAS À DIABETES SOBEM 36% DE 2000 PARA 2008
O número de mortes associadas à diabetes subiu 36% em apenas oito anos, passando de 3.133, em 2000, para 4.267 óbitos em 2008, de acordo com dados do Observatório Nacional da Diabetes. José Manuel Boavida, coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, refere ao DN que a doença é já responsável por 4,1% das mortes nacionais, "quer enquanto causa única ou associada a outras doenças". Ao contrário do que acontece com outras patologias, onde houve aposta na prevenção, "a mortalidade na diabetes está a aumentar" desde 2002, tendo, porém, estabilizado entre 2004 e 2008. Além disso, muitos dos óbitos apontados por AVC ou enfarte são associados à diabetes, diz o médico.
BRAGANÇA RECEBE VII CONGRESSO LUSO-ESPANHOL DE GERONTOLOGIA
Nos dias 29 e 30 de Janeiro, realiza-se o VII Congresso Luso-Espanhol de Gerontologia, que tem como tema a “Investigação e Intervenção no Idoso”. O congresso é organizado pelo Núcleo de Investigação e Intervenção do Idoso da Escola Superior de Saúde de Bragança e irá decorrer no Auditório Alcínio Miguel. O VII Congresso Luso-Espanhol de Gerontologia reúne especialistas de Portugal e Espanha que realizam trabalho na área do idoso e do envelhecimento nas suas componentes biológica, psicológica e social. O evento destina-se a académicos, técnicos, cuidadores de idosos e outros interessados nas questões do idoso e do envelhecimento. Para mais informações contacte congresso.gerontologia@gmail.com.
CALOR: CERCA DE MIL MORTES ADICIONAIS REGISTADAS NO VERÃO
Quase mil mortes adicionais ocorreram em Portugal nos períodos de maior calor em 2009, segundo estimativas divulgadas hoje pela Direcção-Geral de Saúde. Este resultado, noticia o Público, classifica 2009 como o pior ano em mortalidade associada a temperaturas elevadas desde 2003, quando um Verão avassalador coincidiu com cerca de 2000 óbitos adicionais. No ano passado, o período mais crítico ocorreu entre 10 e 23 de Agosto, em que as temperaturas estiveram acima dos 35 graus Celsius durante vários dias consecutivos em diferentes pontos do país. Nesse período, a mortalidade adicional estimada, em relação aos dois anos anteriores, foi de 450,5 óbitos (a casa decimal resulta do tratamento estatístico dos resultados). Outras quatro ondas de calor – em Maio, Junho, Julho e Setembro – deixaram um saldo de 515,5 mortes a mais. No total, entre 15 de Maio e 30 de Setembro, terão morrido 966 portugueses a mais do que em 2007 e 2008 – anos com verões muito mais amenos. Os dados constam do relatório final de avaliação do Plano de Contingência para Ondas de Calor 2009.
BURLAS A IDOSOS "COMBATIDAS" EM MÉRTOLA
A Câmara de Mértola e a GNR vão promover durante este mês e Fevereiro 12 acções de sensibilização para alertar e aconselhar idosos sobre burlas junto desta faixa etária, uma problemática "frequente" no concelho, anunciou o Município. A primeira acção vai decorrer esta quinta-feira, 14, a partir das 15h00, na Junta de Freguesia de São Sebastião, seguindo-se as localidades de Corte do Pinto, Via Glória, São Miguel do Pinheiro, Penedos, São João dos Caldeireiros, Tacões, São Pedro de Sólis, Monte Fialho, Espírito Santo, Alcaria dos Javazes e Mesquita. Durante as sessões, militares da GNR e técnicos vão explicar as características dos burlões e as técnicas que usam e ensinar aos idosos estratégias para manterem a sua segurança.
TOME NOTA
INQUÉRITO DECO: IDOSOS FAZEM ALIMENTAÇÃO POUCO SAUDÁVEL
Inquérito realizado pela DECO/Pro Teste junto de 3500 portugueses com idades entre os 65 e os 79 anos, que não vivem em lares de terceira idade, revela que, pelo menos, 40 mil idosos têm dificuldades financeiras para satisfazer as necessidades de alimentação.
As conclusões mostram que grande parte dos idosos tem maus hábitos alimentares:
• Na sua dieta faltam legumes, fruta e peixe
•Peixe magro, certas carnes (vaca, borrego e coelho), leite e queijo, alguns dos quais vitais numa boa alimentação, tendem a ser evitados por razões económicas.
• 70% dos inquiridos exagera no consumo de doces
• Chá, café e álcool são consumidos em excesso em detrimento da água
• As bebidas alcoólicas fazem parte da dieta, sobretudo dos homens: 47% bebem mais de dois copos por dia, o que é excessivo.
• O preço é o factor que mais pesa na escolha, indicado por 64%.
• Os idosos fazem quatro refeições diárias, o que é pouco. E, com o avançar da idade, o número de refeições tende a diminuir
76%
Deco conclui que 76% dos inquiridos tem maus hábitos alimentares e que uma das principais causas é a falta e dinheiro. É no Norte e no Alentejo que os idosos se alimentam pior. Mais de metade dos idosos come vegetais, fruta e peixe com pouca frequência.
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 [fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário