quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Newsletter Mundo Sénior 20 Janeiro 10


Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010

GOVERNO VAI CRIAR REDE NACIONAL DE CUIDADOS INTEGRADOS EM TODO O PAÍS ATÉ 2013
O Governo quer antecipar de 2016 para 2013 a conclusão da cobertura nacional da Rede de Cuidados Continuados Integrados para aumentar o apoio e a protecção aos idosos, acrescentando mais 10 mil camas às cerca de quatro mil existentes. Esta é uma das apostas governamentais indicadas nas Grandes Opções do Plano 2010-2013, um documento que inclui as principais linhas de actuação do Governo e que foi divulgado ontem, noticia a Lusa/Sapo. Segundo o Executivo de José Sócrates, o crescente envelhecimento da população e o grande peso das doenças crónicas para os doentes e para as famílias justificam que nesta legislatura seja feito um esforço acrescido para antecipar os prazos de implementação inicialmente previstos para a rede de cuidados continuados.

RELATÓRIO NAÇÕES UNIDAS: MUNDO ENVELHECE A UM RITMO IMPARÁVEL
A população mundial está mais velha e o número de idosos cresce a um ritmo nunca antes visto, a conclusão é de um relatório da Divisão de População das Nações Unidas publicado esta semana. Nunca na história da Humanidade se assistiu a um envelhecimento da população tão rápido: nos dias de hoje uma em cada nove pessoas tem mais de 60 anos, em 2050 prevê-se que seja uma em cada cinco pessoas a ter esta idade, revela a TVNET. Mas antes, em 2045 a população com mais de 60 anos será superior ao número total de crianças com menos de 14 anos.Este envelhicemento dá origem a consequências no consumo, no mercado de trabalho, nas pensões, impostos, no sistema de saúde e até mesmo na composição das famílias. Actualmente, a idade média mundial são 28 anos, o Japão é o país mais envelhecido no mundo, com uma média de 44 anos, já do outro lado da tabela encontramos o Niger, com a população a ter uma idade média de apenas 15 anos. Quanto a Portugal aparece em oitavo lugar: a idade média dos portugueses ronda os 40 anos.

EQUADOR É O MELHOR PAÍS PARA GOZAR A REFORMA
A revista ‘Internacional Living' construiu um índice que analisa um conjunto de parâmetros essenciais para garantir o bem-estar na terceira idade e concluiu que o Equador é o melhor país do mundo para gozar a reforma, noticia o Diário Económico. Entre os factores analisados estão os preços das casas, os benefícios dados aos aposentados, a oferta cultural, o nível de cuidados de saúde prestados, o clima e as infra-estruturas. O índice de 2009 teve em conta um ‘ranking' de 29 países. O Equador, o México e o Panamá foram os países que ocuparam os lugares cimeiros da tabela. A revista 'Internacional Living' considera mesmo que o Equador é um dos últimos tesouros secretos do continente americano. Feitas as contas, para viver uma reforma tranquila neste país são necessários 17 mil dólares por ano.

MIRANDA DO DOURO CRIA EQUIPA DE APOIO AOS IDOSOS
Até ao final do primeiro trimestre deste ano, a câmara de Miranda do Douro vai criar uma equipa de apoio domiciliário. A ideia, segundo a rádio Brigantia, é ajudar idosos que se mantêm nas suas residências e que necessitem de ajuda para pequenas tarefas diárias. Através de um telefonema para a câmara pode ser solicitada a intervenção da equipa de apoio domiciliário. “No fundo é criar equipas multifuncionais, que possam ajudar os idosos não só na componente da saúde mas também pequenas avarias ou outras necessidades. Através de um telefonema podem pedir ajuda para pequenas intervenções, como lavagem de roupa ou mudança de uma lâmpada”, explicou o autarca Artur Nunes, referindo que, para já, este é “um primeiro teste”.

Sem comentários:

Enviar um comentário