terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Newsletter Mundo Sénior 09 Fevereiro 10

Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2010

INVERNO: FOGO MATA 12 IDOSOS SÓ EM TRÊS MESES
Vivem sozinhos e desamparados, com problemas de locomoção e geralmente em casas sem condições e degradadas. E ao aquecerem-se no Inverno, acabam por vezes vítimas do fogo. Nos últimos três meses já morreram 12 pessoas idosas na sequência de incêndios urbanos, que foram provocados por aparelhos de aquecimento ou por lareiras, destaca o CM. Talvez porque este Inverno tem sido muito rigoroso, a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem registado mais fogos urbanos do que em outros anos, sobretudo nas zonas rurais. O caso mais recente ocorreu sábado à noite em Corvos à Nogueira, Viseu. Albina Melo dos Santos, de 82 anos, sofria de problemas mentais e vivia sozinha numa modesta casa, que também ficou reduzida a cinzas. Nos últimos três meses houve vítimas mortais em fogos urbanos ocorridos nos concelhos de Amarante (2), Faro (2), Vila Nova de Gaia (2), Oliveira de Frades, Chaves, Bragança, Ourém, Covilhã e Viseu.

PORTO: DENÚNCIA FECHA DOIS LARES DE IDOSOS
Falta de condições de higiene, ausência de licença e inexistência de mecanismos de segurança. Estes foram os argumentos usados pela Segurança Social para fechar dois lares, com 29 idosos, na Maia e em Matosinhos, noticia o CM. A denúncia de moradores alertou para as ilegalidades nos locais, pertencentes à mesma proprietária. Durante todo o dia de ontem, a GNR e Bombeiros da Maia fizeram o transporte dos idosos para outros centros de acolhimento. Muitos dos utentes estavam acamados e a falta de resposta da maioria das famílias dificultou a solução. "Procurámos ajudar, em conjunto com as famílias. Neste caso, só duas acolheram os seus parentes. Deve haver um maior cuidado na escolha do local em que se deixam os idosos", disse fonte da Segurança Social.

AÇORES: CRUZ VERMELHA TEM NOVO SISTEMA DE APOIO AOS IDOSOS
O serviço consiste numa pulseira com um botão que acciona o alarme. Os idosos são imediatamente atendidos pelo serviço telefónico da Cruz Vermelha, noticia a RTP Açores. A pulseira fornecida aos idosos que aderiram ao sistema de apoio da Cruz Vermelha tem um botão de alarme que poderá ser accionado sempre que necessário. Em causa está o apoio a problemas de saúde, auto-estima ou outra qualquer ocorrência. Através do accionamento do botão, os idosos poderão entrar em contacto com a linha de apoio. O sistema tem um custo de 70 euros e posterior mensalidade de vinte euros. Apenas 12 idosos já beneficiam do serviço, mas o objectivo é baixar o preço para que mais pessoas possam ser atendidos através deste sistema. A tele-assistência ainda só está em prática em São Miguel.

TROFA IMPLEMENTA CANTINHO DO CONSUMIDOR IDOSO
A Câmara Municipal da Trofa, através do Centro Municipal de Informação ao Consumidor (CMIC) inaugurou, ontem, o “Cantinho do Consumidor Idoso” na Associação de Solidariedade Social do Coronado (ASCOR). Este é um projecto que resulta da descentralização dos serviços prestados pela autarquia, principalmente aqueles que são efectuados no âmbito da defesa dos direitos do consumidor, e que pretendem auxiliar os mais idosos a terem consciência dos seus direitos enquanto consumidores. O “Cantinho do Consumidor Idoso” consiste na instalação de um posto móvel, onde serão divulgadas informações úteis sobre matérias de consumo, e de uma caixa, onde os utentes das várias associações poderão depositar todos os pedidos de informação e/ou reclamações relacionadas com o consumo, contratos celebrados à distância, vendas ao domicílio, contratos de crédito ao consumo, vendas com defeito, serviços prestados no âmbito das telecomunicações, entre outros. Desta forma, a autarquia pretende assegurar uma aproximação à população mais idosa, que se encontra numa situação de maior desprotecção e desfavor face ao poder económico-social.


Sem comentários:

Enviar um comentário