quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Newsletter Mundo Sénior 10 Fevereiro 10


Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010

ASSOCIAÇÃO DOS CUIDADORES INFORMAIS DO IDOSO JÁ TEM 450 SÓCIOS
A ACIPI (Associação de Cuidadores Informais da Pessoa Idosa) conta já com mais de 450 associados. A ACIPI foi criada recentemente com o objectivo de dar mais consistência à actividade desenvolvida pelos cuidadores informais, fomentar a inter-ajuda e o sentimento de voluntariado. A Associação está, actualmente, a promover várias acções de formação para cuidadores informais do idoso. Entretanto, iniciou também junto do universo dos seus associados (cuidadores informais activos e não activos) uma campanha de forte componente social cujo objectivo é incentivar e reforçar os laços de entreajuda e solidariedade despertados com os cursos que já frequentaram. Aos cuidadores informais activos que frequentaram os cursos da ACIPI, a associação continua a disponibilizar um número de atendimento e o serviço FARMAJUDA 24, que permite ao cuidador informal beneficiar de um serviço técnico e de orientação na aquisição dos mais diversos produtos para incontinência, conforto e bem-estar, material para cuidados de saúde, ajudas técnicas, entre outros. Quanto aos cuidadores informais não activos, a ACIPI criou os Núcleos Solidários, tornando possível levar mais longe a solidariedade e os conhecimentos adquiridos pelos participantes nos cursos para Cuidadores Informais promovidos pela ACIPI. Desta forma pode ser proporcionado aos doentes e seus acompanhantes, que são confrontados com uma situação de doença e ou dependência, um apoio imprescindível que pode em muito contribuir para uma significativa melhoria das suas condições de vida e bem estar, podendo ser também a resposta para problema sociais que nem sempre carecem de intervenção profissional especializada. Os sócios da ACIPI que queiram contactar com os Núcleos Solidários podem enviar um e-mail para acipinfo@gmail.com.




LINHA DE APOIO A IDOSOS RECEBEU 428 CHAMADAS NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES
A Linha do idoso da Provedoria da Justiça recebeu 428 chamadas, das quais 60 relacionadas com questões de saúde, desde que voltou a funcionar em Novembro de 2009, após mais de três meses suspensa. Segundo dados da Provedoria fornecidos à agência Lusa/Público, as questões relacionadas com a saúde e os lares são os assuntos que mais preocupam os idosos. Queixas sobre maus-tratos justificaram 25 chamadas telefónicas nos últimos três meses. De entre os assuntos colocados pelos idosos, a situação de abandono mereceu 11 chamadas, as mesmas que a negligência de cuidados. A Linha do Cidadão Idoso, que divulga informação sobre direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, acção social, equipamentos e serviços e lazer, recomeçou a funcionar no início de Novembro depois de uma paragem desde 23 de Julho do ano passado. Nessa altura, o serviço foi suspenso devido a uma decisão do provedor de Justiça de dispensar 12 trabalhadores, alegando "impossibilidade legal de renomeação".

BURLÕES DE IDOSOS NO NORTE DETIDOS EM ALMADA
Dois homens, avô e neto, foram detidos em Almada pela GNR de Chaves, como suspeitos de terem praticado dezenas de burlas a idosos um pouco por todo o País, em especial na região transmontana durante o mês de Dezembro, altura em que a GNR recebeu um elevado número de queixas. De acordo com o DN, o modo de actuação, independentemente da zona onde atacavam, era sempre o mesmo: faziam-se passar por amigos de familiares a residir no estrangeiro e diziam querer oferecer uma gargantilha em ouro pelo bem que lhe tinham feito. Para comprovar que o ouro era realmente do bom, os burlões pediam às vítimas para comparar o ouro que eles traziam com o delas e metê-lo num copo de água com sal, pois diziam ser mais fácil avaliar o ouro. Mas quando iam buscar o ouro, depois de saberem onde se encontrava, distraíam-nos, furtavam-no e desapareciam. O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR do Destacamento Territorial de Chaves deu, logo em Dezembro de 2009, início a uma investigação, que culminou ontem com a realização de duas buscas domiciliárias, na zona do Laranjeiro, em Almada. Pouco depois das sete horas da manhã os dois homens, avô e neto, com 68 e 19, foram detidos, sendo que o mais velho já tinha cumprido pena de prisão pelo crime de burla.

FIGUEIRA DA FOZ: IDOSOS FAZEM REPARAÇÕES GRATUITAS
Um grupo de reformados de Buarcos, Figueira da Foz, faz pequenas reparações gratuitas em escolas, espaços públicos e ainda apoia famílias carenciadas. Trata-se de um projecto de voluntariado promovido pela Junta de Freguesia, refere o JN/Lusa. Eleito presidente da junta nas últimas eleições autárquicas, José Esteves, 65 anos, antigo maquinista de embarcações de pesca longínqua, é o mentor da brigada voluntária, que ele próprio integra. "Há uma grande vontade de colaborar com a população. Reformado não quer dizer acabado", sustenta o autarca. Dois Franciscos, Moura e Santo Amaro, igualmente sexagenários, completam a equipa que, em dois meses de actividade, de segunda a sexta-feira, é já presença habitual nas escolas e espaços públicos de Buarcos. Vidros partidos prontamente substituídos, reparação de quadros eléctricos, arranjo de instalações sanitárias, troca de lâmpadas ou fixação de balizas e outro equipamento desportivo são exemplos de situações que, frisa o autarca, "dentro das possibilidades" o grupo de voluntários tenta resolver. "É um trabalho magnífico, a título gracioso, voluntário. Têm sido realmente muito eficazes", comentou Pedro Mota Curto, director do agrupamento de escolas de Buarcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário