segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Newsletter Mundo Sénior 22 Fevereiro 10


INATEL: TURISMO SÉNIOR COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 3 DE MARÇO
A Fundação INATEL lançou a edição do Programa Turismo Sénior para 2010, com destaque para o programa de animação, onde se incluem alguns eventos integrando as comemorações do centenário da implantação da República, além de cinco rotas com programação temática bem diferenciada. "Rota dos Musicais nos Casinos", "Rota dos Teatros", "Rota das Aldeias Históricas", "Rota da Dança" e "Rota do Mar" são as temáticas sugeridas este ano, noticia o JN. O número de lugares à disposição dos participantes em 2010 passa a ser alargado, nesta fase, para 35 mil portugueses, demonstrando, assim, um exemplo do crescimento progressivo ao longo da existência deste Programa. Os valores a pagar por participante oscilam entre os 65€ e os 298€, consoante o respectivo escalão de rendimentos. As inscrições para o Programa Turismo Sénior da Fundação INATEL arrancam hoje e prolongam-se até 3 de Março, de acordo com ordem alfabética. O Programa Turismo Sénior é uma iniciativa conjunta dos ministérios das Finanças e da Administração Pública, da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento e do Trabalho e da Solidariedade Social, tendo já abrangido meio milhão de cidadãos portugueses que, assim, beneficiaram de programas que, frequentemente, estariam fora do alcance e, por isso, fazem desta uma iniciativa de alcance social.
OLIMPÍADAS SENIORES REÚNEM 250 IDOSOS NO ALGARVE
Cerca de 250 idosos dos concelhos de Silves, Lagoa, Portimão e Lagos vão participar, no próximo dia 27, a partir das 9h30, na quarta edição das Olimpíadas Seniores. A iniciativa vai desenrolar-se no parque ribeirinho de Silves, onde os participantes – a maioria entre os 65 e 80 anos – vão disputar diversas provas e jogos adaptados à sua idade, refere o Jornal do Algarve. “As Olimpíadas Seniores são um momento de convívio e de encontro de pessoas que estão envolvidas pelos projectos de desporto sénior das quatro autarquias”, explica o coordenador da iniciativa, Sérgio Vale, que trabalha no sector de desporto da Câmara de Silves. O projecto visa “reunir os esforços e as actividades de todas as câmaras municipais num grande evento desportivo”, sendo que, em apenas quatro anos, o sucesso da prova tem sido arrebatador. “O número de inscrições teve de ser limitado a cerca de 250 participantes, porque não temos capacidade para realizar uma prova com maiores dimensões. Mas muitas outras centenas manifestaram o desejo de participar”, adianta. De acordo com Sérgio Vale, o objectivo principal destas olimpíadas seniores é “ajudar os idosos a manter o seu desempenho físico”, promovendo e incentivando a prática desportiva.

EUTANÁSIA: ESTUDO VAI INQUIRIR DOENTES SOBRE MORTE ASSISTIDA
Pessoas que seriam “candidatas” à eutanásia se esta fosse legal em Portugal irão fazer parte da terceira fase de um estudo que, inicialmente, concluiu que 39% dos oncologistas defendem a legalização desta prática, revela a agência Lusa/ RCM Pharma. O estudo foi realizado em 2007 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e concluiu que mais de um terço dos oncologistas defendem a legalização da eutanásia. O director do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP, Rui Nunes, disse à agência Lusa que o estudo prosseguiu com a inquirição de pessoas internadas em lares e instituições da terceira idade. Estes inquiridos revelaram “grande simpatia” pela prática da eutanásia, segundo Rui Nunes, que também preside à Associação Portuguesa de Bioética (APB). O especialista em ética revelou que, no corrente ano, irá decorrer a terceira fase da investigação, com a inquirição das pessoas “candidatas” à prática da eutanásia. Rui Nunes reconhece as dificuldades e os riscos de as respostas serem “enviesadas”. “Quando existe uma boa rede familiar, poucos serão os que querem a eutanásia”, disse. A solidão, o esquecimento e o sofrimento interior, e não apenas físico, são algumas das razões que, em muitos casos, poderão levar as pessoas a desejar a morte. Segundo Rui Nunes, os doentes terminais, nomeadamente oncológicos, e neurológicos (com consciência, mas sem autonomia) são os que mais vezes pensam encontrar na morte o alívio para os seus males.

SANTARÉM: BURLAS CONTRA IDOSOS DIMINUIU 55 POR CENTO EM 2009
O Comando Territorial da GNR de Santarém registou, em 2009, um decréscimo de 55 por cento de crimes contra idosos em comparação com o número de crimes registados em 2008, revela o semanário Mirante. A população idosa é considerada o público-alvo privilegiado dos burlões, que se aproveitam da fragilidade dos mais velhos para conseguirem roubar os seus pertences. No âmbito do programa “Idosos em Segurança”, os núcleos Escola Segura dos destacamentos territoriais efectuaram durante o ano de 2009 diversas acções de sensibilização em lares de terceira idade, centros de dia, escolas, infantários e também porta-a-porta. A GNR acredita que a melhor forma de combater este “flagelo” é prevenir pelo que vai continuar a privilegiar este tipo de acções.

Sem comentários:

Enviar um comentário