terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Newsletter Mundo Sénior 23 Fevereiro 10

PORTUGUESES VÃO TER MANUAL SOBRE SISMOS, INUNDAÇÕES E INCÊNDIOS
O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) vai lançar, em Setembro, um pequeno manual de protecção civil com conselhos à população sobre sismos, inundações e incêndios. Em declarações à TSF, o novo presidente do OSCOT, José Manuel Anes, explicou que a ideia passa por editar, numa primeira fase, 200 mil exemplares. A edição de um manual de conselhos sobre como proceder em situações como a que assolou a Madeira é um dos propósitos para o arranque do mandato do novo presidente do OSCOT. José Manuel Anes, que toma posse hoje, explicou à TSF que o manual, feito em colaboração com o Ministério da Administração Interna, vai ser distribuído gratuitamente em jornais nacionais, “o mais tardar até Setembro”. “Sismos, inundações e incêndios. Também vamos dar algumas indicações em relação a acidentes de trânsito. Não queremos um grande tratado, queremos um pequeno manual com uma tiragem razoável para chegarmos ao maior número de pessoas possível”, adiantou José Manuel Anes.


LISBOA: MAIS 10 FAMÍLIAS A REALOJAR POR DESMORONAMENTO EM ALFAMA
Uma dezena de famílias que habitam no edifício contíguo ao Palácio Dona Rosa, em Alfama, que domingo ruiu parcialmente, serão realojadas a partir de hoje devido aos danos detectados. Segundo disse à Lusa a vereadora com o pelouro da Habitação, Helena Roseta, foram detectadas fissuras que colocam em perigo a segurança dos habitantes. Entre as pessoas a realojar nas próximas 48 horas, segundo a vereadora, estão idosos e algumas crianças. “Tivemos um falso alarme de mais um desmoronamento no local. Quando lá chegámos percebemos que não era nada, mas as pessoas estão muito nervosas e agitadas e, acima de tudo, é urgente colocá-las em segurança”, afirmou a responsável, adiantando que as famílias serão realojadas por um prazo máximo de um mês pela Protecção Civil. “Depois desse prazo, as despesas terão de ser do proprietário ou, no caso, do investidor que está interessado em recuperar o edifício e que deverá assumir as despesas dos realojamentos durante as obras”, acrescentou.

BRAGA: MAIORES DE 65 ANOS RECEBEM TELEMÓVEIS GRÁTIS
O governador Civil de Braga apresentou, ontem, a segunda fase do Programa ISIM - Iniciativa Segurança Idade Maior, destinado a beneficiários do Complemento Solidário para Idosos. Os destinatários são todos os cidadãos com mais de 65 anos, que poderão beneficiar de diversos apoios para reduzir o isolamento, facilitar o acesso aos serviços a que habitualmente recorrem, aumentando, assim, o sentimento de segurança, refere o JN. Em catorze concelhos do distrito de Braga já foram entregues 5259 telemóveis, cada um com um carregamento mensal, gratuito, de mil minutos. Um número que deverá duplicar durante os próximos meses. A entrega de telemóveis é a medida mais visível de apoio aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.

ODIVELAS LANÇA HOJE PROGRAMA SAÚDE SÉNIOR
Arrancam hoje, 23 de Fevereiro, às 14h30, no Centro de Dia da Junta de Freguesia de Odivelas, as Acções de Sensibilização no âmbito do projecto Artes da Saúde. Esta primeira acção terá como tema as Demências. As acções, que decorrem em Fevereiro e Março, têm lugar nos Centros de Dia e Lares para a Terceira idade do Concelho de Odivelas, sempre às 14h30. Inseridas no Programa Saúde Sénior “Saber Envelhecer para Melhor Viver”, da Câmara Municipal de Odivelas, estas iniciativas têm como principal objectivo estimular a adopção de comportamentos e hábitos saudáveis, bem como a promoção da participação dos idosos na comunidade, enquanto promotores de saúde. Estas acções visam, ainda, fomentar a criação de momentos e espaços de convívio e partilha de informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário