sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Newsletter Mundo Sénior 26 Fevereiro 10

REFORMA: ALTERNATIVA PARA NÃO PERDER DINHEIRO É TRABALHAR MAIS TEMPO
O Governo garantiu que a idade de reforma não vai aumentar de 65 para 67 anos, mas a realidade mostra que progressivamente a idade vai aumentando devido ao factor de sustentabilidade da Segurança Social, refere a RR. Nos últimos anos, o aumento foi já sentido com mais alguns meses de trabalho para assegurar que os reformados não perdem dinheiro. É o terceiro ano em que o factor de sustentabilidade é aplicado às pensões de quem se reforma. Este factor expressa a relação entre a esperança média de vida aos 65 anos em 2006 e a referida pelo Instituto Nacional de Estatística no ano imediatamente anterior àquele em que é pedida a pensão. Ou seja, os valores das reformas vão sendo penalizados progressivamente: em 2008, a penalização foi de 0,56%; em 2009 de 1,32% e este ano, é de 1,65%. A alternativa para não perder dinheiro é trabalhar mais algum tempo. Este ano são pelo menos mais dois meses para quem tem mais de 35 anos de descontos, mas pode chegar aos seis para quem só descontou para a Segurança Social entre 15 e 24 anos.
CAMPANHA PROMOVE AULAS SOBRE ANEURISMAS DA AORTA
A campanha Aorta é Vida promove, durante o mês de Março, cinco sessões de esclarecimento sobre os aneurismas da aorta abdominal. O objectivo é divulgar os principais factores de riscos e formas de tratamento desta doença grave e que não apresenta sintomas. A campanha pretende reduzir o número de mortes por ruptura dos aneurismas, através do diagnóstico precoce, avança comunicado de imprensa. A Universidade Sénior de Alcobaça será a primeira a receber a campanha Aorta é Vida, no mês de Março. A sessão vai realizar-se no dia 5, no Auditório da Biblioteca Municipal, pelas 16 horas e contará com a presença do Prof. Luís Mendes Pedro, cirurgião vascular do Hospital de Santa Maria. Seguem-se Setúbal, Seia e Lisboa. A participação nas aulas é gratuita e está aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da campanha em http://www.aortaevida.com/ ou através do email geral@aortaevida.com.

IDANHA-A-NOVA APOSTA EM RESIDÊNCIAS PARA SENIORES E CUIDADOS CONTINUADOS
A Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova vai investir três milhões de euros na construção de uma nova unidade para cuidados continuados de média duração e em 20 residências seniores. Segundo apurou o jornal Reconquista, as novas estruturas pretendem dar “resposta a toda a região”. O concurso público deverá avançar até ao final do mês de Fevereiro e as obras ficarão concluídas um ano depois do seu início. O investimento é de três milhões de euros, tendo o Ministério da Saúde garantido uma comparticipação de 750 mil euros. De acordo com o projecto, a unidade de cuidados continuados terá capacidade para 30 camas, distribuídas por oito quartos individuais e 11 quartos duplos. Já as residências seniores estão assentes em apartamentos T0, dos quais sete são duplos e seis são individuais.


DESTAQUES DO MÊS

ACIPI CRIA NÚCLEOS SOLIDÁRIOS DE PROXIMIDADE
Com o objectivo promover o apoio e acompanhamento de proximidade, prestados por voluntários qualificados, encontram-se em fase de criação os núcleos solidários, um serviço que funcionará sob a coordenação directa da ACIPI, em directa interacção com os Serviços Sociais de cada uma das entidades aderentes. Poderão inscrever-se nestes núcleos todas as pessoas que tenham frequentado os cursos de formação para cuidadores informais, desenvolvidos pela ACIPI, e que estejam que integradas nas entidades que optem por beneficiar deste serviço.
2 de Fevereiro

PORTUGUESES DÃO A TERCEIRA PIOR NOTA ÀS PENSÕES
Oito em cada dez portugueses consideram que o sistema de pensões é mau. Portugal é, aliás, o terceiro país da União Europeia onde os cidadãos estão mais insatisfeitos com as pensões. Só os gregos e os búlgaros atribuem ao sistema uma nota mais baixa, revela o Eurobarómetro divulgado e citado pelo DN. À pergunta "como avalia a actual situação do sistema de atribuição de pensões no seu país?", quase ninguém (0%) respondeu "muito bom". 11% consideram que o sistema é "bom". Para a terceira pior nota contribui o facto de 82% entenderem que é "mau" ou "muito mau", a segunda maior percentagem dos 27 países da UE.
5 de Fevereiro

CORRIDA À REFORMA ANTES DOS 65 ANOS
Há cada vez mais portugueses que optam pela reforma antecipada, mesmo que isso implique uma pensão mais baixa. Só o ano passado foram mais de sete mil a reformarem-se mais cedo, numa tendência que se verifica desde o ano de 2006, noticia o CM. O aumento nestes últimos quatro anos atinge os 34 por cento. Segundo os dados da Segurança Social, o total de portugueses com uma reforma antecipada atingia em Dezembro de 2009 os 150 mil, quando no mesmo mês de 2008 eram 142 mil. Se recuarmos até ao ponto de partida desta corrida, nota-se que entre 2006 e final de 2009 houve mais 38 mil pessoas a engrossarem a lista. São quase oitocentas pessoas por mês a aceitarem uma penalização no valor da reforma para poderem deixar de trabalhar mais cedo. 
8 de Fevereiro

ASSOCIAÇÃO DOS CUIDADORES INFORMAIS DO IDOSO JÁ TEM 450 SÓCIOS
A ACIPI (Associação de Cuidadores Informais da Pessoa Idosa) conta já com mais de 450 associados. A ACIPI foi criada recentemente com o objectivo de dar mais consistência à actividade desenvolvida pelos cuidadores informais, fomentar a inter-ajuda e o sentimento de voluntariado. A Associação está, actualmente, a promover várias acções de formação para cuidadores informais do idoso.
10 de Fevereiro

UM EM CADA QUATRO IDOSOS FOI VÍTIMA DE VIOLÊNCIA EM 2009
Um estudo europeu revela que mais de um quarto da população portuguesa com mais de 60 anos foi vítima de um acto de violência física, psicológica, sexual ou financeira, ao longo do último ano, noticia a TSF. O estudo analisou, pela primeira vez, o fenómeno da violência na terceira idade, e concluiu que 4 em cada 10 idosos portugueses foram alvo de maus tratos, nalgum momento durante a vida. De acordo com Henrique Barros, coordenador do estudo em Portugal, a violência faz parte da vida de muitos idosos no nosso país, verificando-se em cerca de 40 por cento das pessoas que estão na terceira idade. Os maus tratos psicológicos são os mais frequentes, sendo o agressor considerado íntimo da vítima.
15 de Fevereiro

INATEL: TURISMO SÉNIOR COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 3 DE MARÇO
A Fundação INATEL lançou a edição do Programa Turismo Sénior para 2010, com destaque para o programa de animação, onde se incluem alguns eventos integrando as comemorações do centenário da implantação da República, além de cinco rotas com programação temática bem diferenciada. "Rota dos Musicais nos Casinos", "Rota dos Teatros", "Rota das Aldeias Históricas", "Rota da Dança" e "Rota do Mar" são as temáticas sugeridas este ano, noticia o JN. O número de lugares à disposição dos participantes em 2010 passa a ser alargado, nesta fase, para 35 mil portugueses, demonstrando, assim, um exemplo do crescimento progressivo ao longo da existência deste Programa.
22 de Fevereiro

GOVERNO NEGA INTENÇÃO DE AUMENTAR IDADE DA REFORMA
O Governo negou hoje que nas suas propostas para o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) se encontre prevista uma medida para aumentar a idade da reforma dos 65 para os 67 anos, avança a Lusa/DD. "É totalmente falso e sem fundamento a informação de que existe uma intenção por parte do Governo para alargar a idade da reforma dos 65 para os 67 anos", disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.
24 de Fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário