Concerto de Páscoa| ABRIL | 2 |
Ana Quintans sopranoArmando Possante barítonoHakan Rosengren clarineteRobertas Šervenikas direcção musicalOrquestra Metropolitana de Lisboa | Coro Sinfónico Lisboa Cantat Carl Nielsen – Concerto para Clarinete e Orquestra, Op. 57
Gabriel Fauré – Requiem, Op. 48
Os Requiems são celebrações fúnebres do ritual cristão e, na sua expressão musical, consistem no canto de passagens bíblicas e orações referentes à entrada dos mortos nos céus. É por esta razão que nesta Sexta Feira Santa a OML e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat interpretam uma obra desta natureza. Trata-se de uma das partituras mais emblemáticas de Gabriel Fauré. Distingue-se pela sua grande subtileza e proporciona invariavelmente profundos momentos de contemplação. Ouvem-se melodias de cantochão. Depois, o impressionismo que logo se reconhece na linguagem harmónica do compositor francês faz o resto. Escrito em 1888, é um dos Requiems mais originais de todo o século XIX, entrando em ruptura com a tradição romântica. Antes, escuta-se o concerto para clarinete e orquestra do compositor dinamarquês Carl Nielsen, contemporâneo de Fauré. Este concerto foi escrito, todavia, quarenta anos mais tarde e remete para um universo que por vezes se aproxima do modernismo de Stravinski. Um concerto com dois pesos e uma medida única, a batuta do maestro lituano Robertas Šervenikas.
Bilhetes: 5-10€. À venda na sede da Metropolitana, Travessa da Galé 36, à Junqueira, e na Aula Magna no dia do concerto a partir das 17h00.
Bilhetes: 5-10€. À venda na sede da Metropolitana, Travessa da Galé 36, à Junqueira, e na Aula Magna no dia do concerto a partir das 17h00.

Sem comentários:
Enviar um comentário