sexta-feira, 16 de abril de 2010

APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

- Alimentação saudavel nos doentes de Parkinson


- Conferência “Prevenção de quedas nos idosos”

- Cegos ensinam idosos a utilizar computadores

- Alimentação saudavel nos doentes de Parkinson

Posted: 15 Apr 2010 02:50 AM PDT

O “Simple handbook for healthy eating with Parkinson” é um manual editado pela Parkinson’s Association of Ireland e publicado em Janeiro de 2010.

O livro de 32 paginas, apresenta conselhos sobre nutrição para pessoas com Parkinson e receitas simples de boa ingredientes saudáveis. Tem um prefácio escrito por Una Ryan Anderson, (Presidente da Associação) e uma introdução pelo conhecido chef Neven Maguire

Conferência “Prevenção de quedas nos idosos”

Posted: 15 Apr 2010 02:44 AM PDT

A APP está a organizar a Conferência “Prevenção de quedas nos idosos”, a realizar no dia 27 de Abril, no Centro Social e Paroquial do Campo Grande, em Lisboa. A Conferência terá início pelas 18h, terminando pelas 19h.

A Conferência será proferida pelo Exmº Dr. Guimarães Rocha, Ex-Director do Serviço de Ortopedia do Hospital de São José.

A inscrição é gratuíta, e no final será entregue um certificado de presença. Para efectuar a sua inscrição, bastará enviar um e-mail para geral@app.com.pt, referindo o nome, profissão e contacto.
terá início pelas 18h

Cegos ensinam idosos a utilizar computadores

Posted: 14 Apr 2010 02:24 AM PDT

Cerca de 150 idosos de Odivelas estão a aprender a utilizar o computador. A formação é ministrada por cegos ou pessoas com reduzida visão, para mostrar que a informática está ao alcance de quase todos, independentemente da idade e das capacidades.

Numa sala da sede da Vodafone, no Parque das Nações, dez idosos fixam atentamente os ecrãs à sua frente. Maria da Conceição, 61 anos, ainda demora a encontrar as letras que pretende, mas as mãos abertas sob o teclado mostram que reteve os conselhos dos instrutores no sentido de não utilizar apenas os indicadores para escrever no computador, como tende a fazer um iniciado.

E o termo mais correcto para descrever a sexagenária nem sequer é iniciada mas sim estreante. “Nunca tinha usado um computador. Só sabia o que era o teclado e o rato. Até chamei visor ao ecrã”, ri-se Maria da Conceição.

Num só dia, a reformada e outros nove seniores do “Cantinho do Idoso”, uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) da Pontinha, em Odivelas, aprenderam algumas noções de como editar documentos Word, consultar páginas da Net, enviar e-mails e utilizar o Messenger.

Maria da Conceição, que quer aprender a pagar contas e a fazer compras através da internet, ficou tão entusiasmada com o dia passado a teclar que promete dar uso a um computador que tem lá para casa a apanhar pó. “Agora não quero outra coisa. Quando chegar a casa vou ligá-lo. Já não lavo a roupa, é só computador”, brinca.

Também satisfeita, embora já muito “cansada da vista”, está Beatriz Pereira, 69 anos. “Há muitos anos, brincava no computador com o meu marido, a fazer joguinhos. Quando a minha filha saiu de casa, há 13 anos, levou-o”, conta a reformada, em jeito de justificação para já não se lembrar de como se usa a máquina.

A aula foi ministrada por formadores invisuais ou com reduzida visão da Associação Promotora do Ensino dos Cegos. O coordenador Vítor Graça explica que o objectivo é que “toda a gente consiga ter acesso à informação pela net”. E afirma: “A experiência está a ser espectacular, porque criamos uma ligação muito interessante com os idosos, que têm grande vontade de aceder ao conhecimento”.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário