quinta-feira, 15 de abril de 2010

e-Newsletter 2010 AECPES (N.º 03, Abril de 2010)

                          O Ano Europeu promove Encontro Temático em Setúbal

No âmbito do Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, realiza-se, no próximo dia 23 de Abril, pelas 21h00, um Encontro subordinado ao tema "Jovens@Geração.Futuro". A sessão terá lugar no Auditório José Afonso, no Largo José Afonso em Setúbal, dirigido aos cidadãos e cidadãs de todo o distrito.

O Encontro terá as apresentações do tema por Teresa Ricou (Presidente do Chapitô) e António Guterres (Coordenador do Centro de Experimentação Artística do Vale de Amoreira), seguidos dos concertos: Os Paganinus, Alexandra Boga, Vintém, DJIMI e A Fraude Lago Ghetto.
Estreia "Cinema de Bairro", documentário de longa-metragem

No dia 27 de Abril "Cinema de Bairro" vai estrear no Teatro da Trindade em Lisboa.

Um documentário realizado por jovens moradores de bairros sociais de todo o país. Um olhar inocente, cúmplice e real. Histórias de um dia-a-dia desconhecido.

No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Fundação INATEL implementa neste momento o projecto sociocultural "Cinema de Bairro", financiado pelo Instituto da Segurança Social.

Cinco realizadores/formadores da área do cinema documental juntam-se a jovens moradores de bairros sociais do país. Filmar uma história real é o motivo do encontro.

Mais de 20 jovens de bairros de Guimarães, Coimbra, Amadora, Beja e Olhão rompem a sua rotina nem sempre fácil e abraçam a experiência do cinema.

Conduzidos por cineastas como Rui Simões, Pedro Sena Nunes, João Pinto Nogueira, Leonor Areal e Marta Pessoa, o processo decorre de Março a Abril de 2010.
                                       

Encontrão Cidadania e Participação
                              I Encontro da Plataforma P'ra Cidadania das Crianças


O projecto "Plataforma P'ra Cidadania das Crianças" foi criado em Abril de 2008 tendo sido promovido pela Casa Pia de Lisboa, Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa, a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Solicitou-se ainda a adesão de outras instituições do Distrito de Lisboa com responsabilidade em matéria de infância e juventude.
Este projecto tem como objectivo promover uma formação qualificada dos agentes que intervêm junto das crianças e jovens em perigo, com uma formação direccionada para o exercício de uma cidadania activa e participativa.
 Associativismo Jovem e Inclusão

A(s) juventude(s), múltiplas nas suas trajectórias e conjunturas, representam no imaginário colectivo, sob o vocábulo "Juventude", um epíteto de futuro, esperança ou renovação social. Não obstante, há dados que indicam estar cerca de um quarto da população de crianças e jovens, em risco de pobreza e exclusão social. Um desafio fulcral reside, portanto, em dotar, no presente, os jovens, individual e colectivamente - no país, cidade, comunidade local - dos meios e das condições que permitam concretizar os seus objectivos e aspirações, materializando a promessa e as expectativas de cidadania plena, activa, responsável, realizadora.


O Associativismo Jovem - face visível de mais de 1500 entidades - é uma escola de cidadania e expressão de energias livres, pensamento actuante, inovador, união de propósitos e comunidades, representando uma poderosa força transformadora, capaz de promover múltiplas competências, desenvolver comunidades, integrar pessoas, criar cidadãos. É uma escola de vida e para a vida, impregnada num contexto de educação não-formal que entendemos ser uma arma determinante no combate à pobreza e na promoção da inclusão. Nas Associações de Jovens se (re)inventam e (re)valorizam identidades, se promovem acções solidárias, voluntárias, se constroem saberes determinantes, personalidades, pessoas capazes para o exercício laboral ou cívico, ocupando ou (re)definindo os espaços vazios onde germinam, por vezes, abismos, marginalidades, preconceitos. Também por isso, tem crescido o apoio ao movimento associativo jovem e, com os meios ao nosso alcance, enfatizamos o seu poderoso papel social!

Helena Alves

Presidente do Instituto Português da Juventude, I.P. (IPJ

Pobreza e Exclusão: Eu Passo!

No âmbito das acções do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, o Programa Integrado de Educação Formação (PIEC), encontra-se a dinamizar uma estafeta nacional, sob a designação Pobreza e Exclusão: Eu Passo!, que ligará todo o país, levando à passagem de um testemunho de jovem para jovem e por todos os que queiram participar, a título individual ou enquanto elemento de qualquer instituição social que se queira associar (ISS, CPJCR, IPJ, IPSS, Autarquias, Forças de Segurança, Protecção Civil, Programa Escolhas, Escolas, ONG e Associações Juvenis).
Europe 2020.
 A european strategy for smart, sustainable and inclusive growth

European Commission
EC. Brussels, 2010

ASSUNTOS: Desenvolvimento sustentável / Crescimento económico / Crescimento do emprego / Inovação / Sociedade da informação / Coesão económica e social / Estudos prospectivos / Países UE

Quantos caminhos há no mundo?

transições para a vida adulta num bairro social

Fernando Luís Machado, Alexandre Silva
Princípia. Cascais, 2009

ASSUNTOS: Juventude / Passagem à vida adulta / Habitação social / Condições de vida / Grupos desfavorecidos / Integração social / Meio social / Zonas suburbanas


Sem comentários:

Enviar um comentário