terça-feira, 20 de abril de 2010

Mundo Sénior

UM TERÇO DOS ENFERMEIROS REFORMADOS TRABALHA NO PRIVADO


Mais de dois mil enfermeiros aposentados continuam a trabalhar, mas no privado, noticia o DN. Desde 1999, segundo dados do Ministério da Saúde, reformaram-se 7461 enfermeiros. A 31 de Dezembro do ano passado, quase um terço dos que se aposentaram na última década (2045) comunicou à Ordem dos Enfermeiros que pretendia continuar a trabalhar. Tal como sucede com os médicos, muitos vão trabalhar para o privado, acumulando a reforma com o novo vencimento. Muitos acompanham as equipas cirúrgicas em que estavam integrados. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta de Sousa, “podem existir duas explicações para estes números em 2009”, que representam um aumento de cerca de 187% face ao número do ano anterior, quando estavam contabilizados 714 enfermeiros reformados activos. “Por um lado houve alterações ao regime de reformas que l evaram muitos enfermeiros a pedir a aposentação antecipada, alguns com perdas”, diz. Outra razão prende-se com o facto de, em 2008, a Ordem “ter feito um pedido de actualização dos dados dos seus associados”, refere Maria Augusta de Sousa. Segundo os dados do Ministério da Saúde e da Caixa Geral de Aposentações (CGA), desde 1999 aposentaram-se 7461 enfermeiros. Só em 2009, segundo as listas da CGA publicadas em Diário da República, foram 741 os profissionais que se reformaram. Para a bastonária, “muitos são contratados pelos hospitais privados”. Outros “vão trabalhar para lares de terceira idade, por exemplo”. Para o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, “esta é uma situação em tudo semelhante à dos médicos”. “Muitos vão com as equipas cirúrgicas em que estavam integrados para os privados”, confirma José Correia Fernandes.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PERDEM 155 EUROS/MÊS COM REFORMA ANTECIPADA

Os funcionários públicos que se reformaram, este ano, antes da idade legal exigida, perderam, em média, 155 euros mensais no valor da sua pensão, revelam dados do Ministério das Finanças solicitados pelo Diário Económico. De acordo com a mesma fonte, a penalização média das pensões antecipadas atribuídas entre Janeiro e Abril deste ano foi de 12,9%. Assim, e tendo em conta que a pensão média é, segundo a Caixa Geral de Aposentações (CGA), de cerca de 1.200 euros, os funcionários que decidiram deixar a vida activa, perderam em média 155 euros mensais. A penalização por cada ano de antecipação face à idade legal (62 anos e seis meses) é de 4,5%, o que significa que estes funcionários perderam dinheiro ao ficar a pouco mais de dois anos da idade exigida. O valor do corte na pensão, verificado nos primeiros quatro meses de 2010, foi, no entanto, menor do que o registado em todo o ano de 2009, em que a penalização média foi de 13,9%, ou seja 167 euros mensais. Mas esta redução de 155 euros registado entre Janeiro e Abril de 2010 tenderá a tornar-se mais significativa ao longo dos meses, quando os 15.800 pedidos de reforma entrados na CGA no primeiro trimestre - três vezes mais do que no período homólogo - forem autorizados.

MANGUALDE: UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS A FUNCIONAR EM 2011

O antigo hospital de Mangualde vai ser remodelado e adaptado para receber uma Unidade de Cuidados Continuados, que deverá estar a funcionar dentro de um ano. Segundo o Diário de Viseu, o auto de consignação das obras de remodelação e adaptação já está assinado. O protocolo, assinado pela Santa Casa da Misericórdia e pela empresa Oreco, responsável pelos trabalhos, envolve um investimento total de 2,75 milhões de euros, sendo 750 mil euros comparticipados pelo Estado, no âmbito do Programa Modelar. Os restantes dois milhões vão ser “gerados por um pouquíssimo pé-de-meia que a Misericórdia tem e por recurso ao crédito bancário”, explicou o provedor Fernando Almeida. “É um grande empreendimento para Mangualde e uma satisfação para as pessoas de mais idade que daqui a um ano poderão usufruir desta apoio, não tendo a necessidade de s e deslocarem para outros concelhos, podendo, assim, estar perto das suas famílias”, conclui o provedor. A nova Unidade terá capacidade para 38 camas e criará novos postos de trabalho.

BRAGANÇA: IDOSOS RECEBEM MEDICAMENTOS EM CASA

A Junta de Freguesia de Babe, em Bragança, celebrou um protocolo com uma farmácia daquela cidade que permite à população local obter os medicamentos no mesmo dia em que é passada a receita médica e sem terem de sair da aldeia. Segundo o CM, é um projecto pioneiro no concelho, que arrancou ontem, sem custos acrescidos para os habitantes, e que foi pensado especialmente para os mais idosos. Na manhã em que a médica vai à aldeia, uma vez por mês, a junta envia os receituários via e-mail para a farmácia, que no final da tarde entrega em mãos os fármacos aos utentes. Um serviço de proximidade muito bem recebido pelos habitantes.
 
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior




Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril
PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280
[fax] +(351) 214 667 289

Sem comentários:

Enviar um comentário