ESTUDO NACIONAL ANALISA COMPORTAMENTO DOS CONDUTORES SENIORES
Dez idosos do concelho de Braga deram ontem o seu contributo para o primeiro estudo nacional sobre riscos de desempenho e comportamento dos condutores seniores. O inquérito à pequena amostra de condutores com mais de 60 anos de idade fez parte do seminário de sensibilização promovido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Associação ‘Zona Segura’ e Conselho Municipal de Reformados, Pensionistas e Idosos de Braga, noticia o Correio do Minho. O seminário, que prossegue segunda-feira, é um dos 48 que decorrem desde o início de Abril em vários pontos do país, no âmbito do projecto “Condutor Sénior”, um dos vencedores do concurso de prevenção rodoviária lançado em 2009 pelo Ministério da Administração Interna, ANSR e Instituto de Seguros de Portugal. O estudo visa a caracterização do condutor sénior, nomeadamente a identificação das limitações com que o mesmo se confronta na condução de veículos motorizados. Pretende-se também apurar a opinião dos idosos sobre medidas necessárias para diminuir o número de acidentes envolvendo condutores e peões com 60 ou mais anos. Segundo a ANSR, 40,2 por cento das vítimas de acidentes de viação nesta faixa etária são condutores de veículos ligeiros e 35,7 por cento são peões. De acordo com dados de 2007, 40 por cento da população com mais de 65 anos está habilitada a conduzir. Da acção de sensibilização realizada na câmara de Braga constaram rastreios auditivos e visuais aos participantes.
DEPOIS DAS CRIANÇAS, TERRA DOS SONHOS AJUDA IDOSOS
Desde a sua criação, em Junho de 2007, a Terra dos Sonhos realizou 163 sonhos a crianças com doenças crónicas ou em estado avançado, numa média de um sonho por semana. Agora, espera duplicar para meio milhão de euros o dinheiro angariado e conseguir realizar dois sonhos por semana, noticia o Público. E, desta vez, não se trata apenas de crianças. A Terra dos Sonhos deverá iniciar em Junho um projecto com cerca de 70 idosos de um lar em Marvila, Lisboa, pertencente à Fundação D. Pedro IV. “Seleccionámos um grupo de idosos, vamos fazer agora o levantamento dos seus sonhos que são, por exemplo, reencontrar algum familiar, regressar a algum sítio ou viver uma experiência que nunca viveram”, diz Frederico Fezas Vital, que ocupa o cargo de principal dreamer (sonhador principal) da associação. Falta apenas fechar o acordo com uma empresa que financie o projecto. A associação espera angariar 500 mil euros este ano, o dobro face a 2009. Com 1100 voluntários e parceiros regulares como a Caixa Geral de Depósitos, o Grupo José de Mello, o BBVA ou a Delta, a Terra dos Sonhos já se internacionalizou e tem em curso um projecto de educação, cultura e desporto numa favela do Rio de Janeiro.
GRIPE: IDOSOS VÃO RECEBER VACINA CONTRA TRÊS ESTIRPES
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) vai relançar em Portugal a campanha de vacinação contra a gripe A no Outono, quando se espera que o vírus volte a circular em Portugal. “Em princípio, este Outono vai haver duas vacinas contra a gripe. Os idosos vão receber a que protege contra três estirpes (trivalente) e os mais novos, os grupos de risco identificados para a nova gripe, vão tomar a vacina monovalente, que protege apenas contra o H1N1", explicou ao DN a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas. Geralmente, apenas os mais velhos, grávidas e doentes crónicos têm indicação para tomar a vacina contra a gripe sazonal - e este ano esta já vai proteger também do H1N1, uma vez que se calcula que este seja o vírus dominante no Outono. Isto porque os mais jovens, mesmo quando infectados, ultrapassam a doença com fragilidade. No entanto, como a n ova gripe afecta sobretudo os mais novos, causando complicações inesperadas até em pessoas saudáveis, a DGS deverá manter a indicação para os grupos de risco serem imunizados. A DGS alerta ainda que os portugueses que vão viajar para países do hemisfério sul, como o Brasil, onde se vive agora o Outono, devem vacinar-se contra o vírus H1N1. É que a gripe A já desapareceu da Europa, mas voltou a aparecer nos países onde se está na estação fria.
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril
PORTUGAL[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280
[fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário