sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mundo Sénior

MADEIRA VAI CONSTUIR 17 FOGOS PARA IDOSOS DESALOJADOS
O presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira informou que, além dos primeiros 50 fogos que serão agora disponibilizados para realojamento definitivo de desalojados do temporal, serão adquiridos mais 35 e construídos 17 destinados especificamente a idosos. Segundo a Lusa/SIC, Paulo Atouguia garantiu que a primeira intervenção para realojar temporariamente as famílias a partir dos centros de acolhimento, que foram montados logo após as cheias de 20 de Fevereiro, “está praticamente concluída”. “No Funchal prevemos adquirir mais 35 fogos de habitação a custos controlados com a apoio do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana para realojamentos das famílias”, anunciou Paulo Atougia, acrescentando estar também em “fase de conclusão o projecto para construção de 17 fogos tipologia T1 destinados especificamente a idosos qu e mantêm a autonomia e estão neste momento em situações provisórias em lares”.
BARREIRO: UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS RECEBE PRIMEIROS DOENTES
A Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, a primeira na Península de Setúbal, recebeu ontem os primeiros doentes e será inaugurada pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, a 27 de Abril. A Unidade tem 8 quartos individuais, com instalações sanitárias e duches adaptados a pessoas com mobilidade condicionada. “Brevemente, prevê-se o aumento da lotação desta Unidade para 10 camas. De referir, ainda, que a Instituição está em negociações com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para, posteriormente, duplicar o número de camas”, refere o hospital em comunicado. A equipa da Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar é constituída por uma médica e oito enfermeiros, com formação avançada em cuidados paliativos, e ainda sete auxiliares de acção médica e uma administrativa. Conta tamb ém com o apoio de uma nutricionista, uma psicóloga, uma assistente social, uma fisioterapeuta, uma farmacêutica e de guia espiritual. “Os cuidados paliativos constituem uma resposta organizada do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, à necessidade de tratar, cuidar e apoiar activamente utentes com doença prolongada, incurável e progressiva e as suas famílias”, acrescenta o documento.

DESTAQUES DA SEMANA

ESTUDO NACIONAL ANALISA COMPORTAMENTO DOS CONDUTORES SENIORES
Dez idosos do concelho de Braga deram ontem o seu contributo para o primeiro estudo nacional sobre riscos de desempenho e comportamento dos condutores seniores. O inquérito à pequena amostra de condutores com mais de 60 anos de idade fez parte do seminário de sensibilização promovido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Associação ‘Zona Segura’ e Conselho Municipal de Reformados, Pensionistas e Idosos de Braga, noticia o Correio do Minho. O estudo visa a caracterização do condutor sénior, nomeadamente a identificação das limitações com que o mesmo se confronta na condução de veículos motorizados. Pretende-se também apurar a opinião dos idosos sobre medidas necessárias para diminuir o número de acidentes envolvendo condutores e peões com 60 ou mais anos.

UM TERÇO DOS ENFERMEIROS REFORMADOS TRABALHA NO PRIVADO
Mais de dois mil enfermeiros aposentados continuam a trabalhar, mas no privado, noticia o DN. Desde 1999, segundo dados do Ministério da Saúde, reformaram-se 7461 enfermeiros. A 31 de Dezembro do ano passado, quase um terço dos que se aposentaram na última década (2045) comunicou à Ordem dos Enfermeiros que pretendia continuar a trabalhar. Tal como sucede com os médicos, muitos vão trabalhar para o privado, acumulando a reforma com o novo vencimento. Muitos acompanham as equipas cirúrgicas em que estavam integrados.

REFORMADOS VÃO TER SUBSÍDIO PARA VIAJAR NA EUROPA
Em Portugal, como na União Europeia, ser turista vai passar a ser um direito. Idosos com mais de 65 anos, pensionistas, jovens entre os 18 e 25 anos, famílias com “dificuldades sociais, financeiras ou pessoais” e portadores de deficiência, todos poderão vir a beneficiar de férias com um subsídio da Comissão Europeia, que pode cobrir até 30% das despesas, noticia o jornal i. A expansão do turismo social, proposta pelo comissário europeu da Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, será posta prática até 2013 e conta com o apoio do governo de José Sócrates. Em Portugal, o turismo sénior apoiado também já é uma realidade com bons resultados, aponta Vítor Ramalho, presidente do Inatel, instituição que mobiliza 80 mil pessoas por ano em viagens.

Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior



Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril
PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280
[fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário