RINITE ALÉRGICA AFECTA 30 POR CENTO DOS IDOSOS
Mais de 30% dos idosos portugueses sofrem de rinite alérgica, sendo esta uma das patologias de maior prevalência entre os 65 e os 95 anos. Atinge a população sénior com diversos graus de gravidade e, em perto de metade dos casos moderados a graves, desenvolve-se também uma sintomatologia asmática. Somadas, estas duas patologias constituem um perigo real para a saúde nesta faixa etária, já de si mais fragilizada, escreve o alergologista Mário Morais de Almeida num artigo de opinião publicado no Sol. O problema é estrutural e abrange todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos. Sintomas como espirros repetidos de manhã, nariz entupido, corrimento nasal, comichão no nariz, olhos vermelhos e/ou doridos, com comichão ou lacrimejantes, tosse e dificuldade em respirar, fazem parte do dia-a-dia de grande parte da população. No caso dos idoso s, esta situação assume contornos ainda mais preocupantes, salienta o especialista. De acordo com o estudo ARPA Seniores, estima-se que apenas 40% dos indivíduos entre 65 e os 95 anos estejam devidamente diagnosticados e tratados, o que significa que uma percentagem bastante significativa deste grupo etário não está a beneficiar do adequado acompanhamento terapêutico.
CALOR ELEVADO PARA A ÉPOCA PODE SER PREJUDICIAL PARA IDOSOS E DOENTES
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para a necessidade de adopção de cuidados especiais, “principalmente com crianças, idosos e doentes crónicos”, devido à previsão de temperaturas elevadas, que podem ser “gravosas” nesta época do ano. De acordo com informação do Instituto de Meteorologia, estão previstos, para os próximos dias, valores da temperatura máxima acima dos valores habituais para a época, assim como níveis de radiação ultravioleta muito altos. “A ocorrência de temperaturas elevadas antes da época estival pode revelar-se particularmente gravosa para a saúde humana, em particular para o sistema cardiovascular, em virtude de não ter ocorrido um processo gradual de adaptação do organismo humano”, refere a DGS no site oficial. Por esse motivo, a Direcção-Geral da Saúde alerta a população e as entidades r esponsáveis para a necessidade de cuidados especiais, nomeadamente com as crianças, a população idosa e com pessoas portadoras de patologias crónicas relacionadas com os sistemas cardiovascular e respiratório, sublinha a Lusa/SIC. Recomenda ainda a ingestão frequente de água ou sumos naturais sem adição de açúcar, a permanência em locais frescos nos períodos de maior calor, a utilização de protector solar, roupa que evite a exposição directa ao sol, chapéu de abas largas e óculos escuros.
APAV: VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS ESTÁ A AUMENTAR
A violência contra idosos tem vindo a ganhar expressão na sociedade portuguesa, noticia o Correio do Minho. Este tema esteve em análise numa palestra conduzida por Marta Gonçalves, do Gabinete de Atendimento de Braga da Associação de Apoio à Vítima. As estatísticas sobre a temática (2007 e 2008) indicam que o número de pessoas que recorreram aos serviços da APAV aumentou em cerca de 20,7%, passando de 656 para 792 utentes. Em 2009, a APAV assinalou 642 pessoas idosas vítimas de crime, 13 por semana (média de dois por dia). Marta Gonçalves diz que a problemática sempre existiu, “só que agora as pessoas têm menos medo de denunciar a situação. Há vários sinais que podem indicar que o idoso pode estar a ser vítima de violência física ou psicológica. Os indicadores podem ser sinais físicos (queimaduras, ferimentos), sexuais (auto-mutila ção, infecções genitais), comportamentais ou psicológicos (confusão, medo) e financeiros (desaparecimento de bens, alteração de testamento). Quem mais denunciam estes casos são, segundo Marta Gonçalves, pessoas próximas ao idoso ou mesmo familiares. “Muitas pessoas optam pela denúncia anónima, não querem dar a cara nem intrometer-se na situação”, refere. “Podemos dar apoio psicológico, social ou jurídico. Tentamos encaminhar e informar as pessoas dos seus direitos”.
ALENTEJO É TEMA CENTRAL DE EXPOSIÇÕES E ACTIVIDADES EM BEJA
Exposições de fotografia sob os temas “O Idoso no Alentejo” e “Viver no Alentejo, Ontem, Hoje e Amanhã”, constituem algumas das actividades levadas a cabo, entre 28 e 30 de Abril, pelos Cursos de Agente em Geriatria e Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, promovidos pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, em Beja. Ao longo de três dias ocorrerão no NERBE/AEBAL - instalações onde decorrem os referidos cursos - diversas actividades lúdicas e de animação, destinadas tanto a crianças como a idosos, refere a Rádio Planície. A iniciativa tem como objectivos o reforço da ligação dos Cursos EFA à comunidade, a valorização dos formandos e a sua futura inserção na vida activa.
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior Avenida General Carmona, nº1, 3ºH 2765-207 Estoril | PORTUGAL [tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289 geral@mundosenior.pt |
PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280
[fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário