ANA JORGE PROMETE GRANDE APOSTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS
A ministra da Saúde afirmou ontem que 2010 será o ano de “maior lançamento” das unidades de cuidados paliativos no país e que vai aumentar para o dobro o número de camas em serviços de internamento deste tipo. Ana Jorge falava no Barreiro, durante a inauguração da Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo: “Na zona norte do distrito de Setúbal esta é a primeira unidade nestas condições de internamento, com oito camas, que a curto prazo vão passar a dez e depois o hospital pode vir a aumentar ainda a sua capacidade de internamento em cuidados paliativos”, disse. Segundo a Lusa/DD, a ministra considerou que 2010 será o ano de “maior lançamento das unidades para cuidados paliativos” em Portugal: “Tínhamos em funcionamento 119 camas e vamos passar quase para o dobro no final do ano em unidades de internament o”.
SOCIEDADE DEVE REFLECTIR SOBRE DIREITOS SEXUAIS E AFECTIVOS DE IDOSOS
A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação pretende que a sociedade reflicta sobre os direitos sexuais e afectivos dos cidadãos mais velhos e das pessoas com deficiência, uma questão que considera dizer respeito a todos. No final da reunião do Conselho Consultivo das Famílias, que ontem decorreu em Lisboa, Idália Moniz disse à Lusa/Público ter proposto lançar a discussão sobre este tema, tal como acerca de dois outros assuntos: a prevenção de situações de risco no contexto familiar e a privação filial e alienação parental. "Os direitos sexuais e afectivos dos mais velhos, tal como a prevenção e informação sobre disfunções sexuais, não podem ser apenas questões da família e dos cuidadores", o mesmo sucedendo para os cidadãos com deficiência, referiu a governante. "São temas de todos nós", realçou Idália Moniz, acrescent ando tratar-se de questões que não são muito faladas e exigem mudanças de mentalidade. O Conselho Consultivo das Famílias, que se reúne duas vezes por ano, é um órgão de natureza consultiva, na tutela do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que visa promover e garantir a participação da sociedade civil no processo de avaliação, concepção e execução das políticas com impacto nas famílias.
LISBOA RECEBE ACÇÃO DE PREVENÇÃO DOS ANEURISMAS DA AORTA ABDOMINAL
A Academia Seniores de Lisboa vai ser anfitriã de uma palestra de sensibilização para os aneurismas da aorta abdominal, no âmbito da campanha nacional Aorta é Vida. A sessão terá lugar hoje, a partir das 16h30, no Centro Cultural e Recreativo dos Coruchéus, no cruzamento da Rua Alberto Oliveira com a Rua António Patrício. Segundo o coordenador nacional da Campanha, João Albuquerque Castro, “esta iniciativa tem como objectivo divulgar os principais factores de risco dos aneurismas da aorta abdominal, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas”. A participação na palestra é gratuita e está aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da campanha em www.aortaevida.com.
BRAGA: GOVERNO CIVIL QUER LIGAR IDOSOS A FILHOS EMIGRADOS NA EUROPA
O governador civil de Braga pretende alargar, à escala europeia, o uso gratuito dos telemóveis que estão a ser entregues aos idosos do distrito, uma medida que visa contribuir para um maior relacionamento entre os idosos os seus familiares emigrados no espaço europeu. “Estamos, neste momento, em negociações com a Secretaria de Estado da Emigração para abrir uma nova via de contacto entre os nossos idosos e os seus familiares que estão a trabalhar nos diversos países da União Europeia”, disse Fernando Moniz, explicando que o projecto de alargar o uso gratuito dos telemóveis que integram rede Iniciativa Segurança em Idade Maior se deve ao facto de o distrito de Braga ser uma das regiões com uma alta taxa de emigração. O governador civil Fernando Moniz falava na cerimónia da entrega de 386 novos telemóveis a idosos do concelho de Barcelos, qu e ontem decorreu no pavilhão municipal barcelense, noticia o Diário do Minho.
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril
PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280
[fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário