terça-feira, 13 de abril de 2010

Mundo Sénior 13 Abril 2010




DIETA RICA EM PEIXE, NOZES E VEGETAIS AJUDA A PREVENIR ALZHEIMER


Uma dieta rica em azeite, nozes, peixe e alguns frutos e vegetais pode ter um efeito significativo na prevenção da doença de Alzheimer, revela um estudo realizado nos Estados Unidos. O estudo feito por uma equipa coordenada por uma investigadora da Universidade da Columbia, em Nova Iorque, foi publicado na revista especializada Archives of Neurology. A equipa acompanhou mais de duas mil pessoas saudáveis com mais de 65 anos durante quatro anos e foi realizando testes regulares para despistar sinais da doença. Os investigadores concluíram que as pessoas com menor probabilidade de desenvolverem a doença eram aquelas que consumiam menos carnes vermelhas e produtos de charcutaria com gordura. Pelo contrário, essas pessoas tinham uma dieta rica em molhos com base de azeite e comiam diversos vegetais, carne de aves, nozes e diversas frutas. “O estudo vem d emonstrar que uma alimentação saudável rica em produtos antioxidantes parece promover alguma protecção neuronal e isso é um aspecto importante em várias neurodegenerativas”, disse à TSF o director do curso de Medicina da Universidade do Minho, Nuno Sousa.


PARLAMENTO HOLANDÊS VAI DEBATER SUICÍDIO ASSISTIDO DE IDOSOS


O Parlamento holandês vai debater uma lei que permite a pessoas com mais de 70 anos o suicídio legal assistido por profissionais de saúde, informou a rádio pública. O grupo “Of Our Own Free Will” (Por nossa livre vontade) recolheu 125 mil assinaturas, muito mais do que as 40 mil necessárias para levar a proposta à câmara baixa do Parlamento. Para a eutanásia (aprovada em 2001 na Holanda) são precisas várias opiniões de profissionais atestando que o paciente tem “um sofrimento irreprimível”, mas para o suicídio legal assistido basta provar que o desejo de morrer não se deve por exemplo a uma depressão provisória ou a pressões e que o consentimento completo foi avaliado por diferentes profissionais, refere a Lusa/DD.


AÇORES: TEATRO ALERTA IDOSOS PARA QUESTÕES DE SEGURANÇA

O grande objectivo desta iniciativa é dar a conhecer aos idosos, através do teatro e da música, várias técnicas que servem para evitar roubos e burlas. Ao mesmo tempo, pretende-se dar conselhos práticos de segurança para que os idosos possam impedir assaltos nas suas residências, refere a RTP Açores. “Cautelas Contra o Crime – Se Pode Complicar para quê Facilitar?” é o tema geral do espectáculo que o Coliseu Micaelense recebe amanhã, 14 de Abril, a partir das 14h20. O espectáculo, inserido no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, é promovido pelo Comando Regional da Polícia de Segurança Pública e pelo Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada da Associação de Apoio à Vítima dos Açores (APAVA).


TERMAS DO ESTORIL REABREM COM APOSTA VARIADA NAS TERAPÊUTICAS

A partir de hoje já é possível à comunidade clínica voltar a prescrever tratamentos hídricos medicinais no Estoril. Há muita oferta em todo o país e para as mais variadas patologias, mas tamanha disponibilidade nunca se situou tão perto dos residentes na Grande Lisboa quanto agora, noticia o Público. As Termas do Estoril, que reabriram ontem, após quase meio século fechadas, estão referenciadas há pelo menos três séculos, e são indicadas para a prevenção e tratamento de doenças respiratórias, músculo-esqueléticas e dermatológicas. A redescoberta do lençol termal a 34ºC, que se presume ter origem na serra de Sintra, traz a Grande Lisboa de volta ao mapa dos banhos termais - as termas mais próximas situam-se nas Caldas da Rainha. “Águas termais a 34ºC é coisa que o Estoril não podia desperdiçar”, adiantou o administrador Pedro Gracia. O Presidente da República, Cavaco Silva, apadrinhou a inauguração do complexo, um moderno edifício da autoria do arquitecto Manuel Gil Graça, na Avenida de Nice, no Estoril. No seu conjunto, é um Wellness Center, mas divide-se em complexo termal com valências terapêuticas - as Termas Estoril -, e num centro de bem-estar, um spa da cadeia internacional Banyan Tree. Com um período de construção de três anos e um investimento de 25 milhões de euros (parte dos quais financiados por verbas do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional e do Turismo de Portugal), o complexo de quatro pisos representa a criação de 50 postos de trabalho directos e mereceu elogios do chefe de Estado, que destacou o contributo que a nova infra-estrutura dará à região de Estoril/Cascais.
 




Esta Newsletter é uma edição de Mundo Séniorimage008

Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril | PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289

geral@mundosenior.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário