quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mundo Sénior 07 Julho 2010

LIGA PORTUGUESA ESCLARECE SENIORES NAS PRAIAS ALGARVIAS

Esclarecer os jovens e a população sénior, grupo em que tem aumentado o número de infecções pelo HIV, é a missão de uma equipa da Liga Portuguesa contra a Sida que durante esta semana estará nas praias algarvias, noticia a Lusa/SOL. Ao abrigo da iniciativa “Prevenção em Zonas Quentes”, técnicas daquele organismo vão estar em praias dos concelhos algarvios de Faro e Loulé para prestar informações sobre a sida e distribuir preservativos. Na tenda montada na praia de Faro serão distribuídos folhetos informativos, preservativos masculinos e femininos e brindes, estando também prevista a realização de algumas actividades. Perante a abordagem das técnicas da Liga Portuguesa contra a Sida as pessoas mostram-se tímidas e na sua maioria afirmam estar bem informados contra os riscos da doença e formas de protecção. Contudo, muitas pessoas a inda continuam a ter a percepção errada de que a Sida está mais associada aos jovens e aos grupos de risco e que “só acontece aos outros”, explica Daniela Fonseca. Por isso é que o público-alvo a atingir não tem limite de idades, pois qualquer pessoa com uma vida sexual activa está exposta à doença se não se proteger, acrescentou. Segundo a responsável, tem vindo a registar-se um aumento da incidência da doença nos heterossexuais e também nas pessoas acima dos 50 anos de idade, o que faz com que as campanhas tenham de ser mais abrangentes. Outra técnica da Liga, que trabalha com a população sénior, lembra que a maioria das pessoas acima dos 50 anos não esteve tão exposta a campanhas de prevenção, pelo que muitas vezes tem pouca informação sobre a sida. “Há pessoas com percepções de risco muito baixas, pensam que é um problema dos mais novos”, diz Ana Filipa, considerando que a situação nesta faixa etária é preocupante devido ao aument o da incidência do vírus.

NICOLAU BREYNER APADRINHA CAMPANHA CONTRA DOENÇAS DA PRÓSTATA

A Associação Portuguesa de Urologia (APU) está prestes a realizar mais uma edição da Semana Europeia das Doenças da Próstata, iniciativa que este ano será apadrinhada pelo actor Nicolau Breyner. A campanha decorrerá de 13 a 17 de Setembro em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro e tem como principal objectivo alertar os homens com mais de 50 anos a consultarem anualmente o seu médico de família, no sentido de prevenir o aparecimento deste tipo de patologias, que surgem maioritariamente a partir desta idade e têm um desenvolvimento lento e silencioso. A campanha de sensibilização consistirá na implementação de tendas informativas que contarão com a presença de médicos e enfermeiros das 10h às 17h, disponíveis para esclarecer os portugueses sobre as doenças da próstata e sinais de alerta. As tendas serão colocadas em praças públicas em Lisboa (13 e 14 de Setembro), em Faro (15 de Setembro), em Coimbra (16 de Setembro) e no Porto (17 de Setembro). Serão ainda distribuídos folhetos com informação sobre este tipo de patologias em farmácias e centros de saúde, de norte a sul do país. Nicolau Breyner, diagnosticado com cancro da próstata em 2009 abraçou de imediato esta campanha da APU e partilha a sua experiência: “Quero dar uma mensagem de esperança, confiança na medicina, nas pessoas e, pelo menos no meu caso que sou católico praticante, em Deus. Esse terror de termos um cancro... estes factores ajudam-nos a ultrapassar essa fase. Com um cada vez maior avanço da ciência e métodos de tratamento, hoje mais evoluídos e eficazes, ficamos mais confiantes.” De acordo com um estudo europeu publicado em Março de 2009 no The New England Journal of Medicine, o diagnóstico precoce do cancro da próstata reduz a mortalidade em 20%. No entanto, apesar deste facto, 50 a 70% dos homens que chegam à consult a de urologia apresentam doença localmente avançada. A vergonha em partilhar os sintomas de natureza sexual, o receio de ser submetido a exames constrangedores e a ideia de que os problemas urológicos são um fenómeno natural do envelhecimento são alguns dos factores que condicionam a idas ao médico. Em Portugal, o cancro da próstata ocupa o terceiro lugar da incidência de doenças oncológicas e o segundo em taxa de mortalidade, sendo responsável por cerca de 1800 mortes, por ano.


CALOR LEVA IDOSOS ÀS URGÊNCIAS

O calor chegou e está para ficar pelo menos até amanhã, com a Autoridade Nacional de Protecção Civil a prolongar o alerta amarelo para todos os distritos de Portugal continental. O mercúrio dos termómetros chegou mesmo a ultrapassar os 40 graus em cinco capitais de distrito – Santarém, Beja e Évora com 41 graus, Setúbal com 42 e Lisboa com 40. Os pontos mais quentes do País foram Amareleja (Moura), com 42 graus, e Alcácer do Sal e Coruche, com 43, escreve o CM. Na região Centro, os hospitais de Santarém e da Guarda registaram um aumento da afluência às Urgências provocado pelo calor. Só ontem deram entrada no Hospital de Santarém oito idosos com sinais de desidratação, que ficaram algumas horas a receber soro. “Estamos no terceiro dia e houve um ligeiro aumento. Se as temperaturas elevadas se mantiverem a situação pode agravar-se”, disse ao CM José Marouço, director clínico do Hospital de Santarém. Na Guarda, fonte hospitalar deu conta de um “aumento substancial na afluência”, sobretudo de pessoas idosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário