quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Newsletter Mundo Sénior 26 Agosto 10









Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

DESPESA COM COMPLEMENTO PARA IDOSOS SUBIU 20%
Apesar de os dados de execução orçamental confirmarem uma subida das receitas até Julho, a despesa com as prestações sociais cresceu mais do que era previsto. Até Julho, a Segurança Social pagou mais 719 milhões de euros em prestações sociais do que no mesmo período do ano passado. Só no subsídio de desemprego, os gastos aumentaram quase 19%. Nos primeiros sete meses do ano, o custo com subsídios de desemprego ultrapassou os 1340 milhões. São mais 215 milhões de euros do que em 2009, um reflexo da crise económica e da subida do desemprego. A despesa com o complemento solidário para idosos também aumentou, mais de 20%, o que se traduz num custo para os cofres do estado de mais de 153 milhões de euros. O Rendimento Social de Inserção registou um aumento de 15,8% para os 333 milhões. Os custos de formação profissional cresceram mais de 65% para 695 milhões e em pensões foram pagos mais 321 milhões de euros do que no ano passado. Apesar de os custos terem subido, a Segurança Social manteve o saldo positivo e até registou uma melhoria de 9,4 milhões de euros, que foi suportada pelo crescimento das receitas, noticia a Agência Financeira.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE DISPONÍVEL NO PRÓXIMO MÊS
A vacina da Gripe Sazonal irá incluir este ano a protecção contra a Gripe A. Uma vacina que estará disponível a partir de 15 de Setembro. À Rádio Vizela, o médico António Baleiras Fernandes, coordenador da Unidade de Saúde Familiar Physis do Centro de Saúde de Vizela, afirmou que a procura da vacina por parte dos vizelenses “ainda não teve início” e que “o interesse das pessoas só começa a partir de meio de Setembro”. O médico aconselha a vacinação às pessoas com algumas fragilidades e também às pessoas que exerçam profissões que não possam adoecer. Assim, a população poderá consultar os médicos a partir de 15 de Setembro e no início de Outubro as vacinas já estarão disponíveis nos locais habituais.

BRAGANÇA: CRUZ VERMELHA DISPONIBILIZA APOIO DOMICILIÁRIO A IDOSOS
No próximo mês, o concelho de Bragança deverá contar com uma equipa de voluntários para apoio domiciliário a idosos e pessoas carenciadas. A iniciativa é da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em parceria com a câmara municipal. “Vamos criar uma equipa de voluntários que terão o cuidado de visitar pessoas que vivam sozinhas, que tenham dificuldades de mobilidade” explica à Rádio Brigantia o presidente da delegação de Bragança da CVP, acrescentando que “é um projecto piloto em parceria com os serviços de acção social da câmara municipal e que será uma mais valia”. No âmbito do Ano Internacional da Luta Contra a Pobreza, a instituição distribuiu seis contentores pela cidade para recolha de roupa e calçado que depois será entregue aos mais carenciados. “Temos seis contentores para recolha de roupa, calçado, brinquedo s e material escolar que depois vai ser tratados e reencaminhado para quem mais precisa” refere Joaquim Queirós. “Estão localizados em pontos estratégicos da cidade como é o caso da Braguinha, Eixo Atlântico, hospital, câmara municipal, na nossa delegação e junto ao IPB” revela, acrescentando que “numa fase posterior, talvez junto dos hipermercados também sejam bons locais”.

PPR COM MAIOR ADESÃO ENTRE OS PORTUGUESES
A actividade seguradora representou 5% do PIB nacional só no primeiro semestre deste ano. Em crescimento, a produção de seguro directo - que inclui prémios relativos a contratos em vigor e a subscrição de novos seguros - aproximou-se dos 8 mil milhões de euros, o que representou um aumento de 24,3% face ao mesmo período de 2009, altura em que fixou em cerca de 6,4 mil milhões. Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP), relativos aos primeiros seis meses do ano, esta evolução foi, sobretudo, impulsionada pelo aumento de 34,1% no ramo Vida (seguros de vida, seguros ligados a fundos de investimento colectivo, operações de capitalização, fundos de pensões, entre outros), atingindo os 6.123 milhões de euros. No total, os seguros do Ramo Vida pesam já 76,7% no total da carteira de seguros. Neste ramo, o crescimento mais significativo verificou-se nos seguros de vida não ligados a fundos de investimento (mais 53%). Porém, o grande destaque recai nos prémios de Planos Poupança Reforma (PPR) que têm cada vez maior adesão por parte dos portugueses. De Janeiro a Junho, o volume de prémios subiu 29%.

Sem comentários:

Enviar um comentário