Segunda-feira, 30 de Agosto de 2010
PORTUGUESES RECEBEM EM MÉDIA 397 EUROS DE REFORMA
A média das pensões pagas pela Segurança Social nos primeiros seis meses do ano foi de 397,17 euros por mês, escreve o CM citando dados oficiais. Os 397 euros ficam perto do limiar da pobreza, fixado em 2008 nos 354 euros. É em Bragança que as reformas são mais baixas: 293,60 euros. Já em Lisboa o valor médio é de 716,94 euros. As diferenças não são apenas a nível regional, também quando se trata de sexo a discrepância é elevada. Os homens recebem, em média, uma pensão de 506,81 euros; já entre as mulheres, a reforma média é de 300,45 euros. No primeiro semestre reformaram-se cerca de 18 mil pessoas, na sua maioria por falta de trabalho. No total, há 1,8 milhões de reformados, dos quais 53% são do sexo feminino.
IMIGRAÇÃO: NOVO PLANO DE INTEGRAÇÃO DÁ ATENÇÃO AOS IDOSOS
Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural considera que o segundo Plano de Integração para os imigrantes é “ambicioso e realista”, destacando a intervenção nos idosos e na diversidade cultural. O novo plano, aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 12 e em vigor até 2013, é o segundo do género, mas “não deixa de ser ambicioso, actual e realista perante a realidade do nosso país”, afirmou Rosário Farmhouse. Com 90 medidas propostas divididas por 17 áreas de intervenção diferentes, o plano abrange 14 ministérios e a sua execução será avaliada com base nos “indicadores e metas concretas” de cada medida, refere o DD. Rosário Farmhouse destacou como novidade a intervenção junto dos idosos imigrantes, uma população que sofre por vezes de uma dupla exclusão. “Fomo-nos apercebendo de que alguns imigran tes que chegaram na década de 1960, já numa idade madura, neste momento são idosos e muitos deles ficaram numa situação de exclusão social, quer fosse por desconhecimento [de medidas de apoio], por terem ficado isolados ou por já não terem família”, indicou. A intervenção do plano será para lhes dar “acesso a informação” porque “podem perfeitamente ser [cidadãos] portugueses porque reúnem as condições mas nunca chegaram a tratar disso”, afirmou. “É uma faixa etária um pouco nova para nós”, salientou, porque o fluxo de imigrantes para Portugal continua a ser “jovem, entre os 30 e os 40 anos”. Além dos idosos, o novo plano tem medidas para promover “a diversidade e a interculturalidade”, consideradas “extremamente importantes” numa altura de “crise económica profunda”, para “prevenir movimentos discriminatórios, racistas e xenófobos”, afirmou Rosário Farmhouse.
CDS AVANÇA COM PROJECTO DE LEI DE BASES DOS CUIDADOS PALIATIVOS
Paulo Portas anunciou que a “primeira proposta” do CDS na próxima sessão legislativa visa a aprovação no Parlamento de uma Lei de Bases dos Cuidados Paliativos, noticia a RTP. “Apresentarei na próxima semana um projecto. Numa matéria tão sensível como esta, trabalharemos com certeza para o consenso”, disse o presidente do CDS num comício em Aveiro. Em Portugal, “tantas vezes não há qualidade no fim da vida. O CDS comprometeu-se a um combate: dotar Portugal de um sistema moderno, civilizado, de Cuidados Paliativos”.
ALGARVE: ACÇÃO DE FORMAÇÃO “A SEXUALIDADE NO IDOSO” EM SANTA LUZIA
A Âncora – Associação Centro Comunitário de Santa Luzia promove dia 18 de Setembro, entre as 9:30 e as 17:00 horas, uma acção de formação sobre “A Sexualidade no Idoso”. A iniciativa é dirigida “aos profissionais que trabalham, directa ou indirectamente, na área da terceira idade do concelho de Tavira”, refere o Região Sul. Esta acção insere-se no projecto “Do Outro Lado: a Saúde Mental dos Mais Velhos”, um projecto da Âncora com o apoio do Alto Comissariado da Saúde, visando “o desenvolvimento de um conjunto de acções no âmbito da prevenção e intervenção da saúde mental da população sénior tavirense”. Mais informações estão disponíveis através dos números 281 381 978 e 91 762 66 08 ou do endereço dooutrolado.projecto@gmail.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário