O esforço da Fundação da Juventude em contribuir para a recuperação do Património e a revitalização da baixa do Porto foi reconhecido com o Prémio João de Almada, com a reabilitação do Palácio das Artes - Fábrica de Talentos um novo pólo artístico-cultural da cidade, cujos projectistas foram Alfredo Ascensão e Pedro Henriques.
O Prémio, de edição bienal, tem o objectivo de "incentivar e promover a recuperação do património arquitectónico" da cidade, visando distinguir o melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído durante o período dos dois anos a que cada prémio se refere. Para a actual edição, foram elegíveis obras concluídas entre Abril de 2008 e Abril de 2010.
O Palácio das Artes – Fábrica de Talentos foi inaugurado em Dezembro de 2009, tendo sido premiado pelo carácter e a dignidade da intervenção num edifício que tem uma história valiosa e que não é escondida, assumindo a reposição duma identidade que se encontrava algo adulterada, fruto de sucessivas alterações ao longo do século XX.
A Fundação da Juventude, proprietária da infra-estrutura, venceu o prémio maior de entre os 20 concorrentes, pois o júri reconhece a "qualidade de operação de reabilitação perante o edifício pré-existente [...] com abundante material arqueológico" - os cofres antigos foram integrados na recuperação do espaço.
Para mais informações contacte:
Isabel Jesus (ijesus@fjuventude.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário