sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Newsletter EUCYS 2010

Portugal recebe Final Europeia para Jovens Cientistas


Cerca de 150 jovens cientistas, de 40 países, irão estar reunidos em Lisboa na 22ª edição do European Contest of Young Scientists (EUCYS). A iniciativa, organizada pela Fundação Juventude, com o apoio da Comissão Europeia, irá decorrer entre 24 e 29 de Setembro, no Museu da Electricidade.

Para a Fundação da Juventude, entidade portuguesa organizadora da grande final, esta é uma "oportunidade de envolver a população portuguesa em torno do entusiasmo científico vivido pelos jovens", como, aliás, ficou demonstrado no 18º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores que obteve a adesão recorde de 359 jovens. "Vai ser uma final inesquecível. É importante chamarmos a atenção para a Ciência, enquanto motor de desenvolvimento do nosso país, geradora de Inovação e Progresso", realça a directora-geral da Fundação da Juventude e, nesta Final Europeia, também “Host”, Maria Geraldes.

A Final Europeia para Jovens Cientistas estará aberta ao público nos dias 25, 26, 27 e 28 de Setembro, entre as 9h00 e as 18h00.



Um caracol e as rochas do Sudoeste...

Um total de 85 projectos científicos concorrem à Final Europeia para Jovens Cientistas. E ideias não faltam nas áreas da Biologia, Física, Engenharia, Ambiente, Química ou Medicina... A começar por Portugal, que vai estar representado pelos dois vencedores do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores.

A Escola Secundária de Lagoa, em S. Miguel, nos Açores, irá apresentar o «Programa de Biomonitorização da Doença Vibroacústica», uma doença causada pela exposição excessiva a ruídos de baixa frequência que afecta, principalmente, profissionais como técnicos da aeronáutica, pilotos de aeronaves, assistentes de bordo, entre outros.

Neste estudo, os alunos portugueses utilizaram o caracol de jardim como bioindicador e biomarcador e procederam à amostragem de espécimes de diversos locais da ilha com diferentes características de ruído e à análise digestiva, de modo a averiguar a presença ou ausência de efeito.

Já os alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, irão concorrer com «Rochas do Sudoeste – os mistérios escritos na pedra», um projecto com o objectivo de investigar a génese de umas esferas de arenito muito perfeitas que ocorrem na falésia entre a Zambujeira do Mar e o Carvalhal, no concelho de Odemira, distrito de Beja.

Para além dos 27 estados-membros da União Europeia, países como os Estados Unidos, Brasil, Canadá, Japão, China e Coreia do Norte irão participar na Final Europeia para Jovens Cientistas.



Um salto internacional...

Pertinência da investigação e trabalho desenvolvido são os dois principais critérios avaliados pelo júri internacional, composto por cientistas de renome, seleccionados pela Comissão Europeia. Esta final pode mesmo ser a oportunidade de uma vida. Para além dos prémios em valor pecuniário [1º Prémio: 7000 euros; 2º Prémio: 5000 euros; 3º Prémio: 3500 euros], os vencedores terão a oportunidade de estagiar em laboratórios de investigação.

O Instituto Europeu de Patentes, em Munique, em parceria com o EIROforum - um organismo composto por sete organizações intergovernamentais europeias líderes mundiais nos diversos respectivos campos da ciência -, dá a oportunidade a sete jovens (um em cada instituição) para aí realizarem um breve estágio, com a duração de uma semana.



Alto Patrocínio do Presidente da República

Para esta Final Europeia para Jovens Cientistas, a Fundação da Juventude conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, o Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. Mas são, também, vários os apoios institucionais a esta iniciativa. A saber: Museu da Electricidade/Fundação EDP, da Ciência Viva, da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde, da Representação da Comissão Europeia em Portugal e com as parcerias do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, da ADENE – Agência para a Energia, da Câmara Municipal de Cascais, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Mafra, da Vodafone, da Xerox, da Renault Portugal e Vision Box.



Visitas e programa científico

Nem só de projectos científicos se vai contar a história desta Final Europeia para Jovens Cientistas. O programa inclui actividades lúdicas e de lazer que prometem marcar todo o evento. E Lisboa convida a isso mesmo. A Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu de Arte Contemporânea, a Casa das Histórias Paula Rego, o Oceanário ou o Palácio Nacional de Queluz são apenas alguns dos locais que a vasta comitiva internacional que estará em Lisboa durante os cinco dias da Final poderá visitar e conhecer, registando, assim, no seus livros de viagem algumas das maravilhas da capital portuguesa.



Nuno Ferrand fala aos jovens cientistas

Biólogo, director do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e autor de mais de 100 artigos publicados em múltiplas publicações internacionais, Nuno Ferrand vai ser o orador da conferência científica que se irá realizar no Pavilhão das Descobertas, no dia 26, pelas 18h00. «Evolution, Biodiversity and Conservation: a guided tour to the CIBIO world» será o tema desta conferência, a não perder.



Final Europeia em números

85 dos jovens cientistas são do sexo masculino

35 jornalistas internacionais, de cadeias de televisão, jornais e rádios dos vários países participantes vão cobrir a Final Europeia para Jovens Cientistas em Lisboa

20 student helpers vão ajudar na organização do evento

15 anos é a idade da mais jovem participante do concurso que vem da Rússia

Sem comentários:

Enviar um comentário