quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Mundo Sénior Notícias
Quarta-feira, 01 de Setembro de 2010
BENEFICIÁRIOS PRESTAÇÕES SOCIAIS TÊM DE PROVAR RENDIMENTOS ATÉ DIA 10
A Segurança Social vai, em Setembro, exigir aos beneficiários de prestações sociais a prova de rendimentos, fazendo cumprir a nova lei da condição de recurso. Essa prova é feita através da internet, mas o secretário de Estado da Segurança Social garante que os serviços vão prestar apoio aos beneficiários neste procedimento, avança a RR. Pedro Marques explicou que “as pessoas terão a possibilidade de fazer essa prova pela internet, com apoio também na nossa linha telefónica da Segurança Social para todos os esclarecimentos e, no limite, será possível ter apoio nos serviços de atendimento para o preenchimento dessas declarações”. Portanto, explica o secretário de Estado “todas as pessoas estarão em condições de fazer essa declaração, sendo privilegiado o canal da internet, mas sempre que necessário com o apoio dos serviços” . Um milhão de beneficiários foi notificado e tem de confirmar os seus rendimentos perante a Segurança Social até ao próximo dia 10.
ALARGADO PRAZO DA VALIDADE DE RECEITAS PARA GRIPE SAZONAL
As receitas médicas das vacinas contra a gripe sazonal prescritas a partir de hoje serão válidas até 31 de Dezembro, segundo um despacho do Ministério da Saúde publicado em Diário da República. O despacho assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, determina que “as receitas médicas nas quais sejam prescritas exclusivamente vacinas contra a gripe, para a época gripal de 2010-2011, prescritas a partir de 1 de Setembro de 2010, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano”. Há um ano, o secretário de Estado da Saúde já tinha emitido um despacho que dilatou o prazo de validade das receitas médicas, com fundamento na possibilidade de existirem constrangimentos no funcionamento dos serviços, decorrentes do facto de a gripe sazonal implicar a prescrição anual de um elevado número de receitas num período de tempo limitad o e da data de início da comercialização desta vacina. A vacina é comprada nas farmácias com receita médica e deve ser administrada, preferencialmente em Outubro, mas pode sê-lo durante todo o Outono e Inverno. A Direcção-Geral da Saúde elegeu como grupos prioritários da vacinação contra a gripe sazonal as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de seis meses de idade, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares de idosos, por exemplo). A Organização Mundial de Saúde fixou como objectivo para 2010 atingir uma taxa de vacinação em idosos de, pelo menos, 75 por cento, mas de acordo com os últimos dados disponíveis (2008/2009) a cobertura vacinal de idosos é de 53 por cento em Portugal.
CARTAXO INAUGURA UNIVERSIDADE SÉNIOR COM APOIO DO MUNICÍPIO
A Universidade Sénior do Cartaxo já conta com o apoio do município, avança O Mirante. Segundo a coordenadora técnica do projecto, Luísa Prada, a autarquia “vai disponibilizar todas as infra-estruturas necessárias para que possa ser possível iniciar as aulas enquanto não existe um espaço próprio para a universidade”, referiu. A cerimónia de inauguração da Universidade Sénior do Cartaxo está marcada para 12 de Setembro com um espectáculo organizado por alunos e professores. O evento realiza-se no Centro Cultural do Cartaxo, pelas 15h00. A Universidade Sénior do Cartaxo conta com cerca de uma centena de inscrições podendo inscrever-se qualquer pessoa com mais de 50 anos. Cada aluno pagará 15 euros por mês e pode frequentar as 33 disciplinas que vão estar disponíveis. Português, História de Portugal, Agricultura, Cidadania, Arquitectu ra, Artes Decorativas, Ginástica, Informática, Saúde Oral, Canto, Pintura, Teatro, Cerâmica, Danças de Salão, Inglês são algumas das disciplinas que os alunos podem frequentar. “Mais do que um espaço de aprendizagem formal, a universidade é uma resposta aos problemas sociais, psicológicos e médicos”, salienta a coordenadora do projecto.
MISERICÓRDIA DE CONSTÂNCIA INVESTE 1,7 MILHÕES EM NOVO LAR DE IDOSOS
Um lar de idosos com capacidade para 40 utentes vai ser construído na freguesia de Santa Margarida da Coutada com um investimento de 1,7 milhões de euros, anunciou a Misericórdia de Constância. O projecto contará com um apoio dos fundos comunitários de 60 por cento, no âmbito da medida Plano Operacional Potencial Humano (POPH). A Câmara Municipal de Constância, que cedeu o terreno e assumiu a comparticipação dos projectos, irá contribuir financeiramente com 30 por cento do total de investimento do equipamento. Paulo Teixeira, Provedor da Misericórdia de Constância, referiu que o projecto visa “dar uma resposta efectiva a uma necessidade sentida” pela população mais idosa, tendo afirmado que a base de dados ao nível de inscrições de utentes, em lista de espera, justifica a sua construção, escreve O Mirante. “O número de 40 utentes afi gura-se-nos como sendo o adequado a um projecto desta natureza, tendo em conta as pessoas em lista de espera, sendo um valor que permitirá assegurar a auto sustentabilidade do equipamento”, afirmou o responsável. O novo equipamento levará a uma “reafectação” dos recursos humanos existentes nas actuais valências da Misericórdia, nomeadamente no lar existente em Constância e no serviço de apoio domiciliário, afirmou o Provedor, tendo acrescentado que os funcionários a contratar serão de acordo com as admissões de utentes. A conclusão está prevista para finais do ano 2012.
PORTUGAL TEM 23 MUNICÍPIOS MUITO ENVELHECIDOS
Redução da fecundidade, aumento da esperança de vida e regresso de emigrantes em idade de reforma está a condenar 23 municípios portugueses. Medidas tomadas pelas autarquias do interior têm sido insuficientes para inverter a tendência de envelhecimento, pois demoram tempo a produzir efeito e não são sustentáveis. Esta é uma das notícias em destaque no número de Agosto/Setembro do Jornal Mundo Sénior.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Actualizações da Divulgação da CSIF
Se pretende receber semanalmente um e-mail com a actualização das notícias publicadas, envie um e-mail com a palavra registo para blog@csifbelemxavier.com
Pesquisar neste blogue
Procure o que Precisa
QR = Qualificação
RR = Reflexões em Rede
TR = Trabalho em Rede
RR = Reflexões em Rede
TR = Trabalho em Rede
- QR - Notícias (2)
- QR - Acções de Formação (943)
- QR - Candidaturas (149)
- QR - Eventos (1211)
- QR - Eventos; (1)
- QR - Eventos; QR - Acções de Formação (52)
- QR - Notícias (1532)
- RR - Contributos (51)
- RR - Procuras e Ofertas de Actividade Profissional (74)
- RR - Serviços à Comunidade (89)
- TR - CLAS Lx (10)
- TR - Comunidade Escolar - Educação Inclusiva (4)
- TR - CSIF Belém Xavier (18)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar (12)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade EscolarQR - Eventos (2)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade EscolarQR - Eventos (1)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar - "Passe Bem" (1)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar - Dê P'rá Troca (98)
- TR - CSIF Belém Xavier Divulgação de Projectos Blog (20)
- TR - CSIF Belém Xavier Isolamento Social Transporte Solidário (39)
- TR - CSIF Regulamento Interno (5)
- TR - Não Custa Nada (1)
- TR - Respostas Solidárias (3)
- TR - Trabalho em Rede (53)
CSIF de Santa Maria de Belém e de S.....
Mensagens em Destaque
Objectivos da Rede Social
● Combater Pobreza e Exclusão;
● Promover Inclusão e Coesão Social;
● Contribuir para concretização dos:▪ PNA(Plano Nacional de Acção para a Inclusão);
▪ PNI (Plano Nacional para a Igualdade);
● Desenvolvimento Social Integrado;
● Planeamento Sistemático, Integrado, potenciando sinergias, competências e recursos;
● Maior eficácia, cobertura e organização do conjunto de Respostas e Equipamentos Sociais.
Legislação sobre a Rede Social
Decreto-Lei n.o 115/2006 de 14 de Junho:
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
actualização também na perspectiva da promoção da
igualdade de género.
(...)
A rede social assume-se como um modelo de organização
e de trabalho em parceria que traz uma maior
eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na
resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das
famílias.
Continue a ler...
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
actualização também na perspectiva da promoção da
igualdade de género.
(...)
A rede social assume-se como um modelo de organização
e de trabalho em parceria que traz uma maior
eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na
resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das
famílias.
Continue a ler...
Sem comentários:
Enviar um comentário