sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Transformar Portugal num espaço mais amigo das pessoas idosas

PRESS RELEASE - 1 de Outubro - Dia Internacional das Pessoas Idosas


Transformar Portugal num espaço mais amigo das pessoas idosas.



Amanhã assinala-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas e a Associação VIDA saúda todas as pessoas mais velhas, fazendo votos de que SE EMPENHEM DIRECTAMENTE NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO ACTIVO, PRODUTIVO, SAUDÁVEL E BEM SUCEDIDO.



Para dar voz aos mais velhos e envolve-los na transformação e melhoria dos espaços onde residem, a Associação VIDA, deu inicio a um Projecto denominado cIDADES, que foi criado em torno das “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”. Este conceito concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2005, visa identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas:

1. Prédios públicos e espaços abertos;

2. Transporte;

3. Habitação;

4. Participação social;

5. Respeito e inclusão social;

6. Participação cívica e emprego;

7. Comunicação e informação;

8. Apoio comunitário e serviços de saúde.



Em Portugal, o Projecto pretende envolver todas as câmaras municipais, instituições de ensino superior que actuem na área do envelhecimento e ainda instituições sociais dirigidas à população com 55 ou mais anos.

SERÁ CRIADO UM MOVIMENTO NACIONAL, QUE LEVE TODOS OS SENIORES A ENVOLVEREM-SE NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES QUE OS SEUS MUNICÍPIOS LHES OFERECEM.





O Projecto, que teve inicio em Junho do corrente ano irá envolver mais de 150 municípios, tendo aderido até á data, 59 Câmaras Municipais, 7 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa.



AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS DISTRIBUEM-SE POR TODO TERRITÓRIO CONTINENTAL E ILHAS, A SABER: Águeda, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, São João da Madeira, Almodôvar, Castro Verde, Barcelos, Braga, Celorico de Basto, Esposende, Guimarães, Alfândega da Fé, Bragança, Castelo Branco, Fundão, Sertã, Vila de Rei, Coimbra, Miranda do Corvo, Évora, Aljezur, Castro Marim, Monchique, Portimão, Silves, Tavira, Vila do Bispo, Celorico da Beira, Guarda, Alcobaça, Leiria, Peniche, Alenquer, Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sôr, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Trofa, Valongo, Grândola, Setúbal, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Rio Maior, Santarém, Ponte da Barca, Valença, Lamego, Nelas, Sátão, Viseu, Vouzela, Boticas, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Angra do Heroísmo, Povoação, São Roque do Pico, Câmara de Lobos, Funchal, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana.



Para operacionalizar o desenvolvimento do Projecto está prevista a formação a 150 técnicos a nível nacional, que participarão em 10 workshops de 2 dias. O PRIMEIRO WORKSHOP TERÁ LUGAR NA MADEIRA (FUNCHAL), NOS DIAS 6 E 7 DE OUTUBRO. NO CONTINENTE, O PRIMEIRO WORKSHOP ESTÁ PREVISTO PARA OS DIAS 21 E 22 DE OUTUBRO em Esposende.



O Projecto cIDADES, é promovido pela Associação VIDA, co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian.



Mais informações e contactos:

Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo

email: vida@viver.org

Sem comentários:

Enviar um comentário