Consulta pública sobre envelhecimento activo e saudável
Comissão Europeia recolhe opiniões, até 28 de Janeiro, sobre como responder aos desafios do envelhecimento da população.
Através de uma Parceria Europeia de Inovação sobre envelhecimento activo e saudável - European Innovation Partnership on active and healthy ageing, a Comissão Europeia está a recolher opiniões, através de uma consulta pública online, sobre como a Europa poderá responder aos desafios do envelhecimento da sua população.
A consulta pública, a decorrer até ao dia 28 de Janeiro de 2011, tem como destinatários organizações públicas e privadas, empresas, cidadãos e a todos os interessados que possam identificar as barreiras e oportunidades existentes no âmbito do envelhecimento activo e saudável.
A Parceria Europeia de Inovação sobre envelhecimento activo e saudável, a iniciar actividades em 2011, tem como objectivos: Melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas idosas; Aumentar a esperança de vida saudável até 2020; Contribuir para a sustentabilidade e eficiência dos sistemas sociais e de saúde; Criar competitividade e crescimento.
Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida promove concurso de ideias para campanha de prevenção da infecção VIH/sida.
Ideias para a Prevenção da Infecção VIH/sida 2010/2011 é o tema do concurso promovido pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida com o objectivo de desafiar os estudantes do ensino superior, universitário e politécnico a conceber propostas criativas para uma campanha de prevenção do VIH/sida dirigida à população geral. Inscrições já estão abertas. Através desta iniciativa, a Coordenação visa estimular a realização de projectos criativos que possam ser posteriormente materializados em campanhas de comunicação a exibir nos media. As candidaturas podem ser individuais ou em grupo e devem ser enviadas por carta registada até ao dia 15 de Abril de 2011 para a sede da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, no Porto. A proposta vencedora será premiada com um valor pecuniário de 3.000 euros e um diploma. A campanha será produzida por uma produtora designada pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, para garantir a sua exibição nos media
Fundo de Apoio à Comunidade Científica
O Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC) destina-se a apoiar selectivamente iniciativas de índole geral da comunidade científica portuguesa que contemplem a promoção de actividades de I&D ou de transmissão de conhecimentos em qualquer área científica e que não possam ser apoiadas através de programas específicos da FCT, com os quais actuam de forma complementar e articulada, nomeadamente:
Organização de reuniões científicas em Portugal;
Edição de publicações periódicas de natureza científica;
Financiamento de sociedades científicas ou de outras instituição científicas da mesma natureza;
Edição de publicações não periódicas de natureza científica.
Em condições especificamente determinadas, são também apoiadas:
Participação de doutorados ou estudantes de pós-graduação em reuniões científicas no estrangeiro;
Estadia de curta duração em Portugal de cientistas residentes no estrangeiro.
Como solicitar apoio ao FACC O concurso para apresentação de candidaturas ao Programa FACC encontra-se aberto em permanência, devendo ser respeitados os prazos estipulados no Regulamento para cada tipo de apoio, nomeadamente:
Organização de Reuniões Científicas em Portugal — até 60 dias antes da realização da reunião científica.
Regulamento: artº 16#2 http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/facc/#como_obter
THE LUSO-AMERICAN FOUNDATION in collaboration with THE NATIONAL SCIENCE FOUNDATION announces the CALL FOR PROPOSALS “2011 PORTUGAL – U.S. Research Networks Program”
Researchers, Research teams and Laboratories in Portugal are invited to submit proposals for building joint research activities with partners in the United States. This program aims at promoting new or developing existing partnerships between Portuguese researchers and research institutions, and the U.S. National Science Foundation (NSF) funded counterparts in the US.
FLAD grants up to 15,000 Euros each will be awarded to selected candidates from Portuguese institutions, to support travel, lodging, conferences, workshops, or other expenses associated with the research partnerships.
This program is expected to complement grant support provided by NSF to the US selected counterparts. US partners should be advised to seek “supplements” to their existing grants for similar expenses from the National Science Foundation. NSF grantees should submit a supplemental request to the program that made their existing grant (see http://www.nsf.gov/oise for instructions). NSF grantees should also indicate to their program managers that the supplement request may be co-funded by NSF’s Office of International Science and Engineering (OISE) contingent upon the availability of funds. The US researcher’s supplemental request must include funding to send a student to the Portuguese lab for at least a month.
Eligibility Requirements: 1. Projects must be in the following areas: a. Materials Science b. Nanotechnology c. Information Technology d. Biotechnology e. Environmental Science
2. Candidates must be affiliated with Research Centers or Universities in Portugal;
3. Candidates must propose partnerships with U.S. institutions or researchers who have ongoing grants from the National Science Foundation. Information on NSF Grantees is available on www.nsf.gov/awardsearch/.
Information for Portuguese candidates: Madalena Pedroso - madalena.pedroso@flad.pt
Applications must be submitted online (http://flad.multiweb.pt). - Deadline for applications: March 31, 2011; 11:59 PM (GMT)
Prémio António Champalimaud de Visão
Prémio António Champalimaud de Visão tem por objectivo o reconhecimento de realizações científicas excepcionais que impliquem transformações na compreensão, diagnóstico, tratamento e/ou prevenção de doenças e distúrbios da visão. A sua atribuição alterna entre a valorização de descobertas científicas no campo da visão, num ano e, no ano seguinte, o reconhecimento de contribuições significativas para minimizar os efeitos das perturbações e perda de visão, especialmente nos países em desenvolvimento.
Um grupo de reputados cientistas, e um conjunto de notáveis figuras públicas, cujas vidas têm tido influência considerável no combate a problemas que afectam o mundo, especialmente relacionados com a busca de soluções para as carências dos países em desenvolvimento, constituem o júri responsável pela selecção das candidaturas ao Prémio.
O premio Champalimaud e’ internacional e as candidaturas sao submetidas em lingua inglesa. Mais informacao sobre as candidaturas está disponivel na versao do website em Ingles.
Nominations are now open for the 2011 António Champalimaud Vision Award, which will be presented for work taking place on the ground, primarily in developing countries, in the fight against blindness. The deadline for submission is December 31st 2010.
Apoio à elaboração de projectos de cooperação para o desenvolvimento
ONGD Portuguesas
No âmbito de uma iniciativa conjunta entre a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Portugal – África, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Fundações promotoras) e com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, no sentido de dar apoio às Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) permitindo-lhes um maior e mais diversificado leque de fontes de financiamento internacional, é lançado o Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento para ONGD Portuguesas, cujas candidaturas estão abertas, em contínuo, a partir do dia 3 de Janeiro de 2011.
Poderão candidatar-se ONGD, com sede em Portugal, legalmente reconhecidas pelo IPAD há mais de 3 anos e que estabeleçam parceria com entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, em particular dos países parceiros.
O montante dos apoios a atribuir será variável, de acordo com o país em que o projecto candidato se desenvolve, até ao valor máximo de 7500 Euros. Regulamento e Carta de Compromisso
Para mais informações: pgadsaude@gulbenkian.pt
Recrutamento de Assistência Técnica - Formação em saúde em Timor Leste
A Fundação Calouste Gulbenkian pretende recrutar uma assessoria técnica para reforço da capacitação institucional na área da formação em Saúde em Timor Leste. Os candidatos deverão possuir, entre outras qualificações,uma licenciatura na área da saúde, experiência em gestão de projectos, bem como experiência pedagógica no domínio da enfermagem e/ou tecnologias da saúde.
As candidaturas deverão ser enviadas até 20 de Dezembro para pgadsaude@gulbenkian.pt
Concurso para Investigador Senior para o Projecto CISA-ANGOLA
Investigação em epidemiologia ou clínica
http://www.gulbenkian.pt/section65artId2570langId1.html
Candidaturas abertas Até 31 de Dezembro 2010. O Projecto CISA (Centro de Investigação em Saúde em Angola) procura investigador sénior candidato para desenvolver actividades de investigação no âmbito da epidemiologia ou da clínica.
Action for Age - FCGulbenkian
Design criativo para os mais velhos
Estão abertas as candidaturas ao projecto Action for Age, laboratório criativo vocacionado para a procura de soluções de design que potenciem a melhoria da qualidade de vida da população idosa.
Esta iniciativa estende-se a nível nacional, sob a forma de concurso de ideias, e desafia todos os estudantes ou recém-licenciados em Escolas Superiores de Design do país a conceber propostas inovadoras que promovam as relações intergeracionais como forma de combater a solidão e o isolamento social em que muitas vezes vivem os mais velhos.
Seja individualmente ou em equipa, os participantes devem ser orientados por um professor da escola que frequentam ou frequentaram.
Os projectos mais interessantes poderão receber até 2500 euros para apoio à sua implementação e serão apresentados na bienal experimentadesign 2011.
Actividades de Reforço da Capacidade Científica Projectos de desenvolvimento do Ensino Superior
A partir do dia 13 de Dezembro de 2010 podem ser apresentadas candidaturas de apoio a iniciativas de instituições do Ensino Superior que se traduzam em:
Projectos e actividades que promovam a participação de professores, investigadores e outros especialistas de instituições estrangeiras de investigação e de ensino superior, em acções de formação pós-graduada e em conferências, congressos e outras reuniões científicas a realizar em Portugal. As candidaturas deverão ser apresentadas por instituições públicas ou privadas de Ensino Superior, individualmente ou em associação, considerando-se Entidade Beneficiária do financiamento a instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projecto.
Só são aceites candidaturas online. A Entidade Beneficiária deverá em primeiro lugar, preencher o Formulário disponível online, correspondente ao concurso aberto, registar e guardar o número de processo que lhe foi atribuído.
Para completar a sua candidatura deverá, de seguida, aceder a my-file.gulbenkian.pt e proceder à anexação dos documentos obrigatórios ou necessários. As candidaturas ao presente concurso devem ser submetidas até ao dia 3 de Fevereiro de 2011
Bolsas para Frequência de Cursos de Aperfeiçoamento de Língua e Cultura Portuguesas e de Línguas e Culturas Orientais
http://www.foriente.pt/46/bolsas-para-frequencia-de-cursos-de-aperfeicoamento-de-lingua-e-cultura-portuguesas-e-de-linguas-e-culturas-orientais.htm
• A Fundação Oriente concede bolsas de estudo a candidatos nacionais de países do Extremo Oriente para a frequência de cursos de língua e cultura portuguesas promovidos pelas universidades portuguesas, e a cidadãos portugueses para a frequência de cursos de línguas e culturas de países do Índico e do Pacífico, promovidos por instituições oficiais daqueles países.
Duração • A duração é de um ano lectivo, podendo este prazo, no caso das bolsas para aperfeiçoamento de línguas e culturas orientais, ser excepcionalmente prorrogado por períodos iguais ou inferiores, até ao limite de três anos lectivos.
Condições de elegibilidade • As bolsas destinam-se a candidatos que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos das línguas mencionadas. Os candidatos deverão ter estudado, pelo menos durante um ano lectivo, num estabelecimento de ensino reconhecido.
• Para aperfeiçoamento de língua e cultura portuguesas, não serão aceites candidaturas de estudantes que já estejam a viver em Portugal e/ou que já tenham beneficiado de uma bolsa de estudo de outra instituição para o mesmo objectivo. Características da bolsa • O valor mensal da bolsa é fixado anualmente pela Fundação. • As propinas exigidas pelas instituições oficiais portuguesas para frequência dos cursos são pagas directamente pela Fundação. • A Fundação compromete-se a assumir as despesas da viagem de ida e volta entre o local de residência permanente do bolseiro e de utilização da bolsa. • As universidades portuguesas em que se realizam os cursos de língua e cultura portuguesas serão indicadas pela Fundação.
Todos os documentos deverão ser entregues em português ou inglês. No caso de documentos traduzidos de uma língua oriental, deverá a tradução ser devidamente certificada.
Cristina Vaz de Almeida
Unidade de Comunicação e Imagem
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Largo trindade Coelho
1200-470 Lisboa
00351 961 74 94 72
00351 21 323 51 72
extensão 1172
cristina.vazalmeida@scml.pt
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Actualizações da Divulgação da CSIF
Se pretende receber semanalmente um e-mail com a actualização das notícias publicadas, envie um e-mail com a palavra registo para blog@csifbelemxavier.com
Pesquisar neste blogue
Procure o que Precisa
QR = Qualificação
RR = Reflexões em Rede
TR = Trabalho em Rede
RR = Reflexões em Rede
TR = Trabalho em Rede
- QR - Notícias (2)
- QR - Acções de Formação (943)
- QR - Candidaturas (149)
- QR - Eventos (1211)
- QR - Eventos; (1)
- QR - Eventos; QR - Acções de Formação (52)
- QR - Notícias (1532)
- RR - Contributos (51)
- RR - Procuras e Ofertas de Actividade Profissional (74)
- RR - Serviços à Comunidade (89)
- TR - CLAS Lx (10)
- TR - Comunidade Escolar - Educação Inclusiva (4)
- TR - CSIF Belém Xavier (18)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar (12)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade EscolarQR - Eventos (2)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade EscolarQR - Eventos (1)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar - "Passe Bem" (1)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar - Dê P'rá Troca (98)
- TR - CSIF Belém Xavier Divulgação de Projectos Blog (20)
- TR - CSIF Belém Xavier Isolamento Social Transporte Solidário (39)
- TR - CSIF Regulamento Interno (5)
- TR - Não Custa Nada (1)
- TR - Respostas Solidárias (3)
- TR - Trabalho em Rede (53)
CSIF de Santa Maria de Belém e de S.....
Mensagens em Destaque
Objectivos da Rede Social
● Combater Pobreza e Exclusão;
● Promover Inclusão e Coesão Social;
● Contribuir para concretização dos:▪ PNA(Plano Nacional de Acção para a Inclusão);
▪ PNI (Plano Nacional para a Igualdade);
● Desenvolvimento Social Integrado;
● Planeamento Sistemático, Integrado, potenciando sinergias, competências e recursos;
● Maior eficácia, cobertura e organização do conjunto de Respostas e Equipamentos Sociais.
Legislação sobre a Rede Social
Decreto-Lei n.o 115/2006 de 14 de Junho:
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
actualização também na perspectiva da promoção da
igualdade de género.
(...)
A rede social assume-se como um modelo de organização
e de trabalho em parceria que traz uma maior
eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na
resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das
famílias.
Continue a ler...
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
actualização também na perspectiva da promoção da
igualdade de género.
(...)
A rede social assume-se como um modelo de organização
e de trabalho em parceria que traz uma maior
eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na
resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das
famílias.
Continue a ler...
Sem comentários:
Enviar um comentário