quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Newsletter Alzheimer Portugal de 05-01-2011












O Presidente Obama assinou uma lei histórica que estabelece as bases para uma Estratégia Nacional de Alzheimer nos EUA.
Este Projecto cria pela primeira vez uma estratégia nacional coordenada para uma das doenças mais temidas e mais caras e representa o reconhecimento da Doença de Alzheimer como epidemia, actualmente a sexta principal causa de morte nos Estados Unidos.


Caminhar para manter o cérebro activo e saudável


Caminhar cerca de seis ou mais quilómetros por semana pode ajudar a manter a memória activa na velhice, sugere um novo estudo. Os idosos que andam pelo menos seis quilómetros por semana apresentam mais massa cinzenta no cérebro do que aqueles que levam uma vida mais sedentária e, segundo diversos estudos, maiores quantidades de massa cinzenta significa um menor risco de vir a sofrer de problemas de memória e pensamento.


Problemas de memória podem ser mais comuns nos homens

Pesquisadores que estudaram idosos residentes no Estado de Minnesota, nos EUA, descobriram que os homens idosos eram mais prováveis do que seus pares do sexo feminino a ter sérios problemas de memória. Os homens são mais propensos a ter uma doença chamada transtorno cognitivo leve, uma forma de perda de memória que às vezes progride para a doença de Alzheimer. As descobertas foram publicadas na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário