sábado, 5 de março de 2011

APP - Associação Portuguesa de Psicogeron​tologia

APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia


Preço dos genéricos vai sofrer quatro cortes ao longo de 2011
Posted: 03 Mar 2011 02:12 PM PST
Em Abril, como já anunciou o Governo, os medicamentos vão descer devido à revisão anual dos preços, tendo por base os quatro países de referência para Portugal.
Os medicamentos devem baixar de preço quatro vezes durante este ano em Portugal, estimou hoje a associação dos genéricos, no Parlamento.
O presidente da Associação de Medicamentos Genéricos (Apogen), Paulo Lilaia, disse na comissão parlamentar de saúde estimar que o preço dos genéricos caia em Maio, Julho e Outubro.
Em Abril, como já anunciou o Governo, os medicamentos vão descer devido à revisão anual dos preços, tendo por base os quatro países de referência para Portugal: Espanha, Grécia, França e Itália.
No mês seguinte, é feita a revisão do preço dos genéricos, que devem ter depois revisões de preços em Julho e Outubro. De acordo com Paulo Lilaia, não sendo permitido que estas revisões impliquem um aumento do preço, os genéricos deverão baixar nestes três períodos.
Segundo o presidente da Apogen, entre Junho de 2010 e Janeiro deste ano, o preço dos genéricos desceu em média 25%.
Tomando como exemplo estas alterações previstas, o presidente da Apogen disse ainda que o processo de mudança de preço nas embalagens dos remédios é caótico. “Não temos nada contra o preço nas embalagens. Mas se for reposto, tem de haver um prazo suficiente para que [os antigos] sejam escoados”, sugeriu.
A Apogen estimou ainda que a prescrição por substância activa possa aumentar os custos com medicamentos e alertou para a confusão a que poderá levar os doentes, ao permitir uma troca sistemática de remédios.
Aos deputados, Paulo Lilaia transmitiu ainda a sua preocupação quanto ao impacto da prescrição por substância activa na indústria farmacêutica: “Levaria à destruição da indústria de base nacional. A indústria farmacêutica portuguesa seria aniquilada”.
In RR

Sem comentários:

Enviar um comentário