Foi constituída a 28 de Fevereiro último, a Associação "Acolher e Cuidar para a Cidadania", de carácter nacional, com os seguintes objectivos:
Realizar ou apoiar iniciativas destinadas a promover a integração de crianças, jovens e mulheres na vida adulta e activa, tendo em vista a sua inserção social, comunitária e profissional e o combate à violência, pobreza e exclusão social, criando um espaço de solidariedade, de confronto de ideias e incentivo à iniciativa, em interacção com a comunidade e o meio.
Para os satisfazer, a Associação propõe-se realizar as seguintes actividades:
a) Acompanhamento psicológico, médico, social e jurídico para mulheres em situação de exclusão, adolescentes grávidas e mães e mulheres adultas em risco de exclusão social e suas famílias;
b) Acções de formação profissional com vista à reinserção social plena, em especial para os mais desfavorecidos ou carenciados em estreita articulação com a comunidade e os seus agentes públicos e privados.
c) Orientação escolar e profissional tendo em conta o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à minimização de comportamentos de marginalização social.
d) Berçário, creche e ATL para dar resposta às necessidades dos filhos da população utente durante o seu alojamento temporário e na fase de transição para a vida activa.
e) Actividades terapêuticas, formativas, lúdicas e de carácter social que promovam o crescimento psicoafectivo e social no sentido da autonomia e reinserção social plena em trabalho de rede com os diferentes parceiros comunitários.
f) Acções de Voluntariado, nas suas próprias instalações ou fora delas;
g) Acções diversas de recolha de donativos.
A Fundação da Juventude é associada desta Associação, que deverá iniciar os contactos com a Segurança Social para a obtenção do estatuto de IPSS.
Mais informações com Luís Bessa Monteiro.
// Feiras Francas //
Dia 26 de Fevereiro, o piso nobre do "Palácio das Artes – Fábrica de Talentos" recebeu a 11ª Feira Franca aonde constavam, projectos ligados ao ambiente, que alertaram para a pegada de carbono, a questão da sustentabilidade, a utilização de produtos orgânicos, o recurso a objectos e ferramentas não poluentes, ou o menos poluente possível sob a temática “ Being Green”. O verde associado aos 4 R’s- Renovar • Reduzir • Reciclar • Reutilizar.
Esta edição teve, também, um cunho internacional: o designer de produto Damian Brithino veio da Argentina com uma exposição desenhada especificamente para as Feiras Francas, sendo estas o ponto de partida para a sua internacionalização.
A designer de joalharia contemporânea, Cristina Roque respondeu ao repto da Origomu, organização norte-americana, que convidou criadores, a nível mundial, para que desenvolvessem uma peça construída com base nos “six-pack rings”, transformando lixo (waste) em eco-artwear.
Jinja é um projecto de Norma Silva, com raízes em Los Angeles. A ideia começou a germinar em 2009, tendo em conta o gosto pela procura de novas experiências pessoais e profissionais. Assim, não negou o conhecimento adquirido e a possibilidade de experimentar diversos materiais, sempre com um sentido ecológico e usando um processo criativo sustentável.
A empresa dinamarquesa APRODUKT, sediada no Porto, tem como missão desenhar produtos simples, funcionais e com estética. Criaram a primeira capa para IPAD, totalmente feita em cortiça, com fortes preocupações ambientais. E já capta a atenção dos Media, pois a RTP dedicou-lhe uma reportagem, já este mês.
No final do dia, a Feira Franca teve 1000 visitantes, estando a Fundação da Juventude já a finalizar a edição de 26 de Março, sob o tema "Tripas Coração".
Para mais informações contacte: feirasfrancas@gmail.com
// Projecto IMAGINATLANTICA //
A 23 de Fevereiro, 49 entidades estiveram presentes numa reunião alargada de parceiros do projecto IMAGINATLANTICA, no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto, com o objectivo de, até 2013, ser construído um cluster audiovisual da região euroatlântica.
O objectivo é criar novas escolas peritas na competitividade, no domínio das tecnologias de imagem, tendo sido escolhidas 5 regiões, 4 países e 7 parceiros para o Projecto Imagina. Angoulême, com a Escola d’Artes e Imagem tem o maior festival de banda desenhada, com 250 mil visitantes, mais de 900 empregos no sector de imagem. Estas empresas trazem competitividade/ evolução na formação, desenvolvimento económico e turismo. O projecto prevê o desenvolvimento de estudose acções de formação aplicadas ao sector.
Relativamente ao produto turístico, vai ser aberto em Março um Concurso de Artes Numéricas a todas as escolas para além da criação de um projecto intercultural e estágios para estudantes deste território.
Neste projecto Imagina são parceiros:
Mais informações com André Rodrigues.
// 19º Concurso Jovens Cientistas e Investigadores //
Quatro meses depois da 22ª Final Europeia para Jovens Cientistas, em Lisboa, onde Portugal arrecadou um honroso 3º lugar, a Fundação da Juventude está agora a promover o19º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores.
Este certame destina-se a premiar projectos científicos realizados por alunos do ensino básico, secundário e 1º ano do ensino superior, individualmente ou em grupo, num máximo de 3 elementos, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (à data do concurso).
Podem ser apresentados trabalhos em diferentes áreas científicas: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química.
A submissão de projectos deve ser feita on-line, até 16 de Abril de 2011 e serão apreciados por um júri com representantes do/a: Ciência Viva, DGIDC, da Agência Portuguesa do Ambiente, TMN e da Fundação da Juventude. E conta ainda com o patrocínio e apoio de instituições como: Museu da Electricidade, Fundação EDP, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Saúde, ADENE, Fundação Amélia Mello, Fundação Luso-Americana, INPI, Porto Editora, Hovione, Super Interessante, Intel e I-SWEEP.
Em consequência do Concurso, a Fundação da Juventude organiza a V Mostra Nacional de Ciência, onde estarão representados os trabalhos do mesmo, que vai decorrer de 26 a 28 de Maio de 2011, em Lisboa, no Museu da Electricidade, esperando-se juntar mais de 100 projectos, da autoria mais de 120 alunos de escolas de todo o país.
Desta Mostra sairão os participantes na Final Europeia para Jovens Cientistas de 2011 (Filândia), na semana de investigação científica Intel International Science and Engineering Fair (Intel-ISEF) e nas Olimpiadas de Energia Sustentável I-SWEEP.
Consulte o mini-site www.fjuventude.pt/jcientistas2011, onde os jovens podem proceder às inscrições e encontrar informação sobre as edições anteriores, como fotografias e testemunhos.
Mais informações com Susana Chaves.
// Intel Educators Academy //
Decorreu de 9 a 12 de Março de 2011, em Londres/Reino Unido, a INTEL Educators Academy (EMEA) organizada pela Intel, com o apoio da Engeneering UK.
Nesta Academia participaram profissionais ligados à formação de professores nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), representantes de organizações que promovem a educação em STEM e organizadores de feiras de ciência da Europa, Médio Oriente e África.
Esta Academia foi uma oportunidade para compartilhar práticas e explorar métodos inovadores de envolver os alunos nas áreas científicas, e por sua vez aumentar a participação em Feiras Cientificas e de "Saber Fazer".
A Academia decorreu em paralelo com a Feira “The Big Bang Fair – UK Young Scientists & Engineers Fair”, certame que premeia os jovens cientistas do Reino Unido.
A Fundação da Juventude esteve representada neste "Educators Academy", indo agora aplicar estas aprendizagens no âmbito dos seus projectos e programas, em especial nas áreas da Comunidade de Inserção Eng. Paulo Vallada e do Emprego e Formação Profissional.
// 19º PEJENE //
A Fundação da Juventude, em parceria com o IEFP, o IAPMEI, o IPJ e a Companhia de Seguros Tranquilidade está a promover a 19ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas.
Em 2011, a Fundação da Juventude pretende conceder 500 estágios, um aumento de mais de 40%, em relação ao ano anterior.
Este programa de estágios, de âmbito nacional, destina-se, exclusivamente, aos estudantes do ensino superior que se encontram a frequentar o penúltimo ano dos seus respectivos cursos. Os estágios decorrem entre os meses de Julho e Setembro, e têm a duração mínima de 2 e máxima de 3 meses.
Estes estágios permitem aos jovens um primeiro contacto com o mundo real do trabalho, requisito fundamental em futuras contratações, e às empresas:
- dispor de colaboradores temporários com elevada formação;
- seleccionar potenciais colaboradores;
- promover a ligação entre o mundo empresarial e as universidades;
- integrar um projecto com elevado prestígio e divulgação entre os jovens universitários.
As candidaturas estão já abertas on-line em www.fjuventude.pt/pejene2011, decorrendo até 21 de Abril para as empresas e a partir de 26 de Abril para os jovens estudantes. Os resultados finais serão conhecidos no final de Maio.
O PEJENE existe desde 1992, tendo propiciado desde então 4500 estágios, envolvendo cerca de 2000 empresas, de todos os sectores de actividade, apresentado uma taxa de empregabilidade indirecta que ronda os 60%.
Mais informações com Susana Chaves.
// 25ª Tertúlia "Teatro Experimental" //
A 24 de Fevereiro (quinta-feira) a Fundação da Juventude realizou a sua 25ª tertúlia "Porto Tónico", no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto.
O tema desta edição foi "O Teatro Experimental", e contou com as presenças de Gonçalo Gregório e Nuno Matos, Presidente e Vice-presidente do Teatro Universitário do Porto; Júlio Gago, Director do Teatro Experimental do Porto; Daniela Gonçalves – Actriz e produtora da Companhia Estaca Zero; José Carretas, Director Artístico e Encenador da Panmixia Associação Cultural; Mário Moutinho, Presidente e Director Artístico do FITE e Roberto Merino, Director do Curso de Teatro na Escola Superior Artística do Porto.
Nesta tertúlia os participantes conheceram mais da longa história do Teatro Experimental, a importância de captar a atenção do público e a preocupação da estagnação que o Teatro vive em Portugal.
A partir destas intervenções foram discutidas as distintas formas de fazer teatro, a cristalização do teatro em Portugal, a importância do Teatro Universitário, a falta de críticos do teatro, entre outras questões de carácter financeiro.
A próxima Tertúlia é já a 31 de Março, sob o lema "Tripas Coração". A entrada é livre e gratuita.
Mais informações com André Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário