Formação Contínua
Orientação Vocacional e Profissional
Associação Central de Psicologia
Início 4 Junho 2011 - Coimbra
A orientação vocacional tem como objectivo facilitar ao adolescente uma escolha profissional planeada e consciente. Uma carreira profissional escolhida apenas para satisfazer os interesses e aspirações pessoais, é uma visão limitada do significado, da profundidade e das consequências do acto de escolha
Evento
Psicoterapia Cognitiva Pós-racionalista
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
25 a 26 Março 2011 - Lisboa
Organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas, decorrem inscrições para o workshop com Giampiero Arciero em Terapia Cognitiva Pós-racionalista. Inscrições limitadas
Evento
II Intercâmbio Luso-Brasileiro de Psicologia
AEISPA - Associação de Estudantes ISPA - IU
Início 16 Abril 2011 - Brasil
O presente Intercâmbio entre o Brasil e Portugal visa a realização de formações nas áreas da Psicocriminologia, Psicologia Organizacional e Social, Psicologia Educacional, Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde. Embora a sua comissão organizadora seja constituída na sua maioria por alunos do ISPA-IU, pretendemos estender este Intercâmbio a outras Universidades do país e profissionais de psicologia.
Formação Contínua
CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Associação Central de Psicologia
Início 21 Maio 2011 - Coimbra
A CIF é considerada uma classificação dos estados de saúde e estados relacionados com a saúde, devendo o conceito de saúde, ser considerado um conceito abrangente, multidimensional e interactivo. Este conceito está relacionado com diferentes aspectos da vida, com a funcionalidade humana, com o bem-estar e com a qualidade de vida.
Formação Contínua
Intervenção Cognitivo-Comportamental no Tratamento de Fobias
Associação Central de Psicologia
Início 14 Maio 2011 - Coimbra
O Curso ´Intervenção Cognitivo-Comportamental no Tratamento de Fobias´ visa proporcionar aos participantes uma articulação entre a teoria e a prática clínica no âmbito da intervenção Cognitivo-Comportamental nas Fobias. Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos que possibilitem a elaboração de um plano de intervenção na área clínica em foco, tendo como base os fundamentos teóricos subjacentes à intervenção cognitivo-comportamental, assim como os dados de investigação mais actuais.
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação em Intervenção em Crise
CRIAP
Início 7 Maio 2011 - Porto
A intervenção psicológica em situações de crise, nos mais diversos contextos, tem vindo a revelar-se um imperativo, dadas as inúmeras ocorrências que exigem uma abordagem interventiva cada vez mais rápida e eficaz, pelo que se torna necessário o permanente desenvolvimento/actualização de conhecimentos e de competências que possibilitem um exercício profissional cientificamente alicerçado.
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação em Desenvolvimentos e Especificidades da Terapia Cognitivo-Comportamental para a Depressão
CRIAP
Início 30 Abril 2011 - Porto, Coimbra
Objectivos: Actualizar conhecimentos nas áreas do diagnóstico, prevenção e intervenção cognitivo-comportamental e psiquiátrica nas perturbações depressivas. Desenvolver competências clínicas na conceptualização de casos e definição de protocolos de intervenção terapêutica. Integrar especificidades desenvolvimentais e/ou de saúde nos modelos de intervenção cognitivo-comportamental para a depressão. Desenvolver e avaliar criticamente programas de prevenção da depressão derivados do modelo cognitivo-comportamental. Valorizar os contributos dos modelos cognitivo-comportamental, biológico e sistémico para a melhor abordagem terapêutica aos casos de depressão
Formação Contínua
Psicologia Forense - Avaliação e Intervenção
Associação Central de Psicologia
Início 14 Maio 2011 - Porto
A Psicologia Forense consiste na aplicação dos princípios e conhecimentos psicológicos aos serviços da justiça e às actividades que visam a aplicação das leis. Trata-se de uma área em actual desenvolvimento que tem adquirindo crescente relevância no âmbito dos serviços de Justiça, por solicitação dos Tribunais e pela actuação do psicólogo em variados contextos judiciais
Formação Contínua
Avaliação Psicológica - A Técnica do Rorschach
Clínica Rorschach
Início 19 Março 2011 - Lisboa
Conteúdos programáticos: A teoria e o método Rorschach. Os contextos do uso do Rorschach nas relações com a ética. A situação (interpessoal e intersubjectiva) Rorschach: condições de aplicação, instrução, material, respostas e seu agrupamento, processo de construção e comunicação das respostas. O protocolo: cotação das respostas e agrupamento dos dados no psicograma. A análise e interpretação do Rorschach: dos elementos de cotação ao seu valor interpretativo.
Formação Pós-Graduada
Intervenção com Pais
CRIAP
Início 15 Abril 2011 - Porto, Coimbra
Objectivos: Ministrar conhecimentos práticos no domínio da intervenção com pais. Discussão de casos. Metodologia de Ensino: Discussão de casos e exposição, além de momentos de debate em subgrupos e grande grupo.
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação em Psicopatologia da Criança e do Adolescente
CRIAP
Início 2 Abril 2011 - Coimbra
Objectivos: Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção psicológica, cognitivo-comportamental, na psicopatologia da criança e do adolescente. Exploração de situações clínicas com impacto no funcionamento psicológico da criança/adolescente. Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente validados. Contacto com instrumentos de avaliação especificamente usados na clínica com crianças e adolescentes. Conceptualização e discussão de casos clínicos
Formação Contínua
Introdução ao Profiling
Associação Central de Psicologia
Início 21 Maio 2011 - Porto
Originalmente concebido como uma estratégia de invesrigação criminal, específica às forças policiais, rapidamente o Profiling evoluiu e assumiu contornos cinetíficos e académicos, integrando progressivamente contributos das áreas da Criminologia e da Psicologia. Hoje em dia, para além da sua função fundamental de assistir na captura dos criminosos, constitui uma ferramenta de grande valor na análise e compreensão do fenómeno criminal e dos seus actores, em contextos de investigação criminal e académica, propiciando uma interface valiosa entre estas duas áreas
Formação Pós-Graduada
Crimes Sexuais e Profiling
CRIAP
Início 7 Maio 2011 - Porto
Os crimes sexuais constituem um dos tipos de crime mais sujeitos a exame pericial, quer em termos de avaliação psicológica quer em termos investigação criminal, sendo necessário um treino especializado na recolha, tratamento e análise dos diversos tipos de informação através de técnicas diversas e fontes múltiplas de forma a ser realizado um trabalho exemplar. O curso integra contributos das áreas da criminologia e da psicologia e visa a análise e compreensão do fenómeno criminal e dos seus actores, valorizando com especial relevância a investigação criminal e académica.
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação em Modelos de Psicoterapia com Adultos
CRIAP
Início 30 Abril 2011 - Porto
A intervenção psicológica e a abordagem de modelos de referência na psicoterapia com adultos são os principais focos, contemplando ainda assim um módulo inicial de revisão de procedimentos actualizados de avaliação psicológica com adultos.
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação em Neuropsicologia Pediátrica
CRIAP
Início 7 Maio 2011 - Porto
Objectivos: Proporcionar instrumentos teórico-práticos e conceptuais que permitam um entendimento explicativo das relações entre o desenvolvimento estrutural e funcional do cérebro humano. Disponibilizar e facilitar o contacto com técnicas de avaliação das funções sensitivo-motoras, linguagem, habilitação visuo-espacial, processamento da informação e funções executivas complexas, no sentido da exploração e análise do comportamento através de um processo sistémico de tomada de decisões.
Formação Contínua
Avaliação e Intervenção em Maus-Tratos na Criança e no Jovem
Psicoglobal - Serviços de Psicologia Lda
19 Março 2011 - Porto
A violência tem-se apresentado de forma crescente no mundo, sendo focada pelos meios de comunicação sob diferentes representações: desde a doméstica até os grandes conflitos armados. Em comum, as diferentes formas com que se apresenta, elege como vítimas os mais fracos. Nesta categoria encontram-se as crianças que nascem com total falta de defesa e perduram durante tempo prolongado na dependência de outros (adultos).
Artigos
Amar: ´um investimento a fundo perdido´
Valdeci Gonçalves da Silva (2010)
Prevalência de sintomas do humor em populações universitárias: uma revisão
Ângela Leggerini de Figueiredo, Aneron de Ávila Canals, Caetano Dell?Áglio Júnior, Sabrina Gomes de Souza Rusch, Irani de Lima Argimon (2010)
Carreira e Desenvolvimento Pessoal
O que nos habilita a liderar?
Evaldo Costa (2010)
Formação Contínua
Abuso e Dependência do Álcool
Avaliação e Intervenção em Maus-Tratos na Criança e no Jovem
Avaliação Psicológica - A Técnica do Rorschach
CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Coaching - Preparar Profissionais para a Excelência
segunda-feira, 14 de março de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Actualizações da Divulgação da CSIF
Se pretende receber semanalmente um e-mail com a actualização das notícias publicadas, envie um e-mail com a palavra registo para blog@csifbelemxavier.com
Pesquisar neste blogue
Procure o que Precisa
QR = Qualificação
RR = Reflexões em Rede
TR = Trabalho em Rede
RR = Reflexões em Rede
TR = Trabalho em Rede
- QR - Notícias (2)
- QR - Acções de Formação (943)
- QR - Candidaturas (149)
- QR - Eventos (1211)
- QR - Eventos; (1)
- QR - Eventos; QR - Acções de Formação (52)
- QR - Notícias (1532)
- RR - Contributos (51)
- RR - Procuras e Ofertas de Actividade Profissional (74)
- RR - Serviços à Comunidade (89)
- TR - CLAS Lx (10)
- TR - Comunidade Escolar - Educação Inclusiva (4)
- TR - CSIF Belém Xavier (18)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar (12)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade EscolarQR - Eventos (2)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade EscolarQR - Eventos (1)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar - "Passe Bem" (1)
- TR - CSIF Belém Xavier - Comunidade Escolar - Dê P'rá Troca (98)
- TR - CSIF Belém Xavier Divulgação de Projectos Blog (20)
- TR - CSIF Belém Xavier Isolamento Social Transporte Solidário (39)
- TR - CSIF Regulamento Interno (5)
- TR - Não Custa Nada (1)
- TR - Respostas Solidárias (3)
- TR - Trabalho em Rede (53)
CSIF de Santa Maria de Belém e de S.....
Mensagens em Destaque
Objectivos da Rede Social
● Combater Pobreza e Exclusão;
● Promover Inclusão e Coesão Social;
● Contribuir para concretização dos:▪ PNA(Plano Nacional de Acção para a Inclusão);
▪ PNI (Plano Nacional para a Igualdade);
● Desenvolvimento Social Integrado;
● Planeamento Sistemático, Integrado, potenciando sinergias, competências e recursos;
● Maior eficácia, cobertura e organização do conjunto de Respostas e Equipamentos Sociais.
Legislação sobre a Rede Social
Decreto-Lei n.o 115/2006 de 14 de Junho:
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
actualização também na perspectiva da promoção da
igualdade de género.
(...)
A rede social assume-se como um modelo de organização
e de trabalho em parceria que traz uma maior
eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na
resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das
famílias.
Continue a ler...
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
actualização também na perspectiva da promoção da
igualdade de género.
(...)
A rede social assume-se como um modelo de organização
e de trabalho em parceria que traz uma maior
eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na
resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das
famílias.
Continue a ler...
Sem comentários:
Enviar um comentário