sexta-feira, 29 de abril de 2011

Newsletter - Novidade-Robert Walser

Os Livros Cotovia apresentam

Robert Walser: Histórias de Imagens

O primeiro interlocutor de Robert Walser foi um pintor, Karl Walser, seu irmão mais velho. Mesmo quando acaba a cumplicidade e a colaboração de ambos, o diálogo com a pintura permanece uma fonte de inspiração essencial para o escritor. Os textos apresentados neste volume comprovam‑no. O rigor da descrição importa menos do que a proeza d a transposição: os quadros, ou por vezes o reflexo deles na memória, libertam o imaginário, a reflexão e o estilo. Pensando em Fragonard ou em Delacroix, em Bruegel ou em Anker, em Daumier, em Renoir ou em Beardsley, Walser transporta o leitor para um jogo que alia de forma inimitável a insolência e a admiração.

24€


Robert Walser (Biel/Bienne, 1878 – Herisau,1956) abandonou os estudos muito cedo por motivos económicos e começou a trabalhar na Bernischen Kantonalbank de Biel, mudando-se mais tarde para Basileia, Estugarda e Zurique, onde trabalhou esporadicamente como empregado. Foi um dos primeiros escritores de língua alemã a introduzir em literatura a descrição da vida de um assalariado. Desde muito cedo foi grande apreciador de teatro e começou a publicar poemas em 1898 nalgumas revistas. Levou uma vida errante por vários anos, durante os quais publicou po emas e pequenos contos. Em 1905 tornou-se criado no castelo de Dambrau, adoptando nos livros seguintes o tema da criadagem. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou em Zurique, no registo público, e começou a desenvolver distúrbios mentais. Acabou por ser internado numa clínica psiquiátrica em Herisau, onde continuou a escrever até à morte.

Walter Benjamin, Franz Kafka, Robert Musil e Hermann Hesse, juntamente com W.G. Sebald ou Giorgio Agamben declararam-se admiradores da obra de Walser.


Para ler mais sobre "As Histórias de imagens", ou para comprar o livro na loja online clique aqui.

Desejamos boas leituras, até breve,

A equipa da Cotovia

Sem comentários:

Enviar um comentário