quinta-feira, 16 de junho de 2011

:: Newsletter Maio 034 ::



// Portugal Criativo 2011 //


De 16 a 18 de Junho, todo o Portugal Criativo concentra-se no Porto!

O Portugal Criativo@Porto2011 é um conceito colaborativo coordenado pela ADDICT em parceria com a Fundação da Juventude, que tem como objectivo debater, mostrar e celebrar as últimas tendências do sector das Indústrias Criativas.

O Portugal Criativo 2011 é o grande momento na agenda anual de todos os agentes das Indústrias Criativas em Portugal, e tem como missão de reflectir, celebrar e realizar a criatividade que alimentamos nas nossas cabeças e que aplicamos nas nossas comunidades.

Esta edição do Portugal Criativo, que contará com alguns dos maiores peritos e melhor sucedidos agentes do sector criativo, pensará e trabalhará estratégias competitivas para os vários sectores do cluster, numa perspectiva bottom-up, interpretando assim o mote do evento que é “Ferramentas Criativas”.

O Portugal Criativo 2011 evidenciará os eixos estratégicos do cluster - Empreendedorismo e Negócios Criativos; sublinhará a Região Norte enquanto Destino Criativo. Será também um espaço de encontro, reflexão, informação e formação para os agentes do sector criativo, bem como um local privilegiado para troca de ideias e desenvolvimento de Negócios com mercados estratégicos.

As inscrições e registo são obrigatórios. Faça agora mesmo os seus!

Para mais informações e acesso ao programa vá a http://www.fjuventude.pt/
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// V mostra Nacional de Ciência //


Entre os dias 26 e 28 de Maio, teve lugar no Museu da Electricidade, em Lisboa, a V Mostra Nacional de Ciência, uma iniciativa da Fundação da Juventude.

274 alunos, entre os 15 e 20 anos, de todo o país, expuseram projectos representando diferentes áreas científicas: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática, Matemática e Química.

Os vencedores foram anunciados no Sábado, dia 28. Foram premiados 64 jovens, repartindo-se os prémios por pecuniários e não pecuniários, para além de participações em competições internacionais, nomeadamente na Finlândia, Suíça, Estados Unidos e Brasil.

O 1º prémio foi atribuído às alunas Ana Rita Sousa Rocha, Cecília de Almeida Moreira e Vânia Patrícia Pinto Rocha, da Escola Secundária de Arouca, pelo projecto “Estudo comparativo da actividade antibacteriana, antioxidante e antimutagénica produzida por diferentes extractos de Agrimonia eupatoria L.”, da área das Ciências Médicas. O 2º prémio foi atribuído ao projecto "M.S.I.: Mel Sob investigação", da área da Biologia, realizado pelos alunos Daniel Santos, Beatriz Esteves e Marisa Paulino, do Externato de Penafirme. Ambos os projectos vão estar a representar Portugal na Final Europeia em Setembro, em Helsinquia /Finlândia.

A expectativa é grande relativamente a estes projectos, pois apresentam propostas de desenvolvimento e aplicação de valor industrial e económico relevantes.

Para mais informações e acesso à lista total dos premiados, vá a www.fjuventude.pt/jcientistas2011 ou contacte Susana Chaves.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// 14ª Feira Franca //

“A arte torna visível o invisível. A forma é, segundo Rudolph Arnhein, a configuração visível do conteúdo. O volume de uma forma é a quantidade de espaço ocupada por essa forma. As artes não existem sem volumes, sem formas.” Este foi o mote para a 14ª Feira Franca que decorreu a 28 de Maio ,das 10h às 22h, no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, com o tema "Volumes e Formas".
Nesta edição estiveram presentes: Design de Produto
Artenep, Filipa Guimarães, frARTEsanato, Fromé, Simão Feito à Mão, Três Pontos; Cake Design
Mimos; Fotografia
Centro de Comunicação e Representação Espacial (FAUP); Design de Moda
Amilod Zareg, Elizabeth Teixeira, Estilita Mendonça, Iva Silva, Joana Ferreira; Joalharia
Paula Soeiro, Vera Manzoni e Mobiliário
Boca do Lobo, Design Básico.

Esta Feira Franca ocupou o espaço exterior do Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, o que aumentou consideravelmente a adesão da comunidade e dos turistas ao projecto. Visitaram esta Feira Franca cerca de 2000 pessoas.

As Feiras Francas continuam a afirmar-se como uma plataforma transversal para diferentes projectos de criadores e criativos, em que a linguagem tem sempre um parâmetro comum, a temática definida.

A próxima Feira Franca será a 25 de Junho, sob o lema "Santos da casa fazem milagres". Agende já e venha conhecer como, com criatividade e novos materiais, os artistas conseguem criar peças únicas e originais, inspirados numa tradição de sempre.

Para mais informações ou submissão de propostas contacte: feirasfrancas@gmail.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// Mindshake //


O Palácio das Artes – Fábrica de Talentos acolhe em Julho, o “Mindshake”, um evento orientado para profissionais que queiram desafiar as suas capacidades criativas.

Entre os dias 5 e 8 de Julho, o Palácio das Artes - Fábrica de Talentos transformar-se-á num ginásio para o cérebro! É cada vez mais importante para as empresas e para os seus colaboradores serem originais, usando a criatividade como "ferramenta operativa" nso seus modelos de organização, comunicação e criação.

Durante uma semana os participantes serão desafiados a dar o máximo de uso ao seu cérebro, experimentando várias modalidades e habilidades do pensamento criativo com actividades como pensar em imagens ou sons, transformar linguagens expressivas, produzir combinações diferentes e pensar em analogias.

Mais informações em http://mindshake.pt/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// Exposição No place like - 4 houses, 4 films //


Inaugurou a 7 de Maio a exposição "No place like - 4 houses, 4 films", no Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, no Porto. Esta exposição que, em 2010, representou Portugal na 12ª Exposição Internacional de Arquitectura, La Biennale di Venezia, está aberta ao público até 18 de Junho, de Segunda-feira a Sábado, das 10h00 às 19h00. A entrada é livre.

No place like - 4 houses, 4 films constitui uma mostra colectiva e transgeracional da arquitectura contemporânea portuguesa, centrada na reflexão sobre a habitação, na linha indicada por Kazuyo Sejima para a Biennale Architettura 2010 – “People meet in architecture”. A dupla Manuel e Francisco Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, João Luís Carrilho da Graça e Álvaro Siza Vieira são os arquitectos que representaram Portugal na 12ª Exposição Internacional de Arquitectura - La Biennale di Venezia. Paralelamente à apresentação dos projectos dos 4 ateliês de arquitectura, a exposição integra 4 filmes ficcionais dos artistas Filipa César, João Onofre, Julião Sarmento e João Salaviza que desvelam a relação destas casas com os contextos em que se inserem.

Já visitaram esta exposição mais de 1000 pessoas, incluindo alunos de várias Escolas Superiores de Arquitectura e da Região Norte de Portugal.

Mais informações em:
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// Assinatura de Protocolo com a Fundação S. João de Deus //

A Fundação da Juventude celebrou um protocolo com a Fundação S. João de Deus, uma organização não governamental para cooperação e desenvolvimento.

Este protocolo estabelece a colaboração entre as duas fundações nomeadamente na promoção de auto-emprego e no acolhimento, em regime contratual específico, de Jovens Profissionais Liberais Desempregados, no Espaço COWORK SOLIDÁRIO, sob a coordenação e apoio técnico e de secretariado/acolhimento conjunto de ambas as Fundações.

É esperada com esta parceria a criação de uma plataforma de lançamento e promoção de negócios e de auto-emprego, com cariz solidário, potenciando a empregabilidade, a motivação e a auto-estima dos jovens desempregados.

As instalações são na Avenida Júlio Dinis, em Lisboa, e as candidaturas estão abertas. Para isso, contacte Luísa Fernandes ou vá a http://www.fjuventude.pt/.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// 28ª Tertúlia //

No dia 26 de Maio, a Fundação da Juventude organizou a 28ª Tertúlia, intitulada “Formas e Volumes - Arquitectura" que contou com diferentes oradores: Alfredo Ascensão, Arquitecto responsável pelo Projecto de Reabilitação do Palácio das Artes – Fábrica de Talentos; Ana Maria de Almeida, Administradora da Funbox; José Fernando Gonçalves, Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos.

Durante duas horas, discutiram-se as velhas e novas tendências arquitectónicas. O movimento moderno na arquitectura, que surgiu nos anos 20, foi também alvo de apreciação na medida em que, apesar de não ter tido grande expressividade em Portugal, hoje abundam as construções inspiradas neste movimento: as casas tipo “caixa” ou “cubo”.

A próxima Tertúlia está já agendada para 30 de Junho e terá como mote "Santos da casa fazem milagres".

Contamos com a sua presença.

Mais informações em http://www.fjuventude.pt/
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// Workshops - Porto e Lisboa //

Estão abertas as inscrições para workshops em Junho.

Na Fundação da Juventude, ao Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, no Porto, terão lugar : "Dança Criativa - Pintando e Dançando", um workshop onde as crianças são convidadas a dançar em cima de papel de cenário com as mãos e os pés pintados com tinta e "História de Arte em Portugal - Módulo IV", onde será dada uma perspectiva global das principais tendências que deram origem à arte contemporânea.

Na Delegação de Lisboa decorrerá o workshop "Planeamento de Exposições" onde os participantes desenvolverão sensibilidades e competências para planear um projecto expositivo, adaptar-se aos contextos e gerir riscos e custos inerentes.

Para informações e inscrições contactar:

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


// Flashes //

"Feira de Emprego" - Universidade Lusíada do Porto

A Universidade Lusíada do Porto organizou, a 20 de Maio, a "Feira de Emprego", com a qual pretendeu dar informação aos jovens acerca das alternativas e potencialidades de formação fora do contexto universitário. O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas - despertou o interesse dos alunos que reconheceram a importância da participação neste programa, quer a nível do reforço de competências quer com a experiência de trabalho.

V Feira/Mostra de Ciência - Vila do Conde

Entre 12 e 15 de Maio, no Parque Polis João Paulo II, decorreu a V Feira/Mostra de Ciência, onde puderam ser vistos projectos integrados nas disciplinas das Ciências do Mar, Ciências do Ambiente, Química, Física, Biologia e Matemática. Esses projectos foram feitos por jovens que podem ser futuros concorrentes do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, promovido pela Fundação da Juventude, pelo que a nossa presença foi muito apreciada.

Feira de Oportunidades/ IV Mostra Social da Maia.

A Feira das Oportunidades, uma iniciativa do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, decorreu entre os dias 12 a 14 de Maio, no Parque Central da Maia, e teve como objectivo reunir um amplo conjunto de agentes que se movimentam na área do Emprego, da Formação e Valorização Profissional e Pessoal e do Empreendedorismo, constituindo uma oportunidade de a população conhecer as diversas possibilidades do mercado, de encontrar soluções para os seus problemas de emprego, de concretizar os seus planos de valorização profissional e de corporizar os seus projectos empresariais. Este certame foi visitado por jovens de diferentes idades, que procuraram nas actividades formativas e de estágio da Fundação da Juventude, uma que se enquadrasse com as suas ambições e idade.

Encontro de Juventude do Porto

No Ano Internacional da Juventude, a Federação Académica do Porto e o Pelouro da Juventude Câmara Municipal do Porto promoveram o Encontro de Juventude do Porto. Durante os dias 27 e 28 de Maio, o Edifício Transparente foi um espaço de cooperação, debate, aprendizagem, divulgação, partilha, tendo por base os conceitos inovação e criatividade e as áreas/domínios ciência e tecnologia, inovação social, arte e cultura. Os Jovens estiveram em destaque e tiveram a oportunidade de demonstrar as suas habilidades, competências, capacidades e recursos. A Fundação da Juventude esteve representada neste evento com um espaço animado pela equipa do Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, que divulgou as suas actividades e propostas.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário