quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Avaliação da criatividade com recurso ao Teste de Pensamento Criativo de Torrance
Avaliação da criatividade com recurso ao Teste de Pensamento Criativo de Torrance, 24 e 25 Setembro 2011
A importância da criatividade parece ser consensual em diversos domínios, sendo a sua identificação um objectivo prévio ao seu desenvolvimento.
Assim, a avaliação da criatividade torna-se essencial, pois possibilita identificar o potencial do indivíduo se expressar e exercer liderança nas mais diferentes áreas.
Os Testes de Pensamento Criativo de Torrance (versão portuguesa do TTCT - Torrance Test of Creative Thinking) são os instrumentos mais utilizados, a nível internacional para a descoberta e estimulação de talentos criativos, sendo indicados para selecção e desenvolvimento pessoal, orientação vocacional, identificação de liderança e avaliação de programas destinados ao desenvolvimento do potencial criativo, nas mais diversas áreas.
O TTCT, na sua forma figurativa, permite avaliar, além das dimensões cognitivas, a vivência emocional e a motivação, tornando-se num bom orientador para o desenvolvimento da criatividade integral.
Ao contrário de outros testes, é não só um bom auxílio para identificar e conhecer a criatividade, como também dá a oportunidade de prever eficazmente os comportamentos criativos futuros.
Pode ser aplicado desde a idade pré-escolar até à idade adulta, sendo tal aplicação possível em grupo ou individualmente.
Está traduzido em mais de 35 idiomas, padronizado para vários países e, de acordo com as estatísticas disponíveis, cerca de 2.000.000 crianças e adultos são avaliados com este instrumento, cada ano.
O Torrance Center (Portugal) é a única instituição portuguesa autorizada a formar e certificar técnicos, nesta temática.
Destinatários
- Psicólogos
- Estudantes de Psicologia
- Especialistas em Psicologia da Educação
- Professores e outros educadores
- Gestores de Recursos Humanos
Objectivos
- Adquirir competências para administrar, cotar e interpretar os resultados no teste de Torrance.
- Obter o Certificado de Proficiência emitido pelo Torrance Center (UGA & Portugal).
- Só os portadores deste certificado poderão aplicar e avaliar, autonomamente, com recurso ao TTCT.
Identificação dos formadores
Bonnie Cramond (Universidade de Georgia, UGA)
Ivete Azevedo (Presidente do Torrance Center Portugal)
(esta formação será apresentada em inglês)
Local
Sala de Eventos / Hub do Porto; Rua do Tâmega (antiga escola 53); Freguesia de Paranhos — Porto; Pólo Universitário Asprela; (junto à Faculdade de Economia)
Inscrição
As inscrições são limitadas e aceites por ordem de chegada.
Envio de ficha de inscrição em anexo e acompanhada da respectiva prova de transferência bancária para geral@tcportugal.org.
Pagamento
285€ (inscrição individual)
250 € (de 3 a 5 inscrições conjuntas)
200 € (mais de 6 inscrições conjuntas)
Descontos
- 5% aos que se inscrevem conjuntamente no Seminário do dia 23 de Setembro (ver programa provisório em anexo);
- 10% para instituições protocoladas com o Torrance Center;
- 50% a quem pretenda reciclar/anteriores formandos (sob o valor de inscrição individual).
Transferência bancária para conta da CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, em nome de Torrance Center com o NIB 003506950002200733073.
Poderemos considerar, também, a possibilidade de transferência de apenas metade do valor e liquidação do restante no momento da formação, com cheque para o mês seguinte.
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Objectivos da Rede Social
● Combater Pobreza e Exclusão;
● Promover Inclusão e Coesão Social;
● Contribuir para concretização dos:▪ PNA(Plano Nacional de Acção para a Inclusão);
▪ PNI (Plano Nacional para a Igualdade);
● Desenvolvimento Social Integrado;
● Planeamento Sistemático, Integrado, potenciando sinergias, competências e recursos;
● Maior eficácia, cobertura e organização do conjunto de Respostas e Equipamentos Sociais.
Legislação sobre a Rede Social
Decreto-Lei n.o 115/2006 de 14 de Junho:
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
actualização também na perspectiva da promoção da
igualdade de género.
(...)
A rede social assume-se como um modelo de organização
e de trabalho em parceria que traz uma maior
eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na
resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das
famílias.
Continue a ler...
A rede social criada na sequência da Resolução do
Conselho de Ministros n.o 197/97, de 18 de Novembro,
impulsionou um trabalho de parceria alargada incidindo
na planificação estratégica da intervenção social local,
abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas
de intervenção, visando contribuir para a erradicação
da pobreza e da exclusão social e para a promoção do
desenvolvimento social ao nível local. Este trabalho de
parceria tem vindo a ser alvo de uma enriquecedora
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A rede social assume-se como um modelo de organização
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