quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Newsletter Psicologia​​.pt - Pós-gradua​ção em Avaliação Psicológic​a, Técnicas de Avaliação Psicológic​a e uso de testes validados para a população portuguesa

                                                                     
 Patrocinada por:









Pós-graduação em Avaliação Psicológica
Técnicas de Avaliação Psicológica e uso de testes validados para a população portuguesa
Local: Porto
Data: Novembro 2011 a Maio 2012

Coordenação Científica:
Miguel Ricou
Coordenação Pedagógica:
Cristina Campos
Introdução
A Avaliação Psicológica é um acto exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos psicólogos relativamente a outros profissionais (art. 4.1 do código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
A avaliação psicológica pode desempenhar um papel de crucial importância na compreensão do funcionamento mental. Durante as últimas décadas, a psicologia tem utilizado vários instrumentos de avaliação psicológica, porém, muitas vezes, sem a devida compreensão sobre os procedimentos e metodologias necessários à avaliação científica dos fenómenos humanos.
Esta formação pós-graduada fundamenta-se nas carências resultantes da escassez de formação especializada no domínio da avaliação psicológica.
O curso terá início em Novembro de 2011 e será leccionado por um conjunto de especialistas com vasta experiência ao nível da construção e utilização de instrumentos de avaliação psicológica de crianças e adultos em diferentes contextos, com a participação de alguns dos responsáveis pela validação das provas em Portugal. Desta forma, o curso será subdividido por módulos conforme a área específica de avaliação a tratar.
Objectivos
      I.        Fornecer conhecimentos actualizados e treino em instrumentos de avaliação psicológica que estejam empiricamente validados para a população portuguesa;
     II.        Garantir a utilização apropriada dos instrumentos através da formação que respeita a normas de administração, cotação e interpretação;
    III.        Assegurar competências relativamente à selecção de material de avaliação apropriado e com validade científica;
    IV.        Facultar competências ao nível da realização de relatórios de avaliação psicológica;
     V.        Promover o conhecimento das normas e limites que regem o processo de avaliação psicológica, de acordo com o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.
Metodologia de Ensino
O método de ensino estará de acordo com uma abordagem teórico-prática, através de métodos de exposição aberta e momentos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Metodologia de Avaliação
Assistência mínima a 75% da duração total do curso;
Teste escrito de avaliação de conhecimentos no final de cada módulo.
Destinatários
Licenciados em Psicologia
Fundamentação
Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Avaliação Psicológica, só serão aceites inscrições de Psicólogos ou alunos do 2º ciclo de estudos em Psicologia. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa implica o domínio de conhecimentos específicos inerentes à avaliação psicológica, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior poderão reconhecer, através da atribuição de créditos, a formação pós-graduada, podendo esta constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
Duração
A Pós-graduação decorrerá de 5 de Novembro de 2011 a 18 de Maio de 2012, num total de 180h, em horário pós-laboral.
Sextas – 19H00/22H00
Sábados – 9H30/12H30 – 14H00/17H00
Plano Curricular
Módulo I - Avaliação Psicológica
      i.        Objectivos da Avaliação Psicológica
     ii.        Entrevista de avaliação e administração de testes
    iii.        Questões éticas da Avaliação Psicológica
Formadores: Isabel Leal, Miguel Ricou
Módulo II - Avaliação cognitiva em crianças
      i.        WISC III
     ii.        WPPSI-R
    iii.        Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
    iv.        Avaliação das dificuldades de aprendizagem
Formadores: Maria João Seabra Santos, Liliana Sousa, Octávio Moura
Módulo III - Avaliação cognitiva em adultos
      i.        BPRD
     ii.        WAIS III
    iii.        WMS III
    iv.        Matrizes Progressivas de Raven (forma geral)
Formadores: Catarina Canário, Liliana Sousa
Módulo IV – Avaliação emocional e do comportamento na criança
      i.        Modelo Multiaxial de Achenbach (SCICA, CBCL, TRF, YSR)
     ii.        STAIC-C2
    iii.        CMAS-R
    iv.        FSSC-R
     v.        CDI
    vi.        Sistema de Avaliação da Obediência
Formadores: Pedro Dias, Mariana Pereira, Isabel Soares
Módulo V – Avaliação da personalidade
      i.        MMPI-2
     ii.        MMPI-A
    iii.        NEO-PI-R
    iv.        NEO-FFI
     v.        Teste de Rorschach (Sistema Integrativo de Exner)*
Formadores: Rosa Novo, Margarida Lima, Abel Pires
*Por implicar uma formação extensa (50h), que encareceria o custo total do curso, o teste de Rorschach será integrado nesta pós-graduação, mas terá um custo adicional reduzido, podendo o formando optar por fazê-lo ou não.
Módulo VI – Avaliação Neuropsicológica
      i.        Características gerais e objectivos da avaliação neuropsicológica
     ii.        Avaliação Neuropsicológica como meio complementar de diagnóstico
    iii.        Testes de rastreio cognitivo
MoCA
MMSE
Teste do Relógio
    iv.        Instrumentos específicos da Avaliação Neuropsicológica
GDS
GAI
15-IMT
TeLPI
Figura Complexa de Rey
Torre de Hanoi
Token Test
Outros instrumentos específicos
Formadores: Lara Alves, Sandra Freitas
Módulo VII – Avaliação em Psicogerontologia
      i.        Contextualização da Avaliação em Psicogerontologia
     ii.        Avaliação funcional do Idoso
    iii.        ACE-R
    iv.        CDR
     v.        Escala de Demência de Blessed
    vi.        ADAS
   vii.        Avaliação da capacidade financeira e testamentária
  viii.        Avaliação neuropsicológica de condutores idosos
Formadores: Liliana Sousa, Lara Alves, Inês Ferreira
Módulo VIII – Avaliação psicológica forense
i. Avaliação psicológica forense e prática pericial forense
ii. Avaliação psicológica das famílias nos processos de promoção e protecção e elaboração de relatórios para fins judiciais
iii. Avaliação psicológica de crianças vítimas de abuso sexual e de crianças vítimas de negligência, maus tratos físicos e/ou psicológicos
iv. CPIC (adolescentes e jovens adultos)
v. Avaliação psicológica de vítimas de violência
vi. Avaliação psicológica de agressores
Formadores: Rui A. Gonçalves, Madalena Alarcão, Isabel Alberto, Octávio Moura, Celina Manita
Módulo IX – Orientação escolar e profissional
      i.        CDSE-SF
     ii.        Escolha de cartões ocupacionais
    iii.        EVV (Escala de Exploração Vocacional)
    iv.        IPC (Inventário de Preocupações da Carreira)
     v.        Estratégias e recursos de exploração vocacional
    vi.        Avaliação da qualidade das práticas de intervenção vocacional
Formadores: José Tomás Silva, José Pacheco Miguel, Lígia Mexia Leitão, Maria do Céu Taveira, Inês Nascimento
Módulo X – Integração da Avaliação Psicológica
      i.        Integração da Avaliação Neuropsicológica com outras áreas científicas (Psiquiatria/ Neurologia/ Farmacologia)
     ii.        Filosofia da avaliação psicológica
    iii.        Estrutura e redacção de um relatório de avaliação psicológica
Formadores: Lara Alves, Mário Simões
Corpo Docente
Abel Pires - Professor associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; autor do estudo normativo do Teste de Rorschach na população adulta portuguesa.
Catarina Canário – Doutoranda de Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Celina Manita - Professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Directora do Gabinete de Estudos e Atendimento a Vítimas (GEAV) da mesma faculdade.
Inês Nascimento – Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; coordenadora e supervisora científica do Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida da mesma Universidade.
Inês Saraiva Ferreira – Doutoranda em Avaliação Psicológica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; investigadora no âmbito dos testes neurocognitivos no desempenho de condução automóvel.
Isabel Alberto – Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutorada em Psicologia na área da Avaliação Psicológica.
Isabel Leal – Professora associada do Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Doutorada em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain e em Psicologia Clínica pela Universidade Clássica de Lisboa.
Isabel Soares – Professora catedrática do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho na área da Psicologia Clínica e Psicologia do Desenvolvimento; é psicoterapeuta e investigadora das relações de vinculação, coordenando o Grupo de Estudos de Vinculação.
José Pacheco Miguel – Assistente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; autor de várias publicações na área da orientação vocacional e aconselhamento de carreira.
José Tomás Silva – Professor associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; é coordenador de um grupo de investigação do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra.
Lara Alves – Doutoranda em Psicologia, especialidade de Neuropsicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Lígia Mexia Leitão – Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, autora de várias publicações na área da orientação vocacional; autora da validação portuguesa do teste de Escolha de Cartões Ocupacionais.
Liliana Sousa – Doutoranda da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; participa em projectos de investigação no âmbito da adaptação de testes psicológicos, bem como na prestação de serviços de avaliação psicológica em resposta a pedidos dos Tribunais (Serviço de Avaliação Psicológica/Centro de Prestação de Serviços à Comunidade, FPCE-UC).
Madalena Alarcão – Professora associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; integra o grupo que faz assessoria técnica para Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco na área da Educação Parental; é juiz social do Tribunal de Família e Menores de Coimbra, por indicação da FPCEUC.
Margarida Lima – Professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; investigou as características psicométricas do NEO-PI-R na população portuguesa.
Maria do Céu Taveira – Professora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho; coordena actualmente o Programa de Doutoramento em Psicologia Vocacional na mesma universidade e é autora de diversas publicações no domínio da exploração e desenvolvimento vocacional.
Maria João Seabra Santos – Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Avaliação Psicológica; autora e co-autora da validação portuguesa da WISC III e WPPSI-R.
Mariana Pereira – Doutoranda da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Mário Simões – Professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; director do Serviço de Avaliação Psicológica da FPCEUC.
Miguel Ricou – Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Octávio Moura – Doutorando em Neuropsicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; é especialista nas áreas da dislexia, dificuldades de aprendizagem e das perturbações do comportamento.
Pedro Dias – Professor auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa; autor de estudos normativos de escalas de ansiedade e depressão em crianças.
Rosa Novo – Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa; co-autora de estudos de validação para a população portuguesa do MMPI-2 e MMPI-A.
Rui Abrunhosa Gonçalves – É Professor associado da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e é doutorado em Psicologia da Justiça; tem várias obras publicadas nesta área.
Sandra Freitas – Doutoranda pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na especialidade de Neuropsicologia.
Calendarização
5 Novembro: 9h-13h / 14h-18h
11 Novembro: 19h-22h
12 Novembro: 9h30-13h / 14h-17h30
19 Novembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
25 Novembro: 19h-22h
26 Novembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
2 Dezembro: 19h-22h
3 Dezembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
9 Dezembro: 19h-22h
10 Dezembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
16 Dezembro: 19h-22h
17 Dezembro: 9h30-12h30
6 Janeiro: 19h-22h
7 Janeiro: 9h30-12h30 / 14h-17h
14 Janeiro: 9h30-12h30 / 14h-18h
21 Janeiro: 9h30-12h30 / 14h-18h
27 Janeiro: 9h-22h
17 Fevereiro: 19h-20h / 20h-21h
18 Fevereiro: 9h30-12h30 / 14h-17h
24 Fevereiro: 19h-22h
25 Fevereiro: 9h-11h
25 Fevereiro: 11h-13h / 14h-18h
2 Março: 19h-22h
3 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
10 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
16 Março: 19h-22h
17 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
24 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
30 Março: 19h-21h
31 Março: 19h-22h
6 Abril: 19h-22h
7 Abril: 9h30-12h30 / 14h-17h
13 Abril: 19h-22h
20 Abril: 19h-22h
21 Abril : 9h30-12h30 / 14h-17h
27 Abril: 19h-22h
28 Abril: 9h30-12h30 / 14h-17h
5 Maio: 9h30-13h30
11 Maio: 19h-22h
12 Maio: 9h30-12h30 / 14h-17h
18 Maio: 19h-22h
Curso de Rorschach
28 Janeiro: 09h-13h / 14h-18h
30 Janeiro: 18h-22h
1 Fevereiro: 18h-22h
3 Fevereiro: 18h-22h
4 Fevereiro: 09h-13h / 14h-18h
6 Fevereiro: 18h-22h
8 Fevereiro: 18h-23h
10 Fevereiro: 18h-23h
11 Fevereiro: 09h-13 / 14h-18h
Investimento
Custo total
1530€ (IVA incluído à taxa em vigor)
Para inscrições até 12 de Outubro de 2011
1730€ (IVA incluído à taxa em vigor)
Para inscrições após 12 de Outubro de 2011
Módulos
Avaliação psicológica: 136€
Avaliação cognitiva em crianças: 221€
Avaliação cognitiva em adultos: 351€
Avaliação emocional e do comportamento em crianças: 156€
Avaliação da personalidade: 195€
Avaliação neuropsicológica: 156€
Avaliação em psicogerontologia: 286€
Avaliação psicológica forense: 273€
Orientação escolar e profissional: 429€
Avaliação Psicológica e elaboração de relatórios: 65€
Nota: O Teste de Rorschach terá um funcionamento em paralelo, uma vez que pressupõe um número de horas mais extenso (50h). Assim, este curso terá um custo adicional de 250€ para formandos que frequentem a pós-graduação. Haverá também a possibilidade de inscrição apenas no Teste de Rorschach, sendo neste caso a propina de 500€.
Modalidades de pagamento
Inscrição e propina: 250€ no acto de inscrição e 5 propinas mensais de 256 €.
Pronto pagamento beneficia de 10%** de desconto (153€).
Estudantes universitários beneficiam de 5%** de desconto, mediante comprovativo.
Pagamentos (opções)
Numerário
Cheque à ordem de Ricou e Rolo, Lda.
Transferência (NIB: 0010 00003852481000196) - (o comprovativo de transferência deverá ser remetido via e-mail ou CTT).
Nota: Só serão consideradas inscrições acompanhadas do respectivo pagamento ou comprovativo do mesmo.
Documentação necessária para a validação da candidatura
Ficha de inscrição;
CV;
Certificado de Habilitações;
Fotocópia de BI / Cartão do Cidadão ou Passaporte;
Envio de comprovativo de pagamento da inscrição.
Critérios de selecção
Análise Curricular;
Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
Entrevista (se necessário).
Serão aceites um máximo de 20 formandos no curso.
Data limite de inscrição
20 de Outubro de 2011
Candidaturas e informações
RRMindcenter
Av. da Boavista, 1015, sala 303
4100 Porto
Tlm: 931660326, Tlf: 224027941
Email: rrmindcenter@gmail.com
www.mindcenter.info






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