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Técnicas de Avaliação Psicológica e uso de testes validados para a população portuguesa
Local: Porto
Data: Novembro 2011 a Maio 2012Coordenação Científica:
Miguel Ricou
Coordenação Pedagógica:
Cristina Campos
Introdução
A Avaliação Psicológica é um acto exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos psicólogos relativamente a outros profissionais (art. 4.1 do código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
A avaliação psicológica pode desempenhar um papel de crucial importância na compreensão do funcionamento mental. Durante as últimas décadas, a psicologia tem utilizado vários instrumentos de avaliação psicológica, porém, muitas vezes, sem a devida compreensão sobre os procedimentos e metodologias necessários à avaliação científica dos fenómenos humanos.
Esta formação pós-graduada fundamenta-se nas carências resultantes da escassez de formação especializada no domínio da avaliação psicológica. O curso terá início em Novembro de 2011 e será leccionado por um conjunto de especialistas com vasta experiência ao nível da construção e utilização de instrumentos de avaliação psicológica de crianças e adultos em diferentes contextos, com a participação de alguns dos responsáveis pela validação das provas em Portugal. Desta forma, o curso será subdividido por módulos conforme a área específica de avaliação a tratar.
Objectivos
I. Fornecer conhecimentos actualizados e treino em instrumentos de avaliação psicológica que estejam empiricamente validados para a população portuguesa;
II. Garantir a utilização apropriada dos instrumentos através da formação que respeita a normas de administração, cotação e interpretação;
III. Assegurar competências relativamente à selecção de material de avaliação apropriado e com validade científica;
IV. Facultar competências ao nível da realização de relatórios de avaliação psicológica;
V. Promover o conhecimento das normas e limites que regem o processo de avaliação psicológica, de acordo com o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.
Metodologia de Ensino
O método de ensino estará de acordo com uma abordagem teórico-prática, através de métodos de exposição aberta e momentos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Metodologia de Avaliação
Assistência mínima a 75% da duração total do curso;
Teste escrito de avaliação de conhecimentos no final de cada módulo. Destinatários
Licenciados em Psicologia
Fundamentação
Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Avaliação Psicológica, só serão aceites inscrições de Psicólogos ou alunos do 2º ciclo de estudos em Psicologia. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa implica o domínio de conhecimentos específicos inerentes à avaliação psicológica, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior poderão reconhecer, através da atribuição de créditos, a formação pós-graduada, podendo esta constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
Duração
A Pós-graduação decorrerá de 5 de Novembro de 2011 a 18 de Maio de 2012, num total de 180h, em horário pós-laboral.
Sextas – 19H00/22H00Sábados – 9H30/12H30 – 14H00/17H00
Plano Curricular
Módulo I - Avaliação Psicológica
i. Objectivos da Avaliação Psicológica
ii. Entrevista de avaliação e administração de testes
iii. Questões éticas da Avaliação Psicológica
Formadores: Isabel Leal, Miguel Ricou
Módulo II - Avaliação cognitiva em crianças
i. WISC III
ii. WPPSI-R
iii. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
iv. Avaliação das dificuldades de aprendizagem
Formadores: Maria João Seabra Santos, Liliana Sousa, Octávio Moura
Módulo III - Avaliação cognitiva em adultos
i. BPRD
ii. WAIS III
iii. WMS III
iv. Matrizes Progressivas de Raven (forma geral)
Formadores: Catarina Canário, Liliana Sousa
Módulo IV – Avaliação emocional e do comportamento na criança
i. Modelo Multiaxial de Achenbach (SCICA, CBCL, TRF, YSR)
ii. STAIC-C2
iii. CMAS-R
iv. FSSC-R
v. CDI
vi. Sistema de Avaliação da Obediência
Formadores: Pedro Dias, Mariana Pereira, Isabel Soares
Módulo V – Avaliação da personalidade
i. MMPI-2
ii. MMPI-A
iii. NEO-PI-R
iv. NEO-FFI
v. Teste de Rorschach (Sistema Integrativo de Exner)*
Formadores: Rosa Novo, Margarida Lima, Abel Pires
*Por implicar uma formação extensa (50h), que encareceria o custo total do curso, o teste de Rorschach será integrado nesta pós-graduação, mas terá um custo adicional reduzido, podendo o formando optar por fazê-lo ou não.
Módulo VI – Avaliação Neuropsicológica
i. Características gerais e objectivos da avaliação neuropsicológica
ii. Avaliação Neuropsicológica como meio complementar de diagnóstico
iii. Testes de rastreio cognitivo
MoCAMMSE
Teste do Relógio
iv. Instrumentos específicos da Avaliação Neuropsicológica
GDSGAI
15-IMT
TeLPI
Figura Complexa de Rey
Torre de Hanoi
Token Test
Outros instrumentos específicos
Formadores: Lara Alves, Sandra Freitas
Módulo VII – Avaliação em Psicogerontologia
i. Contextualização da Avaliação em Psicogerontologia
ii. Avaliação funcional do Idoso
iii. ACE-R
iv. CDR
v. Escala de Demência de Blessed
vi. ADAS
vii. Avaliação da capacidade financeira e testamentária
viii. Avaliação neuropsicológica de condutores idosos
Formadores: Liliana Sousa, Lara Alves, Inês Ferreira
Módulo VIII – Avaliação psicológica forense
i. Avaliação psicológica forense e prática pericial forenseii. Avaliação psicológica das famílias nos processos de promoção e protecção e elaboração de relatórios para fins judiciais
iii. Avaliação psicológica de crianças vítimas de abuso sexual e de crianças vítimas de negligência, maus tratos físicos e/ou psicológicos
iv. CPIC (adolescentes e jovens adultos)
v. Avaliação psicológica de vítimas de violência
vi. Avaliação psicológica de agressores
Formadores: Rui A. Gonçalves, Madalena Alarcão, Isabel Alberto, Octávio Moura, Celina Manita
Módulo IX – Orientação escolar e profissional
i. CDSE-SF
ii. Escolha de cartões ocupacionais
iii. EVV (Escala de Exploração Vocacional)
iv. IPC (Inventário de Preocupações da Carreira)
v. Estratégias e recursos de exploração vocacional
vi. Avaliação da qualidade das práticas de intervenção vocacional
Formadores: José Tomás Silva, José Pacheco Miguel, Lígia Mexia Leitão, Maria do Céu Taveira, Inês Nascimento
Módulo X – Integração da Avaliação Psicológica
i. Integração da Avaliação Neuropsicológica com outras áreas científicas (Psiquiatria/ Neurologia/ Farmacologia)
ii. Filosofia da avaliação psicológica
iii. Estrutura e redacção de um relatório de avaliação psicológica
Formadores: Lara Alves, Mário Simões
Corpo Docente
Abel Pires - Professor associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; autor do estudo normativo do Teste de Rorschach na população adulta portuguesa.
Catarina Canário – Doutoranda de Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Celina Manita - Professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Directora do Gabinete de Estudos e Atendimento a Vítimas (GEAV) da mesma faculdade.
Inês Nascimento – Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; coordenadora e supervisora científica do Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida da mesma Universidade.
Inês Saraiva Ferreira – Doutoranda em Avaliação Psicológica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; investigadora no âmbito dos testes neurocognitivos no desempenho de condução automóvel.
Isabel Alberto – Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutorada em Psicologia na área da Avaliação Psicológica.
Isabel Leal – Professora associada do Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Doutorada em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain e em Psicologia Clínica pela Universidade Clássica de Lisboa.
Isabel Soares – Professora catedrática do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho na área da Psicologia Clínica e Psicologia do Desenvolvimento; é psicoterapeuta e investigadora das relações de vinculação, coordenando o Grupo de Estudos de Vinculação.
José Pacheco Miguel – Assistente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; autor de várias publicações na área da orientação vocacional e aconselhamento de carreira.
José Tomás Silva – Professor associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; é coordenador de um grupo de investigação do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra.
Lara Alves – Doutoranda em Psicologia, especialidade de Neuropsicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Lígia Mexia Leitão – Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, autora de várias publicações na área da orientação vocacional; autora da validação portuguesa do teste de Escolha de Cartões Ocupacionais.
Liliana Sousa – Doutoranda da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; participa em projectos de investigação no âmbito da adaptação de testes psicológicos, bem como na prestação de serviços de avaliação psicológica em resposta a pedidos dos Tribunais (Serviço de Avaliação Psicológica/Centro de Prestação de Serviços à Comunidade, FPCE-UC).
Madalena Alarcão – Professora associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; integra o grupo que faz assessoria técnica para Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco na área da Educação Parental; é juiz social do Tribunal de Família e Menores de Coimbra, por indicação da FPCEUC.
Margarida Lima – Professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; investigou as características psicométricas do NEO-PI-R na população portuguesa.
Maria do Céu Taveira – Professora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho; coordena actualmente o Programa de Doutoramento em Psicologia Vocacional na mesma universidade e é autora de diversas publicações no domínio da exploração e desenvolvimento vocacional.
Maria João Seabra Santos – Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Avaliação Psicológica; autora e co-autora da validação portuguesa da WISC III e WPPSI-R.
Mariana Pereira – Doutoranda da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Mário Simões – Professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; director do Serviço de Avaliação Psicológica da FPCEUC.
Miguel Ricou – Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Octávio Moura – Doutorando em Neuropsicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; é especialista nas áreas da dislexia, dificuldades de aprendizagem e das perturbações do comportamento.
Pedro Dias – Professor auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa; autor de estudos normativos de escalas de ansiedade e depressão em crianças.
Rosa Novo – Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa; co-autora de estudos de validação para a população portuguesa do MMPI-2 e MMPI-A.
Rui Abrunhosa Gonçalves – É Professor associado da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e é doutorado em Psicologia da Justiça; tem várias obras publicadas nesta área.
Sandra Freitas – Doutoranda pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na especialidade de Neuropsicologia.
Calendarização
5 Novembro: 9h-13h / 14h-18h
11 Novembro: 19h-22h12 Novembro: 9h30-13h / 14h-17h30
19 Novembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
25 Novembro: 19h-22h
26 Novembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
2 Dezembro: 19h-22h
3 Dezembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
9 Dezembro: 19h-22h
10 Dezembro: 9h30-12h30 / 14h-17h
16 Dezembro: 19h-22h
17 Dezembro: 9h30-12h30
6 Janeiro: 19h-22h
7 Janeiro: 9h30-12h30 / 14h-17h
14 Janeiro: 9h30-12h30 / 14h-18h
21 Janeiro: 9h30-12h30 / 14h-18h
27 Janeiro: 9h-22h
17 Fevereiro: 19h-20h / 20h-21h
18 Fevereiro: 9h30-12h30 / 14h-17h
24 Fevereiro: 19h-22h
25 Fevereiro: 9h-11h
25 Fevereiro: 11h-13h / 14h-18h
2 Março: 19h-22h
3 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
10 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
16 Março: 19h-22h
17 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
24 Março: 9h30-12h30 / 14h-17h
30 Março: 19h-21h
31 Março: 19h-22h
6 Abril: 19h-22h
7 Abril: 9h30-12h30 / 14h-17h
13 Abril: 19h-22h
20 Abril: 19h-22h
21 Abril : 9h30-12h30 / 14h-17h
27 Abril: 19h-22h
28 Abril: 9h30-12h30 / 14h-17h
5 Maio: 9h30-13h30
11 Maio: 19h-22h
12 Maio: 9h30-12h30 / 14h-17h
18 Maio: 19h-22h
Curso de Rorschach
28 Janeiro: 09h-13h / 14h-18h
30 Janeiro: 18h-22h 1 Fevereiro: 18h-22h
3 Fevereiro: 18h-22h
4 Fevereiro: 09h-13h / 14h-18h
6 Fevereiro: 18h-22h
8 Fevereiro: 18h-23h
10 Fevereiro: 18h-23h
11 Fevereiro: 09h-13 / 14h-18h
Investimento
Custo total
1530€ (IVA incluído à taxa em vigor)Para inscrições até 12 de Outubro de 2011
1730€ (IVA incluído à taxa em vigor)
Para inscrições após 12 de Outubro de 2011
Módulos
Avaliação psicológica: 136€
Avaliação cognitiva em crianças: 221€
Avaliação cognitiva em adultos: 351€
Avaliação emocional e do comportamento em crianças: 156€
Avaliação da personalidade: 195€
Avaliação neuropsicológica: 156€
Avaliação em psicogerontologia: 286€
Avaliação psicológica forense: 273€
Orientação escolar e profissional: 429€
Avaliação Psicológica e elaboração de relatórios: 65€
Nota: O Teste de Rorschach terá um funcionamento em paralelo, uma vez que pressupõe um número de horas mais extenso (50h). Assim, este curso terá um custo adicional de 250€ para formandos que frequentem a pós-graduação. Haverá também a possibilidade de inscrição apenas no Teste de Rorschach, sendo neste caso a propina de 500€.
Modalidades de pagamento
Inscrição e propina: 250€ no acto de inscrição e 5 propinas mensais de 256 €. Pronto pagamento beneficia de 10%** de desconto (153€).
Estudantes universitários beneficiam de 5%** de desconto, mediante comprovativo.
Pagamentos (opções)
NumerárioCheque à ordem de Ricou e Rolo, Lda.
Transferência (NIB: 0010 00003852481000196) - (o comprovativo de transferência deverá ser remetido via e-mail ou CTT).
Nota: Só serão consideradas inscrições acompanhadas do respectivo pagamento ou comprovativo do mesmo.
Documentação necessária para a validação da candidatura
Ficha de inscrição;CV;
Certificado de Habilitações;
Fotocópia de BI / Cartão do Cidadão ou Passaporte;
Envio de comprovativo de pagamento da inscrição.
Critérios de selecção
Análise Curricular;Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
Entrevista (se necessário).
Serão aceites um máximo de 20 formandos no curso.
Data limite de inscrição
20 de Outubro de 2011
Candidaturas e informações
RRMindcenter
Av. da Boavista, 1015, sala 3034100 Porto
Tlm: 931660326, Tlf: 224027941
Email: rrmindcenter@gmail.com
www.mindcenter.info
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