O FUMO E A PROGRESSÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
Sabe-se que fumar está associado a um maior risco de contrair EM, mas o seu efeito na progressão da incapacidade, uma vez diagnosticada a doença, é menos claro.
A tendência para a progressão para a incapacidade é muito variável entre os portadores de EM. Pouco se sabe sobre os factores que poderm influir nesta evolução.
No presente estudo, os autores acompanharam um grupo de portadores, com EM por surtos, durante um tempo médio superior a três anos.
Concluíram que os fumadores passaram à fase secundária progressiva da doença mais cedo do que os não fumadores e também foram mais rápidos relativamente ao aumento da carga lesional e à diminuição do volume do cérebro por destruição de neurónios.
Autores: Healy BC, Ali EN, Guttmann CR, Chitnis T, Glanz BI, Buckle G, Houtchens M, Stazzone L, Moodie J, Berger AM, Duan Y, Bakshi R, Khouri S, Weiner H, Ascherio A.
Fonte: Arch. Neurol. Julho 2009;66/(7):858-64
Queixas sensoriais das extremidades superiores na esclerose múltipla: a relativa eficácia da nortriptilina e da estimulação nervosa eléctrica trancutânea
A dor e outras perturbações sensoriais desagradáveis são relativamente comuns na EM e podem exercer um importante impacto na qualidade de vida.
Estes sintomas são geralmente causados por danos no sistema nervoso central e o seu tratamento é frequentemente insatisfatório.
Têm sido usados diversos medicamentos com este fim, mas nem sempre são eficazes nem estão isentos de efeitos secundários.
Por estas razões, a gestão da dor e das perturbações sensoriais na EM pode ser difícil e muito frustrante para os portadores e para os médicos.
Neste estudo, o objectivo dos autores foi comparar a eficácia da nortriptilina e a da estimulação nervosa eléctrica transcutânea (TENS), que é um tratamento utilizado pela Medicina Física e de Reabilitação e se pode fazer na SPEM, num grupo de portadores de EM com um quadro de dores e perturbações sensoriais nos braços.
Concluíram que ambos os tratamentos foram igualmente eficazes na redução destes sintomas.
Autores; Chitsaz A, Janghorbani M, Shaygannejad V, Ashtari F, Heshmatipour M, Freeman J.
Fonte: Clin J Pains. 2009 Maio;25(4):281-5
--------------------
Spem Notícias
------------------------------
27 de Maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla
4 de Dezembro – Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla
Sem comentários:
Enviar um comentário