sábado, 5 de dezembro de 2009

Newsletter Mundo Sénior 02 Dezembro 09



Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2009
PENSÕES DE 2010 VÃO SOFRER CORTE DE 1,65%

Quem aos 65 anos se quiser reformar em 2010 enfrenta o risco de um corte de 1,65% no valor da pensão, noticia o DN. A alternativa é trabalhar mais dois a cinco meses, consoante a carreira contributiva. Será este o efeito do factor de sustentabilidade, que determina progressivas reduções à medida que aumenta a esperança média de vida. Os cálculos do DN baseiam-se no valor provisório ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta para uma esperança média de vida em 2009 de 18,19 anos aos 65 de idade. A lei determina que, tendo também em conta o valor definido para 2006 (17,89 anos), o factor de sustentabilidade será de 0,9835 no próximo ano. O que, na prática, implica um corte de 1,65% nas novas pensões. Quem quiser anular o efeito do factor de sustentabilidade terá de adiar o momento da reforma.

RISCO DE DESNUTRIÇÃO RONDA OS 50% NOS IDOSOS

Estima-se que o risco de desnutrição atinge aproximadamente 40 a 50% dos idosos que vivem na comunidade, segundo alguns estudos europeus, extrapolados para Portugal. Os números vão aumentando para mais de 50% quando se fala nos seniores hospitalizados ou residentes em lares. "A desnutrição é uma situação de doença decorrente de um défice entre as necessidades nutricionais e o que é efectivamente ingerido. Este desequilíbrio, quando prolongado, leva à alteração da função de vários órgãos", esclarece António Messias, especialista em Medicina Interna e Cuidados Intensivos. Para o coordenador da Comissão de Nutrição do Hospital da Luz, a desnutrição pode provocar consequências irreversíveis no idoso. "Esta situação aumenta a probabilidade de desenvolver outras doenças, amplia o risco de infecção, atrasa a recuperação de outras situações (particularmente, as cirurgias e os tumores) e retarda os processos de cicatrização. Simultaneamente, contribui para uma diminuição da resposta à medicação".

IDOSOS: 40% VÃO DEPENDER DO BANCO ALIMENTAR ATÉ MORRER

Cerca de cem mil pessoas estarão dependentes da ajuda alimentar até ao final da vida. No total, os 17 bancos contra a fome ajudam 267 mil pessoas, noticia o DN. "Cerca de 40% das pessoas são idosos que, pela sua idade, deficiência ou limitação, nunca terão uma alternativa de vida e dependerão sempre do banco", explicou Isabel Jonet, responsável nacional do Banco Alimentar. Apesar de estar preocupada com os novos fenómenos de pobreza decorrentes do desemprego, Isabel Jonet diz que os idosos serão sempre os casos mais dramáticos, pois não têm expectativas de ver a sua situação melhorar. Vivem sozinhos, com reformas baixas, e muitos não têm suporte familiar.

BARCELOS: CRUZ VERMELHA RECEBE 9 TONELADAS DE MATERIAL ORTOPÉDICO

A Cruz Vermelha de Barcelos recebeu ontem nove toneladas de material ortopédico e de mobiliário hospitalar enviadas por Carlos Quaresma, um emigrante português radicado na Suécia. A directora da Cruz Vermelha, Fernanda Reis, adiantou que o camião vinha cheio de material hospitalar e ortopédico, nomeadamente 118 cadeiras de rodas, 65 andarilhos especiais, 80 equipamentos para ajuda a dependentes em casas de banho, dezenas de muletas, fraldas de adultos e camas eléctricas. O benemérito, que é funcionário público na Suécia e membro da Fundação Ágape, há 15 anos que vem fazendo remessas semelhantes para outras instituições e para a União das Misericórdias portuguesas. O material vai ser usado no distrito de Braga e noutras zonas do país, onde haja idosos e pessoas dependentes que dele necessitem.


Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior

Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril | PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário