sábado, 5 de dezembro de 2009

Newsletter Mundo Sénior 30 Novembro 09



Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009
SIDA: IDOSOS DESPREOCUPADOS COM DOENÇA

Responsáveis por acções de prevenção da sida dirigidas aos idosos mostram-se preocupados perante comentários como “a sida não quer nada comigo” ou “agora já não engravido, não preciso do preservativo”. “Assiste-se a uma desvalorização desta doença na população de meia-idade e nos idosos, que pensam que a sida só acontece aos mais novos”, disse a presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS), a propósito do Dia Mundial de Luta contra a Sida, que se celebra terça-feira. Para levar informação aos mais velhos sobre prevenção e transmissão da infecção pelo VIH, a LPCS criou o projecto “Conviver com Segurança e Prazer”, que é levado às Universidades Sénior, mas também a locais de lazer. Para Eugénia Saraiva, “mais do que dizer a uma pessoa com mais de 50 anos como se coloca um preservativo, é importante dizer-lhe para fazer o diagnóstico” e explicar-lhe que se estiver infectado há tratamento para a doença. Recentemente, um estudo dos Hospitais da Universidade de Coimbra revelava que uma em cada oito pessoas infectadas pelo VIH em Portugal tem mais de 50 anos, uma percentagem que tende a aumentar.

MUITOS SEROPOSITIVOS FICAM À PORTA DE LARES DE IDOSOS

As associações que trabalham na área do VIH/SIDA sentem cada vez mais o problema que dizem ser de discriminação de utentes seropositivos na entrada em lares. O problema tende a agravar-se já que, com a melhoria dos tratamentos, aumentou a esperança de vida de doentes, nota Sara Carvalho, assistente social da associação Abraço. "Chegam-nos cada vez mais dependentes". Os números oficiais não nos permitem saber qual é a distribuição etária da patologia. Apenas se sabe que o grosso das notificações acontece quando os doentes têm menos de 45 anos, diz o coordenador nacional para a Infecção VIH/SIDA, Henrique Barros, no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que amanhã se assinala. Situação típica, diz a assistente social. "Ligo para um lar, digo que tenho um utente para colocar, aceitam, acerto preços. Quando digo que de onde estou a ligar a vaga deixa de existir, a pessoa que era para sair afinal não saiu", afirma Sara Carvalho, notando que só contactam unidades com alvará da segurança social. Ao longo dos últimos três anos viram cerca de 20 utentes ser recusados. A solução de recurso acaba por ser dar apoio domiciliário "a utentes que estão em casa mas não deviam estar". Henrique Barros diz que as respostas sociais são, cada vez mais, com a rede de cuidados continuados.

INATEL: 530 MIL JÁ BENEFICIARAM DE PROGRAMAS DE TURISMO SÉNIOR

O presidente da Fundação INATEL afirma que cerca de 530 mil portugueses já beneficiaram de programas de turismo sénior, número que tem crescido de "ano para ano". Antecipando a apresentação de um estudo de impacto socioeconómico dos programas "Turismo Sénior - 2001 a 2005" e "Saúde e Termalismo Sénior - 1997 a 2007", Vítor Ramalho referiu que tem existido um "aumento de interessados" nos referidos programas, geradores também, assinala, de novos postos de trabalho. "Até hoje 530 mil portugueses beneficiaram destes programas, já tivemos 750 hotéis envolvidos e 4440 agências de turismo. O estudo aponta para que através destes programas tenham sido criados entre mil e 1100 postos de trabalho", sublinhou o responsável do INATEL.

MADEIRA: IDOSOS CARENCIADOS VÃO TER COMIDA JÁ PRONTA EM CASA

O Governo Regional da Madeira está a lançar o concurso público para o fornecimento de refeições a idosos e pessoas acamadas com carências financeiras à zona oeste da Madeira, contemplando os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz e São Vicente. Depois, nos primeiros meses do próximo ano, será lançado o concurso para os concelhos de Santa Cruz e Machico, segundo a presidente do Centro de Segurança Social da Madeira, Bernardete Vieira. Em Santana e no Funchal já se faz, neste momento, a distribuição das refeições aos idosos. A intenção de alargar as refeições ao domicílio a toda a região. A Segurança Social apoia, neste momento, 1.053 homens e 2.032 mulheres, revela o Jornal da Madeira.

DESTAQUES DO MÊS


INSTITUIÇÕES SOCIAIS VÃO ESTAR COTADAS EM “BOLSA”

Instituições que trabalham em prol da sociedade têm a partir de hoje uma bolsa de valores para a qual podem candidatar um projecto, noticia o DN. Os investidores podem comprar “acções” dos projectos que pretendem financiar. A ideia é importada do Brasil, mas o projecto é inédito na Europa. A Bolsa de Valores Sociais irá funcionar à semelhança de uma bolsa de valores financeira, mas dirigida para investidores sociais. Em mercado vão estar projectos de âmbito social e os investidores doam dinheiro para o projecto que pretendem apoiar, em vez de comprar acções.
2 Novembro


UNIVERSIDADES SENIORES LANÇAM PC PARA MAIORES DE 50 ANOS

A Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis) prepara-se para lançar um computador pensado para os mais velhos. Inicialmente, o modelo vai estar apenas disponível para os alunos das universidades seniores e, a partir de Março, para qualquer pessoa com mais de 50 anos. O ecrã deste computador terá 15 polegadas (um tamanho frequente em muitos portáteis, mas substancialmente maior que o do Magalhães) e teclas mais espaçadas do que é habitual. Além disso, existe a possibilidade de ter um rato especial, maior e mais fácil de agarrar.
4 Novembro

SÓCRATES ANUNCIA AUMENTO DAS PENSÕES MAIS BAIXAS

As pensões até 630 euros vão ser aumentadas 1,25 por cento e as pensões até 1500 euros sofrerão um aumento de 1 por cento. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, durante o debate do Programa de Governo, e destina-se a contrariar a redução do valor das pensões que iria acontecer devido à inflação negativa.
6 Novembro

PROVEDOR DE JUSTIÇA VAI INSPECCIONAR CENTROS DE ACOLHIMENTO DE IDOSOS

O provedor de justiça Alfredo José de Sousa afirmou, em entrevista ao Público e Rádio renascença, que planeia fazer inspecções, em 2010, a centros de acolhimento de idosos e crianças. Além disso, Alfredo José de Sousa referiu que as linhas telefónicas de atendimento de crianças e do idoso na Provedoria foram reestruturadas e deram lugar a uma única linha azul que dará resposta a tudo. A linha dedicada ao idoso recebia uma média de 20 telefonemas por dia.
9 Novembro

INE: EM 2060 HAVERÁ 271 IDOSOS PARA CADA 100 JOVENS

As projecções do Instituto Nacional de Estatística para o ano de 2060 não são animadoras, revela o JN. A população portuguesa continuará a aumentar só até 2034, atingindo um máximo de 10.898.700 habitantes. A partir daí, será sempre a descer. Todavia, o aspecto pior das previsões é o cada vez maior envelhecimento dos habitantes e a diminuição dos jovens e da população activa. Se actualmente há 115 idosos para cada 100 jovens, em 2060 esta proporção poderá ser de 271 para 100.
11 Novembro

SEGURADORAS PREPARAM NOVO SEGURO PARA IDOSOS

As seguradoras portuguesas preparam-se para lançar um novo produto destinado aos idosos que estejam em condições de dependência. Isto depois de um estudo, realizado por vários catedráticos sobre o sector segurador, ter concluído que, em 2020, cerca de 48 mil idosos estarão em situações de grande dependência até para os cuidados mais básicos.
13 Novembro

EXISTEM DEZENAS DE FALSOS ENFERMEIROS EM LARES

Os lares de idosos e as casas de repouso estão a empregar "dezenas de pessoas que se fazem passar por enfermeiros", denuncia a bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Maria Augusta Sousa. Só na região de Lisboa, o Ministério Público tem em mãos nove casos de crime por usurpação de funções, denunciados pela ordem. Estas irregularidades afectam a saúde destes doentes e podem ser fatais. O exercício ilegal da profissão é uma das maiores preocupações da associação que regula a carreira da enfermagem.
16 Novembro

ESTUDO 65+: POPULAÇÃO SÉNIOR JÁ ATINGIU OS 17,6 POR CENTO

O número de idosos 65+ em Portugal tem vindo a aumentar, assistindo-se no período de 2003-2008 ao crescimento da percentagem da população sénior de 16,8% para 17,6%. Somos, portanto, 1.874.209, diz o estudo “65 + Quem somos e como estamos?”, um resumo estatístico elaborado pelo Mundo Sénior. O Norte tem a maior concentração (580.432), seguido do Centro (488.626) e Lisboa (486.755). Mas é no Alentejo que se regista a maior percentagem de idosos (23,0%), sendo assim a região mais envelhecida.


Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior

Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril | PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário