
Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2009
FMI CONTRA AUMENTO DAS REFORMAS EM 2010
Travar os aumentos das pensões e diminuir a massa salarial da Função Pública são os conselhos que o Fundo Monetário Internacional (FMI) transmitiu ontem ao Governo português para conseguir reduzir o défice orçamental para os três por cento até 2013. Na análise que faz à economia portuguesa no Artigo IV, o FMI afirma que o ideal era não haver actualizações nas pensões em 2010, mas, uma vez que esse aumento já está decidido, deve ser “uma medida pontual, cujos custos devem ser compensados” no futuro. “O ajustamento salarial da Administração Pública em 2010 será particularmente importante, quer em termos de credibilidade quer de suporte à consolidação, especialmente após o grande aumento, em termos reais, verificado em 2009, e a necessidade de sinalizar a contenção salarial ao sector privado”, escreve o FMI, acrescentando que se outras medidas falharem terá de se optar pelo aumento do IVA.
CUIDADORES INFORMAIS DO IDOSO JÁ TÊM ASSOCIAÇÃO
A recém-criada Associação de Cuidadores Informais da Pessoa Idosa (ACIPI) conta já com mais de 200 associados. A ACIPI pretende dar mais consistência à actividade desenvolvida pelos cuidadores informais, fomentar a inter-ajuda e o sentimento de voluntariado. A Associação está, actualmente, a promover acções de formação para cuidadores informais do idoso. Os interessados podem fazer inscrições através do número 21 468 53 61, para os cursos que irão decorrer em Janeiro.
AÇORES: SOLIDARIEDADE SOCIAL COM MAIS DE 20 MILHÕES DE EUROS
Cerca de 20,2 milhões de euros é quanto o Governo dos Açores se prepara para investir durante o próximo ano no desenvolvimento do sistema de solidariedade social no arquipélago. Quase metade dessa verba destina-se à construção de equipamentos de apoio a idosos (5,6 milhões) e de equipamentos de apoio à infância e juventude (3,7 M€), destinando ainda o plano cerca de 2,6 milhões de euros para equipamentos de apoio aos públicos com necessidades. Na área da terceira idade, os principais investimentos dizem respeito à criação de um lar de idosos na Calheta de S. Jorge, remodelação e adaptação de um edifício para lar de idosos na Praia da Vitória, implementação da Rede de Cuidados Continuados dos Açores e construção de lar de idosos no Pico da Pedra e de lar de idosos e centro de dia em Rabo de Peixe.
CENTRO GERIÁTRICO PARA ASSEMBLEIA DA GRANJA AGUARDA LICENÇA HÁ 7 ANOS
O presidente da Companhia da Assembleia da Granja, SA e, simultaneamente, detentor da maioria das acções, José Luís Dias, lamenta o facto de estar a tentar licenciar, desde 2002 e sem sucesso, a construção de um centro geriátrico para o edifício da Assembleia da Granja. "A Companhia da Assembleia da Granja, SA aguarda desde 2002 que a Câmara de Gaia faça a licença da obra, mas estão-nos a boicotar há sete anos. Isto é uma injustiça muito grande", comenta. O investidor reagiu assim à notícia do Público que dá conta da intenção do presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, de expropriar o imóvel da Assembleia da Granja, caso não chegue a acordo com o proprietário. O autarca decidiu instalar ali a Assembleia Municipal de Gaia e, quando esta não estiver a funcionar, um espaço cultural.
Esta Newsletter é uma edição de Mundo Sénior
Avenida General Carmona, nº1, 3ºH
2765-207 Estoril | PORTUGAL
[tel.] +(351) 214 685 361 / 214 667 280 | [fax] +(351) 214 667 289
geral@mundosenior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário