segunda-feira, 23 de agosto de 2010

APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia


Posted: 20 Aug 2010 01:10 AM PDT

Durante seis semestres, pessoas com mais de 50 anos e sem limite máximo de idade podem, a partir de Outubro, aprofundar os seus conhecimentos num programa universitário do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

O programa 50 começa em Outubro e é, nas palavras de Joaquim Azevedo, presidente daquele pólo da Universidade Católica, “totalmente inovador”. em Portugal.

O objectivo “é proporcionar a pessoas com mais de 50 anos um momento de aprofundamento”, onde, “por um lado, se faz um balanço de tudo o que se aprendeu na vida e, por outro, se abre os horizontes para áreas que durante o resto da vida não houve tempo” de aprendizagem, refere.

Os cursos estão disponíveis nas áreas “das humanidades mas também artes, ciências, tecnologias, economia. As unidades curriculares são muito diversas”, indica Joaquim Azevedo: é “um programa universitário completamente inovador” em Portugal.

É um programa “muito diferente dos das universidades seniores”, porque estas “fazem uma formação muito mais pontual” enquanto no 50 “há um contínuo ao longo de três anos de formação em domínios muito específicos”, sublinha ainda o docente.

Joaquim Azevedo adianta ainda que o programa surgiu “para responder a um problema social. Nós temos cada vez mais idosos e a duração média de vida está a aumentar, sendo fundamental proporcionar às pessoas idosas a oportunidade de se valorizarem culturalmente”.

Fonte: Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário