IDOSOS CARENCIADOS COM VACINA DA GRIPE SAZONAL GRÁTIS ATÉ 2012
Até 2012 os idosos mais carenciados vão receber gratuitamente a vacina da gripe sazonal, o que nunca tinha acontecido. A medida é apresentada hoje pela ministra da Saúde, Ana Jorge, e faz parte da campanha de vacinação contra a gripe que arranca a 1 de Outubro. As vacinas deverão ser distribuídas através dos centros de saúde, refere o DN. A medida só avança porque o Ministério da Saúde chegou a acordo com a GlaxoSmithKline, laboratório a quem se comprou os seis milhões de vacinas da gripe A. Assim, em vez de receber os dois milhões de doses que ainda estavam por chegar, Ana Jorge conseguiu converter 660 mil de vacinas pandémicas em 900 mil da vacina da gripe sazonal. Estas chegarão em três fases: 300 mil agora, 300 mil em 2011 e igual valor em 2012. Os beneficiários serão os idosos com mais de 65 anos que recebem complemento solidário, e que também têm acesso a medicamentos comparticipados a 100%, e muito provavelmente pessoas que estejam a viver em lares. Tudo de forma grátis, ao contrário de anos anteriores em que a vacina tinha de ser comprada na farmácia com receita médica. Além de poupar dinheiro em material que muito provavelmente nunca seriam usadas, tendo em conta a pouca adesão dos grupos de risco à vacina da gripe A, Ana Jorge tem aqui a ferramenta ideal para aumentar a cobertura da vacinação da gripe sazonal. A Organização Mundial de Saúde quer que, este ano, a cobertura de vacinação da gripe sazonal nos idosos seja de 75%. Em 2008/2009, Portugal estava muito longe desta meta: só de metade dos mais velhos, que fazem parte do grupo de risco, tomou a vacina. Nesse Inverno, houve um excesso de mortes de quase duas mil pessoas associada à gripe sazonal. Maioritariamente idosos, com doenças associadas. Fazem ainda parte da lista de prioritários os doentes crónicos e imunodeprimido s, com mais de 6 meses de idade, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como funcionários de lares de idosos. Estes terão de ter uma receita para comprar a vacina, como é habitual.
BRAGANÇA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM IDOSOS MAIS DENUNCIADA POR HOMENS
A maior parte das denúncias de maus tratos a idosos no distrito de Bragança são feitas por homens. Segundo a responsável do Gabinete de Apoio à Vítima do distrito de Bragança, familiares ou mesmo profissionais de saúde são os principais responsáveis pelas agressões. “No caso de maiores de 65 anos, temos tido mais homens a denunciar do que propriamente mulheres”, revelou à Rádio Brigantia Teresa Fernandes, sendo que os agressores “ou são os filhos ou o prestador de cuidados básicos”. Mesmo assim, garante que é muito difícil haver denúncias masculinas. “Os homens não procuram ajuda, não denunciam por uma questão cultural, de sentimentos de vergonha e de culpa porque com certeza que haverá muitos mais homens a serem vítimas e que não denunciam”, considera. Este ano, só no primeiro semestre, foram quatro os homens a denunciarem serem vítimas de maus tratos. Com o número de queixas a crescer entre os mais velhos a Secretária de Estado para a Igualdade garantiu, em Bragança, que brevemente serão anunciadas medidas extraordinárias de combate à violência entre os idosos. “O próximo plano irá definir medidas específicas, dado é foi um fenómeno que vem ganhando alguma emergência pois temos cada vez mais conhecimento de idosos que estão em situação de violência”, referiu Elza Pais. O plano deverá ser aprovado ainda este ano, sendo que “as medidas ainda estão a ser estudadas”. Este ano houve já sete queixas de violência contra pessoas com mais de 65 anos no distrito de Bragança e vinte de pessoas entre os 45 e os 64 anos.
DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE ALERTA PARA NOVA ONDA DE CALOR
A Direcção-Geral da Saúde alerta para nova onda de calor que, de acordo com o Instituto de Meteorologia, se prolonga até segunda-feira, dia 9 de Agosto. As altas temperaturas previstas podem ser nocivas para a saúde, sobretudo no caso dos idosos e crianças. Segundo a DGS, a exposição a temperaturas elevadas durante vários dias pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos. Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e de sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB. A DGS recomenda ainda que as pessoas bebam muita água, mesmo sem ter sede e façam refeições leves e mais frequentes. Devem evitar as refeições pesadas e muito condimentadas.
VALONGO DO VOUGA: LAR DE IDOSOS E CENTRO DE DIA INAUGURADOS
O Lar de Idosos e Centro de Dia da Fundação Nossa Senhora da Conceição, de Valongo do Vouga, foi inaugurado no último fim-de-semana pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz. “Sinto-me muito feliz por a obra ter chegado a bom porto”, disse o secretário da instituição, Carlos Alberto Pereira. “Trata-se de um equipamento de grande qualidade, que vem ajudar a colmatar alguns dos problemas que temos com os nossos idosos”, acrescentou. O edifício “Ualle Longum” era, segundo João Pedro Xavier, presidente do Conselho de Administração da Fundação Nossa Senhora da Conceição, “a última vontade de Manuel Bastos Xavier”, que, recorde-se, alimentava o sonho da construção de obra voltada para a terceira idade de Valongo do Vouga. O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, enalteceu o papel do Gover no Central, que “respondeu à solicitação das populações”. E destacou, depois, “o forte apoio financeiro da parte da autarquia”.

Sem comentários:
Enviar um comentário